SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.24 número74vol.25 número76 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

 

Sumário
Revista Teias vol.24 no.75 Rio de Janeiro out./dez 2023

 Editorial
  
 ·  Editorial- Teias vol.24 no.75
Paiva, Jane; Leonardi, Paula

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 "Vocês são importantes ": questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares
  
 ·  VOCÊS SÃO IMPORTANTES…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares
Ranniery, Thiago; Oliveira, Anna Luiza; Rocha, Damião

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  APESAR DA SOMBRA DA VIGILÂNCIA, UMA ESCOLA
Braz, Lidiane da Silva; Menezes, Eliana da Costa Pereira de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  UMA PROFESSORA QUE CONTA HISTÓRIAS SOBRE INFÂNCIAS: gêneros e sexualidades dissidentes na escola
Ávila, Dina Maria Vital; Mesquita, Marcos Ribeiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CURRÍCULO, DIFERENÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL: as crianças negras são importantes
Silva, Claudia Aparecida do Nascimento e; Backes, José Licínio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A INFÂNCIA COMO PROJETO PEDAGÓGICO EM MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR
Salgado, Raquel Gonçalves; Amaro, Raquel Dias; Ferreira, Dantiely Martins

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CRIANÇAS, SEUS DESENHOS IMPORTAM! Enunciações infantis como potências para os currículos
Gouveia, Claudineia Rossini; Gomes, Larissa Ferreira Rodrigues

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  SOBRE NÃO SEGUIR RECEITAS, CRIAR OUTRAS NARRATIVAS E INVENTAR ROTEIROS: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?
Caitano, Tainara Cristina Monteiro; Oliveira, Danilo Araujo de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  TESSITURAS ENTRE ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola e a (des) aparição das dimensões da sexualidade humana na BNCC
Silveira, Éderson Luís

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A “INOVADORA” POLÍTICA ANGRENSE E O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO PÓS-BNCC: um estudo da construção discursiva curricular centralizadora no município
Ribeiro, William de Goes; Mendonça, Daniel de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: pensando a alteridade, diferença e os outros da e na política
Ramos, Jéssica Rochelly da Silva; Cunha, Kátia Silva; Santos, Leonardo Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CURRÍCULO NAS FRONTEIRAS: alteridade e diferença
Casali, Alípio Márcio Dias; Uchôa, Márcia Maria Rodrigues

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “POR UMA ESCOLA GORDA!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo
Paranhos, Will; Jimenez-Jimenez, Maria Luisa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CURRÍCULO-QUILOMBO NA ESCOLA DO FIM DO MUNDO
Silva, Albert Henrique de J.; Oliveira, Iris Verena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos de Demanda Contínua
  
 ·  HABITAR A DOCÊNCIA NO ESPAÇO SIGNIFICADO DA ESCOLA: ressonâncias coletivas em formação continuada
Figueira, Sandro Tiago da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  NÃO HÁ RACISMO SEM ADULTOCENTRISMO: notas sobre uma pátria pai hostil
Souza, Ellen de Lima; Caputo, Stela Guedes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  EXPANSÃO E EVASÃO: as ambivalências do ensino superior no Brasil
Pfeiffer, Dietmar; Prestes, Emília Maria da Trindade; Santos, José Lucas Batista dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE AGRÔNOMOS DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ
Gonçalves, Suzany Faíny; Goulart, Sílvia Moreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise discursiva do Plano Municipal de Educação de João Pessoa/PB
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de; Rodrigues, Krislânia Damascena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: desafios para consolidação nas escolas de Pernambuco
Silva, Bruno César Rodrigues da; Brasileiro, Lívia Tenorio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DIREITO À EDUCAÇÃO E PANDEMIA NO BRASIL: um estudo com base no Censo Escolar 2020
Ferreira, Mônica Dias Peregrino; Barbosa, Juliana de Souza; Santos, Shyrlei Rosendo dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PESQUISA SOCIOPOÉTICA: confetos e a noção de experiência-afeto na educação
Santos, Monaliza Holanda dos; Gauthier, Jacques; Cordeiro, Eugênia de Paula Benício

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  TEMPORALIDADES DA DOCÊNCIA NA CRECHE
Spat, Vanessa da Silva Rocha de Quadros; Carvalho, Rodrigo Saballa de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CONSIDERAR A INFÂNCIA: história, interseccionalidade e philia
Queiroz, Caroline Trapp de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  LER COM BEBÊS: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche
Margotti, Gláucia Guarezi; Pandini-Simiano, Luciane

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Elos
  
 ·  COMUNICAÇÃO DAS EMOÇÕES E PROCESSAMENTO DA DOR SOCIAL NA ESCOLA: um estudo socioeducativo com jovens estudantes da província de Buenos Aires
García, Pablo Daniel; Szapu, Ezequiel; Kaplan, Carina V.

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Ensaios
  
 ·  100 ANOS DE PAULO FREIRE, LEITURAS DE NOSSAS HISTÓRIAS: um ensaio autobiográfico sobre relações raciais
Nunes, Georgina Helena Lima

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  INFÂNCIAS QUEERS IMPORTAM?! Precariedade, subjetivação e dissidências didático-curriculares
Silva, Robson Guedes da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Entrevista
  
 ·  A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE CIPRIANO CARLOS LUCKESI
Feitosa, Nathalia Maria de Sousa; Silva, Érica Dantas da; Pires, Aparecida Carneiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )