Artigos |
| |
| · La persona. I presupposti imprescindibili dell’etica personalistica: imperativita’, obbligazione, liberazione. Bosio, Gianfranco
|
| |
| · A microfísica reativa procustiana, corpos transexuais e o trans-dialogismo educacional Silva, Filipe Lima; Duarte, Claudia Glavam
|
| |
| · A ciência que “não pensa” e a provocação da natureza em Heidegger Nascimento, Antônio José
|
| |
| · Filosofia afro-brasileira como contribuição formativa para o ensino de filosofia Paula Junior, Antonio Filogenio de
|
| |
| · Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart Silva, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da; Conti, Celso
|
| |
| · Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo Ketzer, Patricia; Rocha, Róbson Peres da
|
| |
| · As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir? Zuin, Vânia Gomes; Gomes, Caroindes Julia Corrêa
|
| |
| · Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin com vistas a novos saberes para a educação do futuro Renk, Valquiria Elita; Sganzerla, Anor; Pessuro, Graciano Pedro
|
| |
| · É possível eliminarmos a transferência no ensino? Manzi, Ronaldo Filho
|
| |
| · La espectacularización de uno mismo en las redes sociales: El espectador-lector y las pedagogías de la visibilidad Neves, Barbara Coelho; Damasceno, Handherson Leyltton Costa
|
| |
| · Pesquisa: três dimensões formativas Boufleuer, José Pedro; Cossetin, Vânia Lisa Fischer; Johann, Maria Regina
|
| |
| · Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade Tolovi, Carlos Alberto; Alves, Francione Charapa; Figueiredo, João Batista de Albuquerque
|
| |
| · Professores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze’ev Poziomyck, Arthur da Silva; Guilherme, Alexandre Anselmo
|
| |
| · Percepções de professores de filosofia sobre a especificidade da disciplina de filosofia Gabriel, Fabio Antonio; Pereira, Ana Lúcia
|
| |
| · Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonial Alexandre, Bruno Santos
|
| |
| · Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política Carvalho, Roberto Francisco de; Lagares, Rosilene; Carvalho, Doracy Dias Aguiar de
|
| |
| · A representação na esfera do teatro segundo Jean-Jacques Rousseau Façanha, Luciano da Silva; Silva, Irlene Veruska Batista da
|
| |
| · O ensino de filosofia na educação básica: possibilidades de resistência Castaman, Ana Sara; Magarinus, Rodrigo
|
| |
| · As opiniões reputadas (endoxa) no contexto atual Sangalli, Idalgo J.
|
| |
| · Comunitarismo: uma abordagem teórica e um estudo de caso Bresolin, Keberson; Sanches, Vitor Elias
|
| |
| · Diversidade, democracia e justiça: as minorias político-culturais e a Educação Básica pública Danner, Leno Francisco; Dorrico, Julie; Danner, Fernando
|
| |
| · Cognizioni corporee: l’olfatto e l’esperienza del sapore Cavalieri, Rosalia
|
| |
| · Do cristão moralista ao budista niilista: reflexões sobre a moral contemporânea a partir da Genealogia da Moral de Nietzsche Portugal, Daniel Bittencourt; Beccari, Marcos Namba
|
| |
DOSSIÊ: A LEITURA PELO OLHAR DO COTIDIANO |
| |
| · Literatura e seus modos de leitura: a mediação literária para estudantes do ensino médio Pinheiro, Alexandra Santos; Oliveira, João Vitor
|
| |
| · O discurso fotográfico entre a doxa e o paradoxo Serén, Maria do Carmo
|
| |
| · Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias Sanches, Tatiana
|
| |
| · Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares Cameira, Emanuel Chaves
|
| |
| · Letramento literário dentro e fora da escola: a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós Corrêa, Hércules Tolêdo; Magalhães, Rosângela Márcia
|
| |
| · A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar Souza, Renata Junqueira de; Iguma, Andréia de Oliveira Alencar; Lima, Grazielli Alves de
|
| |
| · Leituras e travessias pelas memórias afetivas e musicais: experiências subjetivas Carvalho, Silvio Roberto Silva
|
| |
| · Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil Rela, Eliana; Panozzo, Neiva Senaide Petry; Cescon, Juliane Petry Panozzo
|
| |
| · Modos e práticas leitoras, desafios do digital Magalhães, Justino
|
| |
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE |
| |
| · Ação dialógica para formação crítica: pedagogias cidadãs e resistências democráticas ao eurocentrismo Mazuroski Jr, Aristeu; Calgaro, Miguel Agustinho
|
| |
| · Um olhar histórico sobre a educação popular na América Latina Adams, Telmo
|
| |
| · La práxis pedagógica de José Carlos Mariátegui en las Universidades Populares González Prada. Fuente para la Educación Popular latinoamericana Santos, Kildo Adevair Dos
|
| |
| · La cuestión política de la Educación Popular: ¿qué puede hacer un libro 40 años después? Tavares, Maria Tereza Goudard
|
| |
| · Educação e atualidade brasileira: o concurso de Paulo Freire na Universidade do Recife Beltrao, Kelma Fabiola
|
| |
| · Educação popular na Pan-Amazônia: silêncios e lutas, história e atualidade Mota Neto, João Colares da
|
| |
| · Processos educativos populares na/da alimentação: a prática do saber e o saber da prática Simon, Everton Luiz; Moretti, Cheron Zanini; Ploia, Hosana Hoelz
|
| |
| · Narrativas de uma educadora popular: a luta e a resistência propositiva de mulheres em diálogo com a história da Educação Popular Souza, Tiago Zanquêta de; Novais, Gercina Santana
|
| |
| · Educação popular como proposta políticopedagógica para a edução de jovens e adultos em Macapá/AP Custódio, Elivaldo Serrão; Guedes, Antonia de Moraes
|
| |
| · Educação popular e educação de pessoas jovens e adultas entre tempos de enlaces e travessias Alvarenga, Márcia Soares; Vieira, Maria Clarisse
|
| |
| · Vigotski y Freire: tejiendo caminos para una educación inclusiva y emancipatoria para personas con discapacidad Silveira, Zélia Medeiros; Moreira, Janine
|
| |
| · Educação popular e o campo das drogas: enfoques da literatura Silva, Ione Gomes; Cruz, Pedro José Santos Carneiro
|
| |
DOSSIÊ: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE |
| |
| · Ética, liberación y filosofía política en el legado freiriano: un análisis transmetódico Rodríguez, Milagros Elena
|
| |
| · Paulo Freire e o oprimido na educação popular Teixeira, Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
|
| |
| · Paulo Freire en la liberación de la educación municipalizada en Venezuela Rodríguez, Mireya Mirabal
|
| |
| · Atualidade do pensamento freiriano em tempos de autoritarismo: retomando suas Primeiras Palavras Ferreira, João Vicente Hadich; Cavaleiro, Maria Cristina
|
| |
| · Paulo Freire: ensayo fotográfico de soledades Parody, Jairo Portillo
|
| |
| · A participação das mulheres na pedagogia crítica de Paulo Freire: entre a alusão e o reconhecimento Dantas, Gisele Cristine da Silva; Antloga, Carla Sabrina Xavier; Silva, Noelma
|
| |
| · Educação do campo como movimento educacional e modalidade educativa: notas a partir de Paulo Freire Medeiros, Emerson Augusto de; Fortunato, Ivan; Araújo, Osmar Hélio Alves
|
| |
| · Ensaio sobre o tempo em Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes em diálogo com a educação Gusmão, Luka Carvalho; Jesus, Alan Willian; Pinto, Tarcísio Jorge Santos
|
| |
| · O diálogo que aproxima e a complexidade que abraça: Paulo Freire e Edgar Morin na educação Silva, Sidinei Pithan da; Rodrigues, Anelise de Oliveira
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Historia de la práctica pedagógica: entrevista con Bernardo Barragán Castrillón Souza, José Edimar de
|
| |
| · Um reencontro com tantos encontros – conversando com Osmar Fávero Esteban, Maria Teresa
|
| |
| · Os 40 anos do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Popular da ANPEd: entrevista com José Pereira Peixoto Filho Vasconcelos, Valéria Oliveira de
|
| |
Resenhas |
| |
| · LAATS, A.; SIEGEL, H. Teaching evolution in a creation nation. Chicago: The University of Chicago Press, 2016. Guzzo, Guilherme Brambatti; Dall’Alba, Gabriel
|
| |
| · FALABRETTI, Ericson, OLIVEIRA, Jelson. O Nó do Ser: para uma Ontologia do Corpo. Caxias do Sul: Educs, 2020. Grison, Éverton Marcos
|
| |
| · MENDONÇA, Adriany F. A invenção da metafísica a partir da arte: perspectivas nietzschianas. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020. Mayer, Rui Carlos
|
| |
| · ROOS, Jonas. 10 Lições sobre Kierkegaard. Petrópolis: Vozes, 2021. Sousa, Thiago Luiz de
|
| |
| · Hooks, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020. Machado, Lucas Antunes
|
| |
| · MENGA, Ferdinando G. L’emergenza del futuro. I destini del pianeta e le responsabilità del presente. Roma: Donzelli, 2021. Cescon, Everaldo
|
| |
| · ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Editora da UNICAMP, 2007. Araujo, Anna Karolyne Resende Vilar
|
| |
| · PITANO, Sandro de Castro; STRECK, Danilo Romeu; MORETTI, Cheron Zanini. Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica. Curitiba: Appris, 2019. Scotti, Monica
|
| |