Editorial |
| |
| · Publicar a Educar em Revista em meio a tantos solavancos e retrocessos Souza, Gizele de; Moro, Catarina
|
| |
Artigos |
| |
| · Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal Barreiro, Cristhianny Bento; Mogarro, Maria João
|
| |
| · Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira; Prado, Guilherme do Val Toledo
|
| |
| · Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante Simas, Vanessa França
|
| |
| · Mal de arquivo - Um desafio para a filosofia da educação? Trevisan, Amarildo Luiz; Azevedo, Maurício Cristiano de; Rosa, Geraldo Antonio da
|
| |
| · Ascensão na carreira docente e diferenças de gênero Monteiro, Mariana Kubilius; Altmann, Helena
|
| |
| · Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos Rocha, Fernanda Cristina Campos da; Gouvea, Maria Cristina Soares de
|
| |
| · “O imperativo de contar”: uma pesquisa-ação com mulheres e crianças quilombolas Urpia, Ana Maria de Oliveira; Santos, Kelly Barros; Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
|
| |
| · Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme Kbela Rosa, Fábio José Paz da
|
| |
| · Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire Torres, Juliana Rezende; Carril, Lourdes de Fátima Bezerra
|
| |
| · Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar Faria, Paula Maria Ferreira de; Camargo, Denise de
|
| |
| · “Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) Rodrigues, José Raimundo; Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa; Vieira, Eliane Telles de Bruim
|
| |
| · A pós-graduação para os professores da educação básica: um estudo a partir dos planos estaduais de educação Locatelli, Cleomar
|
| |
| · A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem Rodrigues, Alessandra; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
|
| |
| · O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais Santos, Taís Wojciechowski; Sá, Ricardo Antunes de
|
| |
| · A representatividade racial na função de diretora nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Curitiba em 2016: um limite para a democracia? Silva, Marcus Quintanilha da; Cruzetta, Danieli D’Aguiar
|
| |
| · A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar Rodriguês, Jeremias Stein; Costa, David Antonio da
|
| |
| · Notícias da pré-escola no Distrito Federal: apontamentos de Yvonne Jean (1960-1964) Barbosa, Etienne Baldez L.
|
| |
| · Educação Infantil em museus de arte, ciência e história Lopes, Thamiris; Carvalho, Cristina
|
| |
| · Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona Silva, Pedro Henrique Prado da; Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de
|
| |
| · Corpo lésbico, história e formação docente: agenciando existência e visibilidade para criação de possíveis no/com o currículo Oliveira, Danilo Araujo de; Paraíso, Marlucy Alves; Ferrari, Anderson
|
| |
| · Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores Linhales, Meily Assbú; Silva, Giovanna Camila da; Santos, Fernanda Cristina dos
|
| |
| · Circo e ginástica em folhas de papel: o pequeno tratado de acrobacia e gymnastica Lopes, Daniel de; Ehrenberg, Mônica Caldas; Silva, Erminia
|
| |
| · A Pesquisa-Intervenção no Mestrado Profissional e suas possibilidades metodológicas Costa, Daianny Madalena; Ghisleni, Ana Cristina
|
| |
| · Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos Silveira, Jucimeri Isolda; Nascimento, Sergio Luiz; Zalembessa, Simões
|
| |
| · Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente Voltarelli, Monique Aparecida; Lopes, Eloisa Assunção de Melo
|
| |
| · Escola e família no jornal O Arquidiocesano de Mariana (1959-1991): “Defenderá ele os direitos de Deus e da comunidade cristã” Silva, Fernanda A. O. Rodrigues; Carvalho, Rosana Areal de
|
| |
| · Inovações educacionais no tempo presente e rupturas no paradigma moderno: uma análise das pesquisas educacionais da Universidade de Genebra Rossi, Ednéia Regina
|
| |
| · “Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguo Charlot, Bernard
|
| |
| · Etnografía escolar sobre la educación intercultural en tres escuelas mapuches de La Araucanía Arias-Ortega, Katerin
|
| |
| · Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico Rodrigues, Rogério
|
| |
| · A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira Feijó, Rosemeri Nunes; Trindade, Helgio
|
| |
| · “Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça Silva, Henrique Mendonça da; Rocha, Heloísa Helena Pimenta
|
| |
| · Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos Zuin, Antônio A. S.
|
| |
| · Educação, neoliberalismo e/ou sociedade administrada Crochick, José Leon
|
| |
| · O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional Nóbrega Junior, Edson Diniz
|
| |
| · Histórias e narrativas de si: memórias de docentes que atuaram numa escola rural no norte do Rio Grande do Sul (1964-1985) Pasinato, Darciel; Fritsch, Rosangela
|
| |
| · As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão Pinheiro, Regiane Machado de Sousa; Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo; Queiroz, José Rildo de Oliveira
|
| |
| · La Escuela Nueva en la Normal de Paraná: circulación transnacional de ideas y adaptaciones locales (1931-1937) Rodríguez, Laura Graciela; Petitti, Eva Mara
|
| |
| · Do intelectual do caso Dreyfus ao intelectual orgânico: um modelo de análise da trajetória de Vieira Netto (1945-1973) Costa, Regis Clemente da; Campos, Névio de
|
| |
| · Linguagem acadêmica e educação: um campo de disputas e de consolidação da hegemonia Schlesener, Anita Helena
|
| |
| · Uma genealogia das teses de John Dewey acerca da arte na educação Carvalho, Aline Hernandes de; Cunha, Marcus Vinicius da
|
| |
| · Educação Clandestina: a proposição de um conceito Silveira, Éder da Silva; Almeida, Diego Orgel Dal Bosco
|
| |
| · Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo Cintra, Éllen Daiane; Weller, Wivian
|
| |
| · O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard Borges, Robson Machado; Fensterseifer, Paulo Evaldo; Fraga, Alex Branco
|
| |
| · A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018) Fernandes, Katya Lacerda; Abbiati, Andréia Silva
|
| |
DOSSIÊ - A dimensão biográfica como processo de formação e de compreensão de si e do mundo |
| |
| · Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito Cunha, Maria Amália de A.; Breton, Hervé
|
| |
| · Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica Morais, Joelson de Sousa; Bragança, Inês Ferreira de Souza
|
| |
| · Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica Reis, Alessandra Martins dos; Souza, Elizeu Clementino de
|
| |
| · Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora Scramingnon, Gabriela Barreto da Silva
|
| |
| · Aprendizagens do “tornar-se”, das experiências formadoras e da visibilidade: aproximações entre autobiografias e educação Lira, André Augusto Diniz; Passeggi, Maria da Conceição
|
| |
| · De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do; Conduru, Roberto Luís Torres; Oliveira, Marcia Pereira de
|
| |
| · A ambição de ser o desejo do outro: escritas mestiças de uma família do subúrbio do Rio de Janeiro Castro, Andreia Alves Monteiro de; Alves, Luciana Pires
|
| |
| · Paradigma Indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente Aguiar, Thiago Borges de; Ferreira, Luciana Haddad
|
| |
| · O paradigma indiciário para análise de narrativas Leandro, Everaldo Gomes; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
|
| |
| · Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história Cardoso, Michele Gonçalves
|
| |
| · Reflexões conceituais e metodológicas sobre o “barroco” das biografias Coutinho, Priscila de Oliveira
|
| |
| · Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior Soares, Sebastião Silva; Guimarães, Selva
|
| |
| · “Como eu vou fazer pesquisa sozinha?” O processo de inserção na pós-graduação evidenciado nas narrativas de uma professora Starling, Cláudia; Conti, Keli Cristina; Nunes, Célia
|
| |
| · Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos... Ferraço, Carlos Eduardo
|
| |
| · Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora Dutra, Marlene de Alencar; Therrien, Jacques; Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
|
| |
| · Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética Ostetto, Luciana Esmeralda; Folque, Maria da Assunção
|
| |
| · Da condição à sociedade biográfica Delory-Momberger, Christine
|
| |
| · A abordagem “Histórias de vida em formação” como superação da dupla armadilha do conceito sem vida e da vida sem conceito Lainé, Alex
|
| |
| · Dialética temporal na narrativa de uma vida com uma doença rara Raimondi, Martine Janner
|
| |
Documentos |
| |
| · História e memória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (1975-2020) Bencostta, Marcus Levy; Campos, Marília Andrade Torales; Machado Júnior, Cláudio de Sá
|
| |
DOCUMENTAZIONE - Centenario di Paulo Freire |
| |
| · Grundtvig e as escolas populares da Dinamarca: interlocuções com Paulo Freire e contribuições à Educação de Jovens e Adultos no Brasil Pierro, Maria Clara Di; Haddad, Sérgio
|
| |
| · O que Paulo Freire tem a nos dizer há cem anos do seu nascimento Fiorucci, Massimiliano
|
| |
Entrevista |
| |
| · Conquistar seu tempo através da formação dos ritmos da própria vida Pineau, Gaston; Breton, Hervé
|
| |
| · Juventudes, educação, política e violência: uma entrevista com Regina Novaes Oliveira, Victor Hugo Nedel; Lacerda, Mirian Pires Corrêa de; Novaes, Regina Célia Reyes
|
| |
| · Acacia Zeneida Kuenzer: a constituição de uma educadora Urbanetz, Sandra Terezinha; Barreiro, Cristhianny Bento; Mendes, Ademir Pinhelli
|
| |
DOSSIER - Cuerpo e Historia: los múltiples procesos de educación del cuerpo |
| |
| · Apresentação - História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção Quitzau, Evelise Amgarten; Moreno, Andrea
|
| |
| · Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção Soares, Carmen Lucia
|
| |
| · Uma moral “corporal” generificada nos manuais escolares franceses de moral e de higiene (1880-1974) Gleyse, Jacques; Lima Neto, Avelino Aldo de
|
| |
| · Identidades masculinas, expressão corporal e educação física na França entre 1967 e 1985 Iffrig, Nicolas; Saint-Martin, Jean
|
| |
| · “Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950) Lima, Fábio Souza
|
| |
| · Escritos de L. G. Kumlien e os indícios de variadas ginásticas suecas Bonifácio, Iara Marina dos Anjos; Baía, Anderson da Cunha
|
| |
| · Jogos ao ar livre nas escolas primárias de Metz (1919-1932) Grün, Laurent
|
| |
| · Na trilha da educação norte-rio-grandense: a emergência das práticas escoteiras na cidade do Natal no início do século XX Leandro, Andressa Barbosa de Farias
|
| |
| · A produção da Education Physique Sportive Generalisée na França: o esporte como possibilidade educativa Cunha, Luciana Bicalho da
|
| |
| · Los cambios curriculares desde los documentos oficiales en la formación del profesor de educación física en el Uruguay en la década del sesenta Dogliotti, Paola
|
| |
| · Entre el “patio” y el “paper”. Un análisis sobre las propuestas curriculares para la formación de profesores de Educación Física, Argentina (1970-1989) Levoratti, Alejo
|
| |
| · Luz, cámara… Educación del cuerpo y del carácter en el cine documental informativo de Max Glücksmann (1913-1915) Galak, Eduardo
|
| |
| · Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950) Roveri, Fernanda Theodoro; Santos, Maria Walburga dos
|
| |
| · Um dândi nos trópicos: esporte e educação do corpo nas crônicas de Paulo Barreto (João do Rio) Capraro, André Mendes; Silva, Marcelo Moraes e
|
| |
| · Diversão, doença e educação dos corpos na Comarca de Vila Rica (século XVIII) Rosa, Maria Cristina
|
| |
DOSSIER - Bases Nacionales y Enseñanza de Historia: enfrentamientos, desafíos y posibilidades en / entre la educación básica y la formación docente |
| |
| · Apresentação - Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores Gonçalves, Nádia Gaiofatto; Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
|
| |
| · O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental Cerri, Luis Fernando; Costa, Maria Paula
|
| |
| · Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Caimi, Flávia Eloisa
|
| |
| · BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis Ralejo, Adriana Soares; Mello, Rafaela Albergaria; Amorim, Mariana de Oliveira
|
| |
| · Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica Santos, Bergston Luan
|
| |
| · Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências Santos, Maria Aparecida Lima dos
|
| |
| · Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Coelho, Mauro Cezar; Coelho, Wilma de Nazaré Baía
|
| |
| · Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards Pereira, Amilcar Araujo; Silva, Jessika Rezende Souza da
|
| |
| · ¿El jardín del vecino es más bonito o está más lejos de nuestros ojos? Los contenidos del pasado reciente en el BNCC de Historia en Brasil y los NAP en Argentina Rocha, Helenice Aparecida Bastos; González, María Paula
|
| |
| · Brasil, Colombia y México. Políticas curriculares recientes para la enseñanza de la historia y las ciencias sociales en la educación básica y la formación inicial del profesorado Santiago, Léia Adriana da Silva; Giraldo, Martha Cecilia Gutiérrez; Escalante, Paulina Lapatí
|
| |
| · La enseñanza de la historia y las ciencias sociales en la educación primaria en Colombia: de las políticas curriculares a las prácticas educativas Hernández, Diana Marcela Arana; Giraldo, Martha Cecilia Gutiérrez
|
| |
| · El currículum de historia en Inglaterra, Portugal y España: contextos diferentes y problemas comunes Santisteban, Antoni; Gomes, Alfredo; Sant, Edda
|
| |
DOSSIÊ - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas |
| |
| · Apresentação - Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes Colagrande, Elaine Angelina; Farias, Luciana Aparecida
|
| |
| · Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da Educação Ambiental em contextos escolarizados Lima, Gustavo Ferreira da Costa; Torres, Maria Betânia Ribeiro
|
| |
| · Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação Vieira, Solange Reiguel; Morais, Josmaria Lopes de; Campos, Marília Andrade Torales
|
| |
| · A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola Farias Filho, Everaldo Nunes de; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
|
| |
| · Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal Lima, Valdivan Ferreira de; Pato, Claudia
|
| |
| · Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar Barros, Hellen Chrystianne; Pinheiro, José Q.
|
| |
| · Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres Matsuo, Patricia Mie; Silva, Rosana Louro Ferreira
|
| |
| · Um ambiente-escola entre poéticas, narrativas e experimentações Martins, Daniel Ganzarolli; Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
|
| |
| · Práticas de sustentabilidade e ecosofias em escolas da Educação Básica no Brasil e na Austrália Rezende, Fernanda Freitas; Tristão, Martha
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
| · Errata
|
| |
DOSSIÊ- Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais |
| |
| · Apresentação - Estudos sobre implementação de políticas públicas e suas relações com a (re) produção de desigualdades educacionais: um campo em construção Muylaert, Naira
|
| |
| · Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017) António; Mendes, Geovana Mendonça Lunardi; González, Osvaldo Hernández
|
| |
| · O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia Parente, Francilene de Aguiar; Miléo, Irlanda do Socorro de Oliveira
|
| |
| · Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial Matos, Patrícia Modesto; França, Dalila Xavier de
|
| |
| · Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 Rezende, Wagner Silveira
|
| |
| · O Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) - um instrumento de combate às desigualdades educacionais na alfabetização infantil Mota, Maria Océlia; Mota, Diego
|
| |
| · Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão Lima, Maria de Fátima Magalhães de
|
| |
| · Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense Guimarães, Tereza Cristina de Almeida; Bernado, Elisangela da Silva
|
| |
| · Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC Meira, Marina; Bonamino, Alicia
|
| |
DOSSIER - Creatividad, emoción y educación |
| |
| · Apresentação - Criatividade e emoção na educação como desafio Stoltz, Tania
|
| |
| · Estilo parental e potencial criativo de crianças Dechaume, Merav; Lubart, Todd
|
| |
| · O que impede a criatividade? Investigando a influência percebida por estudantes do Ensino Fundamental II de barreiras à criatividade para melhorar a simpatia em relação à criatividade na escola Beloyianni, Vasiliki; Zbainos, Dimitrios
|
| |
| · Creatividad. Inteligencia emocional. Implicaiones educativas Prieto, María Dolores; Ferrando, Mercedes; Ferrándiz, Carmen
|
| |
| · As vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas Virgolim, Angela
|
| |
| · Habilidades do século XXI: relações entre criatividade e competências socioemocionais em estudantes brasileiros Nakano, Tatiana de Cassia; Primi, Ricardo; Alves, Rauni Jandé Roama
|
| |
| · Criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados Piske, Fernanda Hellen Ribeiro; Stoltz, Tania
|
| |
| · Criatividade como habilidade interdisciplinar Karademir, Ersin
|
| |
| · Promoção de Talento & Intervenção Psicológica: contributos da literatura Costa-Lobo, Cristina; Sá, Susana de; Ribeiro, Alexandra
|
| |
DOSSIER - Sfide della valutazione nella e dell'Educazione della Prima Infanzia |
| |
| · Apresentação - Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil Corsino, Patrícia
|
| |
| · Brincadeira e avaliação formativa da criança: a SVALSI Bondioli, Anna; Savio, Donatella
|
| |
| · Avaliação participativa e continuidade nas instituições educativas de zero a seis anos: uma pesquisa-intervenção em um bairro da cidade de Palermo Mignosi, Elena
|
| |
| · (Re)criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil Barcelos, Marciel; Santos, Wagner dos
|
| |
| · Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos Esteban, Maria Teresa; Louzada, Virgínia; Fernandes, Ana Cristina Corrêa
|
| |
| · Avaliação, gênero e qualidade na Educação Infantil: conceitos em disputa Alvarenga, Carolina Faria; Vianna, Cláudia Pereira
|
| |
| · A qualidade das creches conveniadas de Fortaleza em foco Cruz, Silvia Helena Vieira; Cruz, Rosimeire Costa de Andrade; Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques
|
| |
| · Os processos de avaliação na Educação Infantil: a produção da criança e da infância em risco Uecker, Taciana; Possa, Leandra Bôer
|
| |
| · Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil Pimenta, Cláudia Oliveira; Sousa, Sandra Zákia; Flores, Maria Luiza Rodrigues
|
| |