DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE |
| |
| · DOSSIÊ: A experiência da pesquisa colaborativa em rede” Souza, Tiago Zanquêta de; Magalhães, Solange Martins Oliveira
|
| |
| · Entrevista - Maria Isabel da Cunha. Diálogos sobre a Pesquisa Colaborativa e em Rede: o desafio de construir uma caminhada coletiva” Magalhães, Solange Martins Oliveira
|
| |
| · Redes de Pesquisa em Educação e Colaboração Científica Silva, Altina Abadia da; Amaral, Cláudia Tavares do; Almeida, Luciana Barros de
|
| |
| · Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento Magalhães, Solange Martins Oliveira; Souza, Tiago Zanquêta de; Argüello, Susana Beatriz
|
| |
| · Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa Silva, Elsieni Coelho da; Santos, Antônio Neto Ferreira dos; Fernández, Graciela María Elena
|
| |
| · Estudos em rede sobre os princípios da formação docente na contemporaneidade: uma análise da realidade na UP/Moçambique Buque, Suzete Lourenço
|
| |
| · Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica Silva, Edileuza Fernandes; Soares, Enílvia Rocha Morato; Torres, Henrique Rodrigues
|
| |
| · Pesquisa Crítica de Colaboração: o ensino de Língua Portuguesa pensado com os surdos para os surdos Freitas, Maly Magalhães; Fidalgo, Sueli Salles; Vieira, Claudia Regina
|
| |
| · A formação colaborativa de professores que ensinam matemática: uma experiência no contexto de atividades remotas Santos, Ernani Martins dos; Almeida, Luana Cerqueira de; Oliveira, Rayssa Melo de
|
| |
| · A formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores: uma revisão bibliográfica Silva, Michelly Vital da; Cericato, Itale Luciane
|
| |
| · A pesquisa-formação sob diferentes perspectivas no campo do desenvolvimento profissional docente Ximenes, Priscilla de Andrade Silva; Pedro, Luciana Guimarães; Corrêa, Avani Maria de Campos
|
| |
| · Processo formativo de professores para a Educação Inclusiva subsidiado pelo Desenho Universal para a Aprendizagem Prais, Jacqueline Lidiane de Souza; Vitaliano, Celia Regina
|
| |
| · Narrativas de professores formadores: práticas pedagógicas no ensino com a oralidade e a escrita na perspectiva dos multiletramentos Teno, Neide Castilho de Araújo; Oliveira, Edinéia Leite dos Santos; Zeviani, Maristela
|
| |
| · Políticas públicas educacionais que permeiam a prática pedagógica da Educação Infantil na perspectiva da Inclusão Escolar Silva, Jacqueline Silva da; Steffens, Carine Rozane; Pereira, Rosiane Sousa
|
| |
| · Desenvolvimento Profissional Docente através de Intervenções Colaborativas em tempos de pandemia Fumagalli, Laura Mendes Rodrigues; Soares, Renata Godinho; Vargas, Veronica de Carvalho; Copetti, Jaqueline; Ilha, Phillip Vilanova
|
| |
DOSSIÊ 2: ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA EM TEMPOS DE HIPERCONECTIVIDADE E POLARIZAÇÃO DE IDEIAS |
| |
| · Dossiê Ensinar e aprender Geografia em tempos de hiperconectividade e polarização de ideias Lastória, Andréa Coelho; Guimarães, Iara Vieira; Fernandes, Silvia A. Sousa
|
| |
| · Lendas, complôs e realidades alternativas: as narrativas acerca da realidade contemporânea e os regimes de conhecimento Crippa, Giulia
|
| |
| · A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor Theves, Denise Wildner; Kaercher, Nestor André
|
| |
| · O ensino de Geografia em tempos de hegemonia das tecnologias digitais Santos, Renata A. Cândido de Oliveira; Guimarães, Iara Vieira; Sabino, André Luiz
|
| |
| · Contribuições do Geoforo para a formação da cidadania crítica Monteagudo, Diego García; González, Xosé Manuel Souto
|
| |
| · Educação geográfica e ensino remoto: a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade Pereira, Carolina Machado Rocha Busch; Costa, Helder Gomes; Serpa, Ana Andreza Araújo
|
| |
| · As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Geografia: para além de visões instrumentais Ladeira, Francisco Fernandes
|
| |
| · Aprendendo sobre a cidade: o ensino por argumentação e a construção de um conhecimento geográfico poderoso Castellar, Sonia Maria Vanzella; Souza, Livia Reis Dantas de
|
| |
| · A inserção de temáticas transversais e o ensino de Geografia em tempos de polarização ideológica: em foco a Rede Estadual de Educação de Goiás Silva, Marcos Pedro da; Bueno, Miriam Aparecida; Cavalcanti, Lana de Souza
|
| |
| · Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: desafios da aprendizagem docente em tempos de pandemia Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; Mauricio, Suelen Santos; Michielin, Carolina Araújo
|
| |
| · Ensinar e aprender Geografia no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Palacios, Fabián Araya; Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
|
| |
| · Apresentação - DOSSIÊ: A escola nos dias atuais: e agora? Araújo, Osmar Hélio Alves; Pacheco, José Augusto; Corrêa, Shirlei de Souza
|
| |
| · Entrevista - Marcos Garcia Neira. A escola nos dias atuais Fortunato, Ivan; Araújo, Osmar Hélio Alves
|
| |
| · Entrevista - Mário Sérgio Cortella. A escola nos dias atuais Araújo, Osmar Hélio Alves; Medeiros, Emerson Augusto de
|
| |
| · Metáfora: o poder da significação no ensino Laneve, Cosimo; Margiotta, Rosatilde
|
| |
| · Transglobalidade, cosmopolitismo e inovação como linguagens da escola em tempo de crise Pacheco, José Augusto; Maia, Ila Beatriz
|
| |
| · Por uma escuta da infância: inclusão escolar e as demandas pós-pandemia Menezes, Eliana; Schwertner, Suzana Feldens; Hattge, Morgana Domênica
|
| |
| · A Percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação Básica Cardoso, Fernanda Serpa; Soares, Guilherme Marques; Gonçalves, Bianca da Cruz Lima
|
| |
| · A escola na atualidade - ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill Medeiros, Emerson Augusto de; Fortunato, Ivan; Araújo, Osmar Hélio Alves
|
| |
| · Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia Silva, Peterson Fernando Kepps da; Schwantes, Lavínia; Santos, Mélany Silva dos
|
| |
| · Formação contínua de professores e as (des)articulações com a escola de educação básica Costa, Elisangela André da Silva; Silva, Maria do Socorro Lopes da; Costa, Eisenhower Souza
|
| |
| · Ensino de linguagens no contexto remoto: experiência em uma escola pública de Mato Grosso Voltolini, Ana Graciela M. F. da Fonseca; Arbex, Elisangela Alves Sobrinho; Damasceno, Marcia de Souza
|
| |
| · Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática Proença, Marcelo Carlos de; Luz, João Alessandro da; Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
|
| |
| · Educação e Tecnologia: perspectivas para diálogos em torno da educação para a emancipação Almeida, Antônio Charles Santiago de; Basniak, Maria Ivete; Vidal, Rafael Gemin
|
| |
DEMANDA CONTÍNUA |
| |
| · Identificação das necessidades educacionais especiais no contexto de políticas públicas Johnson, Luanna Freitas; Yaegashi, Solange Franci Raimundo; Fonseca, Aline Arruda Rodrigues da
|
| |
| · Análise comparativa dos programas de Matemática: cursos técnicos industriais versus colégio (1942-1965) Maciel, Paulo Roberto Castor
|
| |
| · Aprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professores Rosa, Cleci Teresinha Werner da; Darroz, Luiz Marcelo; Nicolodi, Jean Carlos
|
| |
| · Escritos de Thereza Pereira Rocha: de Pestalozzi à Thorndike, saberes para ensinar problemas aritméticos Giusti, Bruna Lima Ramos; Souza, Andreia Fernandes de
|
| |
| · Transposição didática do conceito de número irracional nas obras portuguesas de 1909 a 1963 Dias, Marisa da Silva
|
| |
| · Considerações sobre a interação entre professores e pesquisadores no desenvolvimento do Projeto PREMa - EB Igliori, Sonia Barbosa Camargo; Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira; Almeida, Chrystian Bastos de
|
| |
| · Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves; Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
|
| |
| · O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XX Britto, Silvio Luiz Martins; Kuhn, Malcus Cassiano; Bayer, Arno
|
| |
| · Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso Souza, Caroline Vieira de; Lastória, Andréa Coelho; Assolini, Filomena Elaine Paiva
|
| |
| · A influência dos agentes privados na reforma do Ensino Médio Boutin, Aldimara Catarina Brito Delabona; Flach, Simone de Fátima
|
| |
| · Etnociências da vovó: a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos no ensino de Biologia e Química Turci, Eliani Behenck Santos; Plaster, Raquel; Téchio, Kachia Hedeny
|
| |
| · Currículo e tecnologias digitais na escolarização de jovens e adultos no Brasil: uma análise sistemática e integrativa Jackiw, Elizandra; Benvenutti, Cristiane Dall’Agnol da Silva; Haracemiv, Sonia Maria Chaves
|
| |
| · A Base Nacional Comum Curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio Azevedo, Crislane Barbosa de; Castro, Débora Quezia Brito da Cunha
|
| |
| · Empatia no contexto educacional: relatos de estudantes jovens e adultos Carmo, Gerson Tavares do; Souza, Rozana Quintanilha Gomes
|
| |
| · Leitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo “Bamboleio” em contexto remoto Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Ferreira, Sarah Cristina Costa
|
| |
| · Indicadores de avaliação do Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública brasileira durante a pandemia de Covid-19 Ferreira, Andreia de Assis; Matos, Santer Alvares de; Silveira, Guilherme Carvalho Franco da
|
| |
| · Literatura Infantil: o uso do Storyboard That bordando atividades Teixeira, Damares Reis; Dutra, Alessandra; Oliveira, Marilu Martens
|
| |
| · Programa de Educação Tutorial e OBMEP na escola: influências na formação inicial de futuros professores de matemática Peixoto, Rafael; Cintra, Vanessa de Paula; Paulin, Juliana França Viol
|
| |