Editorial |
| |
| · Editorial
|
| |
Ponto de Vista |
| |
| · Interferências culturais: @ pesquisador@ integral na vacuidade amorosa. Gauthier, Jacques
|
| |
Dossiê |
| |
| · Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível Nascimento, Adir Casaro
|
| |
| · Las trampas de la interculturalidad Melià, Bartomeu
|
| |
| · Delimitación de fronteras territoriales interculturales a partir de experiencias colegiadas de formación Intercultural territorial borders delimitation from collegiate training experiences. Podestá Siri, Rossana Stella
|
| |
| · Desarrollo educativo intercultural: fronteras jurídicas e institucionales permeadas, pero transiciones etnoculturales y sociolingüísticas en juego social. Muñoz Cruz, Héctor
|
| |
| · Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais Fleuri, Reinaldo Matias
|
| |
| · Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações. Siss, Ahyas; Fernandes, Otair
|
| |
| · Inter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial. Marques, Eugenia Portela de Siqueira
|
| |
| · Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas - os indígenas no ensino superior. Urquiza, Antonio H. Aguilera
|
| |
| · Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero. Backes, José Licínio
|
| |
Artigos |
| |
| · Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Nunes, Ana Ignez Belém Lima; Nunes, João Batista Carvalho
|
| |
| · Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Yamashiro, Carla Regina Calone; Leite, Yoshie Ussami Ferrari
|
| |
| · Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Lima, Simone Marques; Carvalho, Ademar de Lima
|
| |
| · A racionalidade subjacente à práxis do professor no contexto da educação superior. Carneiro, Isabel Magda Said Pierre; Freire, Ludmila de Almeida; Cavalcante, Maria Marina Dias
|
| |
| · O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial. Martins, Silvia Maria
|
| |
| · Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar. Mori, Nerli Nonato Ribeiro
|
| |
| · Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos. Cardoso, Roberta Muriel; Dias Sobrinho, José
|
| |
| · A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone. Oliveira, Terezinha; Nunes, Meire Aparecida Lóde
|
| |
| · O velho Jornal: voz dos anseios socioeducativos em Sorocaba. Boschetti, Vania Regina
|
| |
| · Tecnologias sociais e a educação para a práxis sociocomunitária. Soffner, Renato Kraide
|
| |
Resenha |
| |
| · Pesquisar, bricolar, reinventar e subverter. Scaramuzza, Genivaldo Frois
|
| |