DOSSIÊ TEMÁTICO: Formação inicial de professores em contextos escolares e binômio teoria/prática nos estágios supervisionados |
| |
| · APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES E BINÔMIO TEORIA/PRÁTICA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Araújo, Osmar Hélio Alves; Fortunato, Ivan; Medeiros, Emerson Augusto de
|
| |
| · PROFESSORES ORIENTADORES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DO BRASIL: ANÁLISE DE TESES NACIONAIS 2014 - 2018 Medeiros, Emerson Augusto de; Fortunato, Ivan; Araújo, Osmar Hélio Alves
|
| |
| · OS REGISTROS DA AÇÃO DOCENTE NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Martins, Elcimar Simão; França, Tânia Maria Sousa
|
| |
| · DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR AO ESTÁGIO: OS DIFERENTES OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA AMÉRICA LATINA Ghedin, Evandro; Costa, Maria Leogete Joca da; Santos, Patrik Marques dos
|
| |
| · ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA Silva, Katia Regina da; Delaia, Maria Margarete
|
| |
| · ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E QUAIS SENTIDOS PRODUZIDOS POR EGRESSOS Ferreira, Liliana Soares; Braido, Luiza da Silva; Maraschin, Mariglei Severo; Toni, Dulcineia Libraga Papalia de
|
| |
| · ENSINANDO A ENSINAR: DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR Laneve, Cosimo; Margiotta, Rosatilde
|
| |
| · FORMAR UM PROFESSOR COMPETENTE: POR UM ENSINO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO UMA SUBJETIVIDADE AUTÊNTICA Pagano, Riccardo; Schiedi, Adriana
|
| |
| · FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA FORMADORA? Brito, Antonia Edna
|
| |
| · O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: INTERFACE ESCOLA/UNIVERSIDADE MEDIADA POR ALUNOS ESTRANGEIROS Moraes, Ana Cristina de; Silva, João Pereira da; Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
|
| |
Artigos |
| |
| · INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE (2013-2020) Santos, Arlete Ramos dos
|
| |
| · A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: RELAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO Ferreira, Valdivina Alves; Cerdeira, Luísa
|
| |
| · (RE)PENSANDO AS VEREDAS DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DAS PROFESSORAS NAS CLASSES MULTIANOS EM PAU DOS FERROS (RN) Bem, Geralda Maria de; Silva, Cícero Nilton Moreira da
|
| |
| · JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO: RUPTURAS, CONTRADIÇÕES E CULTURA POLÍTICA Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Silva, Fabio Dantas de Souza; Abreu, Luciane Ferreira de
|
| |
| · GRUPOS DE PESQUISA QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NORDESTE: QUEM SÃO, O QUE PRODUZEM E COMO PRODUZEM Farias, Isabel Maria Sabino de; Guimarães, Marília Duarte; Moura, Ingrid Louback de Castro
|
| |
| · PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O LEGAL E O REAL Araújo, Marecilda Bezerra de; Medeiros, Arilene Maria Soares de
|
| |
| · O MOVIMENTO DA DIDÁTICA CRÍTICA E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1980 Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque de
|
| |
| · PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE AULA (POA) PARA O ENSINO ESPORTIVO: VALIDADE E CONFIABILIDADE Brito, Maria Jullyanne Cavalcanti de; Soares, Antonio Jorge Gonçalves; Santos, Tony Meireles; Damasceno, Vinícius de Oliveira
|
| |
| · A LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO INOVADOR NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO Aquino, Paula Marques Pessoa de; Ferreira, Vitória da Cunha; Barcellos, Lusival Antonio
|
| |
| · EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE REVELAM OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA? Dias, Viviane Borges; Silva, Luciene Maria da
|
| |
| · EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES Santos, Adriana Cavalcanti dos; Santos, Nádson Araújo dos; Pinheiro, Viviane Caline de Souza
|
| |
| · AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ E AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY - O PROTAGONISMO DO SPAECE Ferreira Filho, Luciano Nery; Vidal, Eloisa Maia; Pontes Júnior, José Airton de Freitas
|
| |
| · REMINISCÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Lunardi, Larissa; Emmel, Rúbia
|
| |
| · PRODUTO EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA Silva, Sérgio Teixeira da; Soares, Alexandre Gomes
|
| |
| · ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS Milbradt, Carla; Habowski, Adilson Cristiano; Conte, Elaine
|
| |
| · AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA Poleto, Fábia Maria Boreli; Frossard, Matheus Lima; Santos, Wagner dos
|
| |
| · O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Ciríaco, Klinger Teodoro; Santos, Yandra Karla dos
|
| |
| · O PAPEL DA UNDIME NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA LÓGICA DA GOVERNANÇA EM REDES NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO Cruz, Danilo Bandeira dos Santos; Marcassa, Luciana Pedrosa
|
| |
| · CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Borges, Vilmar José; Leite, Lucas de Souza; Freitas, Marcone Henrique de
|
| |
| · AS PERCEPÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO SEU PAPEL PROFISSIONAL Silva, Liliane Lima de Freitas Sessa; Rabelo, Amanda Oliveira
|
| |
| · A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS PELA REFORMA E PELA BNCC Beltrão, José Arlen; Taffarel, Celi Nelza Zulke; Teixeira, David Romão
|
| |
| · FENOMENOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO DE GESTÃO INOVADORA DO LYCEUM EDUCACIONAL Shutenko, Andrey I.; Koreneva, Anastasia V.; Ryzhkova, Inna V.; Morina, Larisa P.; Apykhtin, Alexander V.; Romanova, Galina A.
|
| |