Editorial |
| |
| · Produção e comunicação de conhecimento: dos condicionantes aos caminhos Sasseron, Lúcia Helena; Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei; Pietri, Emerson de; Heredia, Hugo; Amaral, Monica do; Passos, Rosana
|
| |
Entrevista |
| |
| · Educação para a democracia: um diálogo com Maria Victoria Benevides Tomizaki, Kimi
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela COVID-19 |
| |
| · Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico Silva, Cíntia Santana e; Vilela, Elaine Meire; Oliveira, Valéria Cristina de
|
| |
| · Metodologias problematizadoras e concepções de aprendizagem: percepções docentes do impacto da pandemia da Covid-19 Guimarães Filho, Durval Rabelo; Sinésio, Luis Eduardo Moraes
|
| |
| · Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto Tondin, Celso Francisco; Barbosa, Deborah Rosária; Araújo, Elenice Procópio; Silva, Marielle Costa; Souza, Stela Maris Bretas; Silva, Welligton Magno da; Magalhães, Deruchette Danire Henriques; Andrade, Aline Campolina; Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades |
| |
| · Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes Gonçalves, Danyelle Nilin; Lima, Irapuan Peixoto Filho; Santos, Harlon Romariz Rabelo
|
| |
| · A escuta de imagens na pesquisa narrativa com jovens Brenner, Ana Karina; Carrano, Paulo Cesar Rodrigues
|
| |
| · Redes da cena hip-hop de maceió: juventude, cidade e afetos em movimento Bittencourt, João Batista de Menezes; Barroso, Ibrahim Serra
|
| |
Artigos |
| |
| · Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura Fukutani, Yzumi; Sampaio, Sônia
|
| |
| · Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática Almeida, Andréa Cristina de; Brunozi Júnior, Antônio Carlos; Tupy, Igor Santos
|
| |
| · Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa Pinheiro, Daniel Calbino; Silva, Fabio de Barros
|
| |
| · Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista Freitas, Bárbara Fernanda de; Pinto, José Marcelino de Rezende
|
| |
| · Construcción discursiva de estudiantes mapuches en torno a la machi: racismo, escolarización y evangelización Westermeyer-Jaramillo, Marleen Adriana
|
| |
| · Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicos Morais, Eduardo; Morais, Carla
|
| |
| · Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo Miranda, Helena; Abelha, Marta; Seabra, Filipa
|
| |
| · Por uma pedagogia do arquivo: produção e disseminação do conhecimento na cultura digital Zuin, Antônio A. S.
|
| |
| · Relaciones entre concepciones y competencias TIC: estudio de nueve secuencias didácticas de profesores Chilenos Arancibia-herrera, Marcelo; Castro-Appelhanz, María-Jesús; Sigerson, Andrew
|
| |
| · Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco Gontijo, Cláudia Maria Mendes
|
| |
| · Perfil do professor do ensino jurídico: visões e tensões sobre ser e fazer docente Tiroli, Luiz Gustavo; Santos, Adriana Regina de Jesus
|
| |
| · Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu Estormovski, Renata Cecilia; Silva, Roberto Rafael Dias da
|
| |
| · Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação Rodrigues, Marta de Oliveira; Silva, Sofia Marques da; Loureiro, Armando
|
| |
| · Educação para a sustentabilidade na prática docente em cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense Silva, Natanael Charles da; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
|
| |
| · Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira Silva, Luciano Edison da; Deitos, Roberto Antonio
|
| |
| · As representações da obrigatoriedade do uniforme escolar do ensino secundário na imprensa maranhense (1894-1904) Castellanos, Samuel Luis Velázquez; Carvalho, Andréia Monteiro
|
| |
| · Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado Richit, Adriana; Loss, Adriana Salete
|
| |
| · Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos Ramos, Ana Carolina; Gonçalves Junior, Oswaldo
|
| |
| · Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portugal , Gonçalves, Teresa N. R.; Alves, Mariana Gaio
|
| |
| · Metafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek Cenci, Angelo Vitório; Salomão, Jelson Becker; Bregalda, Regiano
|
| |
| · La secundaria rural en debate: un análisis de implementación del PROMERII en Entre Ríos (Argentina) Schmuck, María Emilia
|
| |
| · A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social Gil, Natália; Lima, Ana Laura Godinho
|
| |
| · Análisis de necesidades formativas de los tutores de empresa en la formación dual: revisión sistemática Hernández, Mª Mercedes Castellano; Miravalles, Mª Paz Trillo
|
| |
| · Las prácticas corporales en las fotografías de los libros de texto de educación física Rey-Cao, Ana; González-Palomares, Alba
|
| |
| · Biograma na pesquisa em educação: sentidos construídos sobre direitos de aprendizagem da docência em Matemática Silva, Jane Maria Braga; Carneiro, Reginaldo Fernando
|
| |
| · Pibid e Pnaic: arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas , Nascimento Cock, Juliana Cristina Araujo do; Ramos, Maria Elizabete Neves
|
| |
| · O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores dos anos iniciais Perini, Renata Lívia Soares; Barretto, Elba Siqueira de Sá
|
| |
| · A coragem de ler e escrever na escola brasileira Schuler, Betina
|
| |
| · Percepciones del profesorado sobre el papel de los sistemas aumentativos y alternativos de comunicación Segura-Pérez, Ángela; Acosta-Escareño, Gabriela; Escorcia-Mora, Claudia Tatiana; Tárraga-Mínguez, Raúl
|
| |
| · Creencias sobre escritura en docentes y futuros docentes: validación del instrumento y resultados comparativos Espinosa, María Jesús; Escribano, Rosario; Marchant, Jorge; Morales, Solange; Castillo, Carolina
|
| |
| · Professores e seus estudos: biblioteca, livros e leituras na Escola Normal de São Paulo (século XIX) Silva, Carolina Mostaro Neves da
|
| |
| · O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista Adrião, Theresa; Drabach, Nadia; Garcia, Teise; Santos, Maria José Masé B. dos
|
| |
| · La ficción literaria en la construcción de la identidad docente1 Paredes, Adrià; Alonso-Sainz, Tania; Álvarez-López, Gabriel; Prats, Enric
|
| |
| · Criterios que orientan la práctica de un profesor al enseñar las funciones exponencial y logarítmica Campo-Meneses, Karen Gisel; Moll, Vicenç Font; García-García, Javier
|
| |
| · Redes de apoio à escolarização de estudantes da educação especial em sistemas públicos do Espírito Santo Mafezoni, Andressa Caetano; Vieira, Alexandro Braga; Medeiros, Ricardo Tavares de; Silva, Isalém Angelo Vieira da
|
| |
| · Emergência do grupo escolar e produção, pela diferenciação, das escolas isoladas no Espírito Santo (1908-1916) Novaes, Maria Anna Xavier Serra Carneiro de; Simões, Regina Helena Silva
|
| |
| · Modelo de triangulação quantitativo-analítica para estudar a agência profissional do estudante de pedagogia Leite, Laís Oliveira; Lustosa, Francisca Geny
|
| |
| · Desafíos de la relación familia-escuela en contexto mapuche: aproximación desde los profesores Arias-Ortega, Katerin; Gajardo, Mariela; Sierpe, Juan; Santini, Yislen
|
| |
| · A defesa do ensino agronômico por Dario Vellozo na revista A Escola Mello, Maria Beatriz de Almeida
|
| |
| · Intersecções entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana: uma revisão integrativa Almeida, William Xavier de; Martins Filho, Lourival José
|
| |
| · Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação Bontempi Jr., Bruno
|
| |
| · Emoções e práticas docentes na inclusão escolar sob a perspectiva histórico-cultural Faria, Paula Maria Ferreira de; Camargo, Denise de
|
| |
| · Estereótipos de gênero em STEM: uma revisão sistemática de estudos realizados no ensino fundamental e médio Zúñiga-Mejías, Vanessa; Huincahue, Jaime
|
| |
| · Experiências e concepções de mulheres universitárias sobre educação física na Espanha Cañadas, Laura
|
| |
| · Experiência de interações online em aulas de Libras como segunda língua no Ensino Fundamental Silva, Lídia da; Souza, Clóvis Batista de
|
| |
| · Consolidação acadêmica dos docentes de pós-graduação em educação e em ensino em programas bem avaliados Pilatti, Luiz Alberto; Cantorani, José Roberto Herrera; Cechin, Marizete Righi
|
| |
| · Terceirização dos serviços de educação especial pela Seduc/SP: parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos Souza, Marcia Maurilio; Prieto, Rosângela Gavioli
|
| |
| · Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial Lima, Giselle de Morais; Ferreira, Giselle Martins dos Santos; Carvalho, Jaciara de Sá
|
| |
| · Aproximações e dissonâncias entre educação do campo e agricultura Conte, Isaura Isabel
|
| |
| · A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino da física com enfoque na energia: uma revisão sistemática da literatura Rodrigues, José Jorge Vale; Oliveira, Eniz Conceição; Guerra, Cecília
|
| |
| · Otília Forster: uma professora e as descontinuidades de uma educação física higienista em Campinas (1937-1945) Pizani, Rafael Stein; Góis Junior, Edivaldo
|
| |
| · El videojuego los Lemmings en la formación inicial del profesorado de educación infantil Carrasco, Cristian Ariza; González, Juan Manuel Muñoz; Ariza, María Dolores Hidalgo; Esquinas, María Helena Romero
|
| |
| · Identificação de necessidades formativas de professoras iniciantes em um programa de mentoria Cesário, Priscila Menarin; Anunciato, Rosa Maria Moraes
|
| |
| · Educação, bem-estar e sentido da vida: o caso de uma universidade sênior de Portugal Oliveira, Albertina L.; Freitas, Joana Ferreira; Reis, Carlos Sousa; Gameiro, Sílvia
|
| |
| · Violências: uma questão da escola? O que pensam os(as) professores(as) de uma escola pública Zucco, Luciana Patrícia; Trindade, Milena Tarcisa
|
| |
| · Instrumentos de avaliação de competências colaborativas na educação interprofissional: revisão integrativa da literatura Oliveira, Camila Cristine Araújo de; Morais, Marianna Gil de Farias; Cunha, Heloísa Freitas da; Costa, Betiane Fernandes da; Almeida, Gilmara Celli Maia de; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da; Tinôco, Jéssica Dantas de Sá
|
| |
| · Relações associativas visuais na criação do título e personagens de uma história inventada , Pessôa, Míriam; Calil, Eduardo
|
| |
| · Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças Dias, Maíra Tomayno de Melo; Gomes, Maria de Fátima Cardoso; Penafiel, Kelly Jessie Queiroz
|
| |
| · Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias , Gouveia, Andreia; Neto-Mendes, António; Torres, Leonor Lima
|
| |
| · A educação do corpo na formação de professoras Cardozo, Mariana Montagnini; Honorato, Tony
|
| |
| · Saúde mental, autocompaixão e sentido de vida em professores da educação básica na pandemia da Covid-19 Santos, Karine David Andrade; Caldas, Calila Mireia Pereira; Silva, Joilson Pereira da
|
| |
| · Burnout e engagement em professoras do ensino médio de escola pública no Brasil Machado, Fabiana Ferreira; Cardoso, Nicolas de Oliveira; Guilherme, Alexandre Anselmo
|
| |
| · As vivências espaciais dos bebês a partir do movimento livre e da autonomia na creche Kelleter, Rafael Ferreira; Carvalho, Rodrigo Saballa de
|
| |
| · Transitar hacia prácticas educativas desde un enfoque educativo intercultural en La Araucanía, Chile1 Millán, Segundo Quintriqueo; Arias-Ortega, Katerin; Zambrano, Vanessa Valdebenito; Saavedra, Soledad Morales; Bravo, Carolina Villagra
|
| |
| · Percepção de bolsistas Capes sobre o impacto no trabalho científico da formação pós-doutoral no exterior Souza, Valdinei Costa; Pertusatti, Jonas
|
| |
| · O museu no ensino de história Bitte, Regina Celi Frechiani
|
| |
| · Promoção da visualização espacial com os softwares GeoGebra e Qubism 3D Chivai, Cacilda H.; Soares, Armando A.; Catarino, Paula
|
| |
| · Currículo paulista em transição: um estudo comparativo de sua implementação em 2008 e 2020 , Arnaud, Anike A.
|
| |
| · Paradoxos da educação liberal de Mill: a crise de angústia e o despertar do sono intelectualista Dalbosco, Claudio A.
|
| |
| · Viajar, conhecer e comparar: Ricardo Rosa y Alberty e o curso de Pedagogia Montessori (Barcelona, 1916) Silva, Carlos Manique da; Vilhena, Carla
|
| |
| · Percepções de estudantes do ensino superior sobre um processo educativo mediado por contação de histórias Barros, Mirelly da Silva; Soares, Adélia Karla Falcão; Brondani, Jeanine Porto; Araújo, Cláudia Marina Tavares De; Oliveira, Joseph Dimas De; Sette, Gabriela Cunha Schechtman; Gontijo, Daniela Tavares; Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Lavor
|
| |
| · O ensino da solidão: os “métodos selvagens” do professor Foucault Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
|
| |
| · Enfoques e abordagens de artigos sobre divulgação científica publicados em periódicos brasileiros Hungaro, Ana Regina de Oliveira; Pugliese, Adriana
|
| |
| · O lugar de origem na compreensão da permanência no ensino superior: uma abordagem do retrato sociológico Moraes, Jhony Pereira; Closs, Lisiane Quadrado; Costa, Silas Dias Mendes; Helal, Diogo Henrique
|
| |
| · Uma proposta de wiki para aprendizagem colaborativa no curso de Ciências Contábeis Conceição, Jhonatan Natanael Santos da; Galvão, Nadielli Maria dos Santos; Schneider, Henrique Nou
|
| |
| · Situación nacional y consecuencias lingüicistas de la educación especial en PEIB en la comuna de Alto Biobío, Chile Montecinos, Natalia Hirmas; Antileo, Elisa Loncón; Riffo, Diego Mellado; Veloso, Álvaro Gainza
|
| |
| · En busca de una buena clase: posicionamientos de docentes y estudiantes en una universidad chilena Salinas, Dánisa; Fonseca, Carmen Gloria Garrido; Valdés, René
|
| |
| · Percepción de docentes y directivos sobre prácticas y condiciones para la co-enseñanza en escuelas chilenas Küpfer, Andrea Horn; Zamora, Camila Lizama; Quilamán, Juan Pablo Queupil; Torres, Álvaro González
|
| |
| · Monitorização com base no currículo em escolas inclusivas em Portugal: implicações para a aprendizagem da leitura Ribeiro, Leonor Chaveiro Duarte; Martins, Ana Paula Loução; Morgado, José Carlos
|
| |
Colaboradores |
| |
| · Relação de pareceristas ad hoc (2023-2024)
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA: Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto
|
| |