Artigos |
| |
| · Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro Schlesener, Anita Helena; Lima, Michelle Fernandes
|
| |
| · Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali Mézié, Nadège; Guilherme, Alexandre Anselmo; Medaets, Chantal
|
| |
| · Estratégias de aprendizagem e crenças sobre o idioma inglês: uma abordagem correlacional em estudantes universitários Gómez, Juan Fernando; Larenas, Claudio Díaz; Torres, Walter Darién Gómez
|
| |
| · A recuperação da práxis no desenvolvimento curricular da formação de professores: o caso da província de Buenos Aires Boulan, Noralí
|
| |
| · A supervisão pedagógica e a formação contínua: mitos e percepções por meio de narrativas dos professores do Distrito de Monapo Nicaquela, Wilson Profírio; Assane, Adelino Inácio
|
| |
| · O corpo inorgânico no jovem Marx: um conceito-limite de antropocentrismo Butler, Judith
|
| |
| · Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado Dias-Trindade, Sara; Ferreira, António Gomes; Moreira, José António
|
| |
| · A Educação Especial como campo acadêmico no Brasil: fontes de pesquisa Casagrande, Rosana de Castro
|
| |
| · Tensões e debates para desmercantilizar a educcação no Chile González, Emanuel Arredondo; Figueroa, Matías Ugarte; Montané, Matías Muñoz
|
| |
| · A participação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: intercessões entre o modelo bioecológico e a funcionalidade humana Sá, Miriam Ribeiro Calheiros de; Pletsch, Márcia Denise
|
| |
| · A escrita numérica de pessoas com surdocegueira Rocha, Luiz Renato Martins da; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; Costa, Maria Piedade Resende da
|
| |
| · Apropriações católicas da Escola Nova a partir dos Manuais Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 -1946) Prachum, Bianca Neves; Skalinski Junior, Oriomar
|
| |
| · O pensamento decolonial como estratégia de enfrentamento ao racismo estrutural no contexto escolar Raposo, Patrícia Lorena; Almeida, Roberta Santos de; Santos, Simone Cabral Marinho dos
|
| |
| · Discursos antigênero e políticas curriculares cearenses: entre tensões e resistências Oliveira, Wenderson Silva; Melo, Carlos Ian Bezerra de; Farias, Isabel Maria Sabino de
|
| |
| · Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares Juliasse, Arlindo Cornélio Ntunduatha
|
| |
| · Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020 Rocha, Luiz Renato Martins da; Mendes, Eniceia Gonçalves; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
|
| |
| · O ensino da escrita alfabética nos critérios de avaliação do PNLD (1998-2016): Que conhecimentos e habilidades eram contemplados? Silva, Alexsandro da; Morais, Artur Gomes de
|
| |
| · Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro Marcello, Fabiana de Amorim; Soares, Gisele Rodrigues
|
| |
| · Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física – licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias Silva Júnior, Arestides Pereira da; Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
|
| |
| · Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio Vargas Araujo, Hellen Gregol; Lopes, Alice Casimiro
|
| |
| · Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Miranda, Helena; Moreira, Osvaldo
|
| |
| · A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita Oliveira, Renata Araújo Jatobá de
|
| |
| · “Ao vencedor, as batatas”: critérios de classificação de periódicos no estrato A1 da base Qualis e dinâmicas de competição na área da Educação Guilherme, Alexandre Anselmo; Cheron, Cibele; Brito, Renato de Oliveira
|
| |
| · Benefícios dos MOOC em estudantes universitários durante a emergência acadêmica devido à Covid-19 Ceballos, Salvador Ponce; Mexía, Paul Yitzen Ruelas
|
| |
| · Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica Rodrigues, Silvia Aparecida Medeiros; Martiniak, Vera Lucia
|
| |
| · The transdisciplinary approach of the curriculum to promote social equity in Higher Education Institutions in Ecuador Estrada-García, Alex; Collado-Ruano, Javier; Fernández, José Luis Del Río; Zambrano, Fanny Tubay
|
| |
| · Educação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem Dallagnol, Claudia; Brotto, Ivete Janice de Oliveira
|
| |
| · Estrutura das representações sociais das regras escolares Koga, Viviane Terezinha; Rosso, Ademir José
|
| |
| · O cinema e educação no Endipe: um estado do conhecimento Bulaty, Andréia; Chincoviaki, Luzia Rita; Nunes, Ana Luiza Ruschel; Suarez, Adriana Rodrigues; Lupepsa, Letícia
|
| |
Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança |
| |
| · Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança Paula, Lucimara Cristina de; Machado, Érico Ribas; Mainardes, Jefferson; Cartaxo, Simone Regina Manosso
|
| |
| · Viagens de Paulo Freire à Espanha (1984-1994) e a consolidação do campo acadêmico de pedagogia social dos anos noventa Zaldívar, Jon Igelmo; Uceda, Patricia Quiroga
|
| |
| · As contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre as masculinidades Silva, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da
|
| |
| · Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas Siems, Maria Edith Romano; Mogarro, Maria João
|
| |
| · A humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia Nery, Vanessa Cristina Girotto; Barbosa, Ana Maria da Silva
|
| |
| · Abordagem freireana na educação escolar e não-escolar: uma mediação educativa/pedagógica que conscientiza Pielke, Luciane Rocha Ferreira
|
| |
| · Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes Freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitária Cocco, Ricardo; Caimi, Flávia Eloisa
|
| |
| · Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente Santos, Lavoisier Almeida dos; Melo, Valci; Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
|
| |
| · Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora Sousa, Fabiana Rodrigues de
|
| |
| · A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano Carlos, Dafiana do Socorro Soares Vicente; Silva, Eduardo Jorge Lopes da
|
| |
| · Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis Backes, José Licínio; Pavan, Ruth; Fetzner, Andréa Rosana
|
| |
| · O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atual Todaro, Mônica de Ávila; Cachioni, Meire
|
| |
| · Teatro com e para caminhoneiros e caminhoneiras e as ideias de Paulo Freire para a educação libertadora Silva, Josemir Medeiros da; Moreira, Carina Maria Guimarães; Todaro, Mônica de Ávila
|
| |
| · Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire Leite, Vania Finholdt Angelo
|
| |
| · Pedagogia da Primeira Infância Oprimida: descolonizando a Educação Infantil com Paulo Freire Silva, Otavio Henrique Ferreira da
|
| |
| · Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico Carvalho, Jaciara de Sá; Marques, Suzana Elisa Cunha; Pellon, Carolina Carvalho
|
| |
| · Pensamento/ação freiriano: pistas para uma epistemologia descolonial que cimente uma Ecologia Humana contra-hegemônica Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Bomfim, Luciano Sergio Ventin
|
| |
| · Educação, Utopia e Paulo Freire Alves, Izadora Maleski Serrano; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
|
| |
| · A unidade na diversidade em Paulo Freire: avanços para a transformação educacional Braga, Fabiana Marini; Mello, Roseli Rodrigues de; Bachega, Denise
|
| |
| · Formação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo Voltas, Fernanda Quatorze; Saul, Ana Maria; Saul, Alexandre
|
| |
| · Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica Urbanetz, Sandra Terezinha; Bastos, Eliana Nunes Maciel
|
| |
| · A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire Peloso, Franciele Clara; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
|
| |
| · A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente Araujo, Mairce da Silva; Oliveira, Daniel Pereira de; Trindade, Regina Aparecida Correia; Nicolau, Geisi dos Santos
|
| |
| · Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências Paula, Adalberto Penha de; Barbosa, Roberto Gonçalves
|
| |
| · Educação Popular e Pedagogia Crítica: os princípios pedagógicos freireanos na formação de Educadores Populares em Saúde Spohr, Fúlvia da Silva; Dalsotto, Mariana Parise Brandalise; Correa, Ygor
|
| |
| · Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina Jackiw, Elizandra; Haracemiv, Sônia Maria Chaves
|
| |
| · A infância como o outro libertador Dju, Antonio Oliveira; Muraro, Darcísio Natal
|
| |
| · Educação do Campo como expressão do legado de Paulo Freire: educar para a liberdade na licenciatura por meio da Pedagogia da Alternância e do Projeto de Estudo Temático Almeida, Sara Ferreira de; Barcelos, Daiane Cenachi; Gomes, Danila Ribeiro
|
| |
| · Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo Coelho, Allan da Silva; Malafatti, Fernanda
|
| |
| · Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo; Catrinck, Isabela Maria Oliveira; Magalhães, Sandy Aparecida Barbosa
|
| |
| · O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo Lima, Iranete Maria da Silva; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Souza, Dileno Dustan Lucas de
|
| |
| · A liberação freiriana do sujeito na Educação Matemática Transcomplex Descolonial Rodríguez, Milagros Elena
|
| |
| · Paulo Freire: um pensador das favelas em demanda no Sul Maestre, José Gregorio Lemus
|
| |
| · O legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade Tomelin, Nilton Bruno; Rausch, Rita Buzzi
|
| |
| · O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática Nascimento, Francisco Jeovane do; Castro, Eliziane Rocha; Leite, Luciana Rodrigues; Lima, Maria Socorro Lucena
|
| |
| · A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular Pontual, Pedro de Carvalho; Machado, Maria Auxiliadora Delgado
|
| |
| · Paulo Freire em Abya Yala: denúncias e anúncios de uma epistemologia decolonial Loureiro, Camila Wolpato; Moretti, Cheron Zanini
|
| |
| · A força da palavra dos vulnerabilizados pela desigualdade social: Paulo Freire e comunidades ribeirinhas no Marajó Carmo, Eunápio Dutra do; Carmo, Éder Dutra do
|
| |
| · Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência Holleben, India Mara Aparecida Dalavia de Souza
|
| |
| · Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências? Dias, Maria José da Silva; Pesce, Lucila
|
| |
| · Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão Peixoto, Jociene Santos; Guerra, Tiago Cavalcante
|
| |
| · Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire: suscitando diálogos e reflexões a partir de experiências em/com Educação Busquet, Líbia da Silva Soares; Oliveira, Carlos César de; Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de; Morais, Jacqueline de Fatima dos Santos
|
| |
Entrevista |
| |
| · Atualizando as ideias críticas no século XXI para lutar contra a máquina neoliberal: entrevista com o professor Henry Giroux Figueiredo, Gustavo de Oliveira; Siqueira, Vera Helena Ferraz de; Silva, Andréa Costa da
|
| |
| · Entrevista com Peter McLaren Discussões radicais e esperançosas sobre tempos de brutal conservadorismo - caminhos de luta e transformação à luz de Paulo Freire Paula, Lucimara Cristina de
|
| |
| · Uma história de pioneirismo: entrevista com a Professora Maria Piedade Resende da Costa Costa, Maria Piedade Resende da; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; Rocha, Luiz Renato Martins da
|
| |
Resenhas |
| |
| · CAMPOS, Névio de; MONTANER, Gerardo Garay. (org.). Os intelectuais em contextos nacionais e internacionais: campos, fronteiras e disputas. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. 461 p. Floriano, Jaine dos Santos
|
| |
| · Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas Teixeira, Odiméia; Machado, Alessandro Alves; Ferreira, Fernanda Mendes
|
| |
Seção Temática: Ética e pesquisa em Educação: novas investigações |
| |
| · Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro Savi Neto, Pedro; Fare, Mónica de la; Nascimento, Inês
|
| |
| · Ética em Pesquisa nas dissertações e teses da área de Educação: um olhar para a região Nordeste Nunes, João Batista Carvalho
|
| |
Memória |
| |
| · Paulo Freire na UEPG
|
| |