Artigos |
| |
| · Um olhar sobre a relação professor-aluno Mapuche na educação intercultural em La Araucanía, Chile Arias-Ortega, Katerin; Castro, Valentina; Zuccone, Ángela
|
| |
| · Atitudes dos estudantes da Faculdade de Educação (Kosovo) sobre a prática pedagógica na sua formação Avdiu-Kryeziu, Shqipe; Kryeziu, Veli
|
| |
| · Propostas para o ensino na Educação Especial: contribuições do campo acadêmico brasileiro Casagrande, Rosana de Castro; Oliveira, Jáima Pinheiro de
|
| |
| · Professores universitários de disciplinas CTS: percepções dos alunos sobre a melhora do ensino Pérez-Robles, Antonio; Delord, Gabriela; Pérez-Rodríguez, Noelia; Al-Lal, Soraya Hamed
|
| |
| · Avaliação formativa, uso das TIC e articulação curricular na carreira de pedagogia filosófica e nos cursos de filosofia do ensino médio ou secundário no Chile Lombardo-Bertolini, Patricio; Pizarro-Herrmann, Álvaro; Herrera-Urízar, Gustavo; Cisternas-Negrete, Souly
|
| |
| · Aprendizagem Baseada em Modelagem assistida com Inteligência Artificial em Ciências Naturais: proposta de intervenção neurodidática Flores, Ricardo Alberto Reza; Peña, Marco Antonio Guemez
|
| |
| · A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022) Schneckenberg, Marisa; Amar, Hernán Mariano; Gorostiaga, Jorge Manuel
|
| |
| · Trajetória acadêmica e de carreira de universitárias grávidas ou com filhos(as) Barros, Leonardo de Oliveira; Reis, Andreza Nathielly Batista
|
| |
| · Uma análise sobre como se configuram rigor metodológico e confiabilidade na pesquisa qualitativa em teses e dissertações em áreas biomédicas e não-biomédicas no período 2008-2018 Barros, Valquiria S.; Vasconcelos, Sonia Maria Ramos
|
| |
| · O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos Politécnicos Vieira, Josimar de Aparecido; Ferreira, Liliana Soares
|
| |
| · Desigualdades educativas durante o ensino à distância de emergência por COVID-19: uma revisão sistemática Torres, Ana María; Moreno-Medina, Irene; Fuentes, Sergio Sánchez
|
| |
| · Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as Guesser, Silvia Zimmermann Pereira; Hobold, Márcia de Souza
|
| |
| · Revisitando conceitos e dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes: o Amazonas em debate Oliveira, Márcio de; Cavalcanti, Francisca Maria Coelho; Nascimento, Jefferson Araújo do
|
| |
| · Experiência, formação e atuação docente: representações da ginástica ao longo da vida de professores de Educação Física escolar Heinen, Eduarda Heydt; Oliveira, Lucas Machado de; Boaventura, Patrícia Luiza Bremer; Pizani, Juliana
|
| |
| · Um retrato das matrículas de estudantes da Educação Especial e da educação de surdos, surdocegos e deficiência auditiva: da Educação Básica à Educação Superior Rocha, Luiz Renato Martins da; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de; Prieto, Rosângela Gavioli
|
| |
| · Profanação e autopoiese: dinâmicas formativas como vivências éticas em âmbito educativo Strieder, Roque; Girardi, Aracéli; Benvenutti, Dilva Bertoldi
|
| |
| · Gestão educacional intercultural bilíngue em instituições rurais peruanas em tempos de Covid-19 Torres-Acurio, Julissa; Turpo-Chaparro, Josue Edison
|
| |
| · Processos educativos emancipatórios, aprofundando o diálogo inadiável com os movimentos contra hegemônicos Fernandes, Maria Lidia Bueno; Patiño, Kathia Núñez; Gozález, Martín Plascencia
|
| |
| · Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização Santos, Maria Caroline Cavalcante dos; Ribeiro, Maria Edilene da Silva
|
| |
| · Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks Machado, Lucas Antunes; Caprara, Bernardo Mattes
|
| |
| · Quebrando barreiras e ampliando vozes: a ciência na era da equidade de gênero Martín-Gutiérrez, Ángela; Valencia-Olivero, Nelcy Yoly
|
| |
| · Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão Lelis, Diego Andrade de Jesus; Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos; Zoppo, Beatriz Maria
|
| |
| · As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente Morais, Joelson de Sousa; Pereira, Francisca Eudeilane da Silva
|
| |
| · O Pibid como política pública de iniciação à docência: um olhar para os processos formativos na escrita narrativa Brito, Fernanda de Jesus Santos; Ferreira, Luciana Haddad; Pucci, Renata Helena Pin
|
| |
| · O que pensam e o que sabem os futuros professores sobre o uso da calculadora no Ensino Fundamental? García-Lázaro, Desiré; Arnal-Bailera, Alberto; Beltrán-Pellicer, Pablo
|
| |
| · Conclusão e evasão de estudantes universitários em cursos MOOC: análise sob a perspectiva dos benefícios Ceballos, Salvador Ponce; López, Karla Maria Díaz; Mexía, Paul Yitzen Ruelas
|
| |
| · Os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/Plásticas Borges, Adilson de Souza; Delgado, Ana Cristina Coll
|
| |
| · Saberes docentes dos professores de Atendimento Educacional Especializado na Universidade do Estado de Santa Catarina Godinho, Patrícia Alves; Pasqualli, Roberta
|
| |
| · Territórios, linhas e práticas corporais: a dimensão geomorfológica da Educação Física escolar Lopes, João Pedro Goes; Vieira, Rubens Antonio Gurgel
|
| |
| · Referências para avaliação de professores na Educação Básica: o caso do México Vazquez-Rodriguez, Oscar; Serrano, Edna Luna
|
| |
| · Implicações educacionais da incorporação de técnicas interativas contemporâneas no currículo Seifullina, Bayan S.; Shokybayev, Zhenis A.
|
| |
| · Autoavaliação da escola: entre o exercício da democracia participativa e o simples exercício burocrático Carvalho, Maria João de; Folgado, Cristina
|
| |
| · Associativismo, participação e desenvolvimento comunitário durante a pandemia: um estudo na cidade do Porto Campos, Aida Lorenzo; Villar, Belén Caballo
|
| |
| · Educação e linguagem: notas sobre o aprendizado e a realidade Schlesener, Anita Helena
|
| |
| · Validação de escala para mensuração da perspectiva de gênero na Educação Superior Gavilanes, Magdalena Emilia Ordóñez; Ullauri, María del Cisne Aguirre; Reinoso, Johanna Rosali Reyes; Aguirre, María Cristina Useche; Iñiguez, Enma Alexandra Espinosa; Benavides, Diego Aquiles Heras
|
| |
| · Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível Martins, Erika Moreira
|
| |
| · Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e Matemática Nunes, Nelson da Silva; Antonelli-Ponti, Mayra; Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante; Silva, Alan Pedro da
|
| |
| · Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura Nakanichi, Claudia; Silva, Michael Santos; Furlanetto, Ecleide Cunico
|
| |
| · Aportes epistemetodológicos de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional Stremel, Silvana
|
| |
| · Plano Nacional de Educação e universalização do Ensino Médio: direito protelado Costa, Gilvan Luiz Machado; Geraldi, Deivid Vitoreti
|
| |
| · Formação e prática docente na Educação Infantil: políticas e oportunidades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita Pereira, Julia Scalco
|
| |
| · Práxis pedagógica de professores que ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais Silva, Alessandra Aparecida dos Reis; Lübeck, Marcos
|
| |
| · Análise do direito à educação no Chile: o desafio pendente González, Emanuel Arredondo; Garmendia, Luis María Naya; Balsera, Paulí Dávila; Matías, Muñoz Montané
|
| |
| · Itens objetivos do componente específico do Enade 2021 (Bacharelado em Geografia): análise de distratores-atratores Dantas, Lucas Andrade; Martins, Maria Inês
|
| |
| · Perspectivas avaliativas de professores de Ciências em instituições de ensino médio: um estudo de caso Gonzales-Miñán, Milagros; Turpo-Gebera, Osbaldo; Zavala, Rocío Díaz; Cruz, Kevin Laura-De la
|
| |
| · Sistema educacional brasileiro: universidades de excelência à luz dos rankings acadêmicos nacionais Wandercil, Marco; Ganga-Contreras, Francisco; Calderón, Adolfo Ignacio; Abello-Romero, Juan; Araya-Castillo, Luis; Martín, Walter Sáez San
|
| |
| · Desigualdades vinculadas às tecnologias de informação e comunicação (TIC): diferenças entre escolas de gestão públicas e privadas em Bahía Blanca, Argentina Achwal, Mariano Anderete; Formichella, María Marta
|
| |
| · Remição de pena pela leitura em ambiente extramuros: apontamentos e relato de experiência a partir do Projeto de Extensão Asas à Leitura Silveira, Felipe Lazzari da
|
| |
| · O ataque estratégico do neoliberalismo à educação: educação domiciliar Melo, Sthéfany Araújo; França, Robson Luiz de; Lima, Kênia Aparecida de; Marques, Welisson
|
| |
| · A proposta do “ICMS Educação” como política de indução de melhoria da qualidade da educação pública: riscos e desafios à inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial Segabinazzi, Marília; Rocha, Juliane Gonçalves
|
| |
| · Políticas de formação de professoras e professores na Amazônia paraense: limites, contradições e possibilidades nos programas de Residência Pedagógica e Pibid Silva, Hellen do Socorro de Araújo; Costa, Maria da Conceição dos Santos; Hage, Salomão Antônio Mufarrej
|
| |
| · Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe Caçador, Helena; Lopes, Betina; Galupa, Rafael; Santos, Olga
|
| |
| · Maria Apparecida Fernandes Vieira Pinto, escriturária e exilada política: hermenêutica feminista de rastros biográficos Gonzatto, Rodrigo Freese; Campagnaro, Sara; Eggert, Edla
|
| |
| · Fomento à cultura escolar colaborativa e inclusiva em uma escola municipal paulista Mendes, Enicéia Gonçalves; Costa, Juliane Dayrle Vasconcelos da; Silva, Márcia Altina Bonfá da; Pedroso, Cristina Cinto Araujo
|
| |
| · Principais regimentos e leis da biblioteca escolar: Brasil e Amazonas Silva, Lívia Sousa e; Medeiros, Adriana Francisca de
|
| |
| · Quem são os professores de adultos nas prisões portuguesas e como eles constroem o seu saber? Loureiro, Armando Paulo Ferreira; Ribeiro, Nuno Manuel Oliveira
|
| |
| · Professora sim, tia não? Uma proposta de profissionalização da educação infantil a partir da teoria feminista Falabella, Alejandra; Poblete-Núñez, Ximena; Lagos-Serrano, María José; Rojas, María Teresa
|
| |
| · Formação para a docência no Ensino Superior a partir do Lesson Study Richit, Adriana; Loss, Adriana Salete; Breda, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís
|
| |
| · Imagens subjetivas de realidades objetivas: o que estamos fazendo com o nome de curricularização da extensão? Teo, Carla Rosane Paz Arruda; Alves, Solange Maria
|
| |
| · Absent voices of the students and belittled bodies. Spaces of appearance as a chance for inclusión Recio, Rosa Vázquez
|
| |
| · Formação de Educadores Ambientais (FEA) no Programa Cultivando Água Boa (CAB): construções coletivas e subjetivas Klunk, Luzia; Mazzarino, Jane Marcia; Turatti, Luciana
|
| |
| · Experienciando a formação continuada de professores de Química do Ensino Superior Quadros, Ana Luiza de; Corrêa, Roberta Guimarães
|
| |
| · O conceito Bio-sócio-psico-filosófico de Educação Física de Inezil Penna Marinho: um discurso pedagógico para o Método Nacional (1943-1944) Stec, João Pedro; Lezan, João Pedro; Silva, Marcelo Moraes e; Moro, Vera Luiza
|
| |
| · Formação inicial de professores no Brasil e Portugal: uma investigação qualitativa em tempos de pandemia Unglaub, Tânia Regina da Rocha; Pereira, Cléia Demétrio; Lopes, Betina da Silva
|
| |
| · O ensino de Matemática em uma perspectiva dialógica: um curso sobre a Educação de Jovens e Adultos para licenciandos Almeida, Aline Marinho de; Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama
|
| |
| · A relação teoria e prática: pressupostos da práxis para a formação continuada de professores da Educação Infantil Peroza, Marilúcia Antônia de Resende
|
| |
| · Desigualdade social na educação pública no período da pandemia da covid-19: análise de produções da área da Educação Ribeiro, Camila de Souza; Darcoleto, Carina Alves da Silva
|
| |
| · A pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEPG) de 2010 a 2024: um panorama das produções sobre Educação Física Escolar e Formação de Professores Madrid, Silvia Christina de Oliveira
|
| |
| · Desenvolvimento da escrita colaborativa: desafios de sua implementação por meio de ferramentas digitais Ríos, Claudine Glenda Benoit
|
| |
| · Impacto da Tradição Oral na Área Comunicativa do Ensino Básico Almiron, Abraham Ermitanio Huaman; Landeo, Angel Hector Gomez; Gonzales, Sully Rivadeneyra
|
| |
| · Políticas de reforma do regime acadêmico da educação secundária obrigatória e novas formas de regulação das trajetórias escolares: um estudo em escolas de modalidade técnica em Córdoba, Argentina Maturo, Yanina Débora; Bocchio, María Cecilia
|
| |
| · Fluxos e movimentos da política de avaliação da pós-graduação no Brasil na última década Hostins, Regina Célia Linhares
|
| |
Seção temática: Ética e integridade acadêmica e científica |
| |
| · Apresentação da Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica Mainardes, Jefferson; Forgas, Rubén Comas
|
| |
| · Desmascarando periódicos predatórios em ciências da educação: um estudo sobre prevalência, características e visibilidade Comas-Forgas, Rubén; Álvarez-García, Olaya; Cerdà-Navarro, Antoni
|
| |
| · Percepções da integridade no ensino universitário: perspectiva dos alunos Caballero, Maritza Minelli Briceño
|
| |
| · Integridade acadêmica na formação inicial de professores: uma revisão da literatura Adillón, Maria Vallespir; Bellón, Eva María Espiñeira; Cantero, Jesús Miguel Muñoz; Forgas, Rubén Comas
|
| |
| · Strategies for the prevention and approach of academic dishonesty practices in the university context: proposals from the student's perspective Céspedes, Jensy Campos; Chavarría, Benjamín Campos
|
| |
| · Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa Muthanna, Abdulghani; Chaaban, Youmen; Qadhi, Saba
|
| |
| · Inteligência Artificial: entre riscos e potencialidades Gallent-Torres, Cinta; Romero, Begoña Arenas; Adillón, María Vallespir; Foltýnek, Tomáš
|
| |
| · Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários Soares, Ademilson de Sousa; Mendes, Débora Suzane Gomes; Rennó, Giovanna Vargas Consoli; Silva, Guilherme Henrique Calais; Barbosa, Juliana; Amaral, Paula Mendes Costa
|
| |
Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores |
| |
| · Editorial: Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores Alarcón-Leiva, Jorge; Alves, Andréia Vicência Vitor; Alves, Andressa Gomes de Rezende; Torterolo, Mariela Questa; Techera, Andrea Tejera
|
| |
| · As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública Leonardo, Francisco Morilhe
|
| |
| · Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem Sousa Sobrinho, Aysllan de; Cavalcanti, Cacilda Rodrigues
|
| |
| · Colaboração e liderança compartilhada: chaves para a melhoria da educação profissional de nível médio no Chile Jara, Armando Rojas; Cabrera, Óscar Maureira; Figueroa, Luis Ahumada; Muñoz, Erick Vidal
|
| |
| · Transformação educacional no Uruguai: análise de documentos marco para a Educação Básica Questa-Torterolo, Mariela; Techera, Andrea Tejera
|
| |
| · A proposta de Estatuto Único do Professor na Colômbia na Educação Básica, Secundária e Secundária: Uma comparação com os Estatutos Atuais Pérez, Jhan Carlos Herrera; Londoño, Efraín Darío Ochoa; Zuluaga, Jefferson Tello
|
| |
| · O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS Viegas, Elis Regina dos Santos; Domingues, Alex Torres
|
| |
| · Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos Alves, Andrêssa Gomes de Rezende; Bigarella, Nadia
|
| |
| · Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa; Sanabria, Alba Maria Bethania Sanchez
|
| |
| · Gestão educativa e satisfação profissional dos professores em instituições educativas da região de Ayacucho, Peru Quispe-Morales, Rolando; Quispe, Pedro Huauya; Cruz, Alejandro Huamán De La
|
| |
| · A política de ensino gratuito no Chile 2015-2020: fatores relacionados à substituição de taxas na oferta privada Carrasco-Bahamonde, Juan Antonio; Quiero-Bastías, Máximo
|
| |
| · Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos Cesar, Leide Patrícia da Silva; Lins, Rafaella Rosa dos Santos; Moi, Raysa Soares; Azevedo, Jefferson Manhães de
|
| |
| · A escolha de dirigentes nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: um olhar sobre a legislação Duquini, Mônica Melo; Santos, Catarina Cerqueira de Freitas; Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva
|
| |
| · Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai Cruz, Francisca da Silva; Teixeira, Liziana Arâmbula; Silva, Thaise da
|
| |
| · Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica Alves, Andréia Vicência Vitor; Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
|
| |
| · Os Conselhos e os Fóruns de Educação nas relações intergovernamentais: políticas e planejamento educacional Oliveira, Regina Tereza Cestari de; Scaff, Elisangela Alves da Silva
|
| |
| · Saúde ocupacional de docentes que atuam na Educação Básica: uma questão para as políticas educacionais brasileiras Freitas, Vinicius da Silva; Hansel, Tiago Fernando; Abreu, José Roberto Gonçalves de; Vieira, Maurício Aires; Santos, Adelcio Machado dos
|
| |
| · Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul Garcia, Yara Ligia Bambil Daros; Alaniz, Érika Porceli
|
| |
| · Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado? Lima, Tamara de; Leite, Yoshie Ussami Ferrari
|
| |
Resenhas |
| |
| · TIRIBA, Léa. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. São Paulo: Paz & Terra, 2021. 308 p. Polli, Bianca; Camargo, Daiana
|
| |
| · BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (org.). Pesquisa em Políticas Educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2024. 477 p. Marcondes, Maria Inês; Cunha, Viviane Peixoto da
|
| |
Entrevista |
| |
| · Educação e racismo: o contexto colonial português e os resquícios na atualidade - entrevista com Patrícia Ferraz de Matos Matos, Patrícia Ferraz de; Weber, Maria Julieta
|
| |
Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública! |
| |
| · Ainda disciplinas? Por quê? - Pensar essas questões com os cotidianos Alves, Nilda
|
| |
| · Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação Rodrigues, Minna Gondim Marques; Pérez, Carmen Lúcia Vidal
|
| |
| · Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal) Leite, Carlinda; Rodrigues, Sónia Valente; Teixeira, Diana Neves
|
| |
| · A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente Ivenicki, Ana; Carvalho, Érika Loureiro de; Gonçalves, Adriana do Carmo Corrêa
|
| |
| · Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas” Oliveira, Inês Barbosa de; Reis, Graça Regina Franco da Silva
|
| |
| · Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares Esteban, Maria Teresa; Oliveira, Joana Paula dos Santos Gomes de; Armaroli, Luana
|
| |
| · Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores Estevinho, Lucia de Fatima Dinelli; Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
|
| |
| · Três tardes (Ou contar histórias é enfrentar genocídios!) Süssekind, Maria Luiza
|
| |
| · Apresentação do dossiê - As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública! Assane, Adelino Inácio; Rodrigues, Ana Cláudia da Silva; Ferraço, Carlos Eduardo; Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de; Honorato, Rafael Ferreira de Souza
|
| |
Homenagem |
| |
| · Homenagem à Betty Antunes de Oliveira Saviani, Dermeval
|
| |
Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024) |
| |
| · Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): caminhos e descaminhos de uma escola de formação de professores Subtil, Maria José Dozza
|
| |
| · Cesar Prieto Martinez: o percurso da educação escolar e a modernização (1920-1924) Palhano, Isabel Castilho; Nascimento, Maria Isabel Moura
|
| |
| · Documento: Jornal “Normalista” (1958) Secundária, Órgão da Escola Normal
|
| |
| · Documento: Instituto de Educação de Ponta Grossa: Resumo histórico (1966)
|
| |
| · Documento: Histórico do Instituto Estadual de Educação: Professor Cesar Prieto Martinez (1970)
|
| |
| · Documento: Atas do Jardim da Infância - Anexo da Escola Normal de Ponta Grossa (1926-1930)
|
| |
| · Documento: A Instrução Pública no Paraná - Entrevista com o Professor Cesar Martinez (1923)
|
| |
| · Documento: A Instrucção publica no Paraná (Entrevista) Martinez, Cesar Prieto
|
| |
| · Discurso da Profª Dra. Maria do Rosário Knechtel na solenidade comemorativa do Centenário do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, no dia 27 de fevereiro de 2024
|
| |
| · Homenagem da Profª Maria Eulina dos Santos Schena no Jubileu de Ouro do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1974)
|
| |
| · Relatório da Escola Normal Primária de Ponta Grossa, apresentado ao Exmo Snr. Dr. Hostilio Cezar de Souza Araujo, DD. Diretor Geral do Ensino pelo Prof. Roberto Emilio Mongruel, director (1928) Mongruel, Roberto Emilio
|
| |
| · Documento: Jornal “O Educandário” (1934)
|
| |
| · Cesar Prieto Martinez e as Exposições Escolares no Centenário da Independência - 1922 Castro, Fátima Branco Godinho de
|
| |
| · Cesar Prieto Martinez e a reforma educacional paranaense debatida na Gazeta do Povo: organização/uniformização do aparelho escolar e a formação de professores (1920-1924) Silva, José Ricardo Skolmovski da; Machado, Maria Cristina Gomes; Schelbauer, Analete Regina
|
| |
| · Apresentação do Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024) Mainardes, Jefferson; Mayer, Elaine Aparecida; Stremel, Silvana
|
| |
| · Documento: O que o Paraná tem feito nestes ultimos 2 annos (1922): “Da memoria apresentada ao Exmo. Dr. Secretário Geral de Estado pelo Snr. Inspector Geral do Ensino”. Martinez, Cesar Prieto
|
| |
| · Resenha: PINTO, Carmen Lúcia de Souza; MAINARDES, Jefferson; MIRANDA, Lindamar de Fátima Galiotto (org.). Biografias de diretores e diretoras: Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez. 2. ed. rev. e ampl. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024. 170 p. Mayer, Elaine Aparecida
|
| |
Seção Temática: Centenário de Basil Bernstein (1924-2024) |
| |
| · Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein Ferreira, Sílvia; Neves, Isabel Pestana
|
| |