História e Filosofia da Educação |
| |
| · A biblioteca escolar e as crianças: novos conceitos, velhos desafios Nunes, Maristela Aparecida; Lira, Aliandra Cristina Mesomo; Gehrke, Marcos
|
| |
| · Ensino e aprendizagem: educação como encontro inter-humano em Rogers e Morin Chaves, Nery Charlon Ribeiro; Cheiram, Maryeli Corrêa; Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa; Alves, Marcos Alexandre
|
| |
| · A Escola Nova no Chile: relação com as organizações docentes e com a conformação de um sistema educativo democrático Escudero, Jaime Caiceo
|
| |
| · O eixo história da educação no Educere (2008-2017) Ribeiro, Alexandra Ferreira Martins; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; Alflen, Adriana Ferreira Martins
|
| |
| · O clássico e os valores universais: uma discussão a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica Ferreira, Carolina Góis; Duarte, Newton
|
| |
| · Teorias pedagógicas e o processo de internalização dos valores morais Vieira, Juliana Santos Monteiro; Feldens, Dinamara Garcia
|
| |
| · Profissionalização docente no Equador: uma experiência de justiça e inclusão social Pérez-Morales, Patricia; Zambrano-Vacacela, Luis Leonardo; Mejía-Vera, Johanna Grace
|
| |
| · O Direito Civil em ‘Rosaura, a enjeitada’ de Bernardo Guimarães: “[...] problema eterno e insolúvel [...]” Mesquita, Ilka Miglio de; Santos, Luzinete Rosa dos; Santos, Gustavo dos
|
| |
| · Eficiência pedagógica e o projeto desenvolvimentista brasileiro: fundamentos de uma ‘neodocência’ no ensino secundário Sfredo, Marta Luiza; Silva, Roberto Rafael Dias da
|
| |
| · Mundo problemático e os desafios de organização da experiência educativa nos problemas complexos incertos Campos, Ibrahim Camilo Ede; Lima, Walter Matias
|
| |
| · Desenhos animados no ensino de história: a idade média em ‘Gato Félix’ e ‘Três Espiãs Demais’ Lima, Douglas Mota Xavier de
|
| |
| · Concepções de gestão democrática nas políticas educacionais da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (1990 a 2010) Gasparelo, Rayane Regina Scheidt; Ganzeli, Pedro
|
| |
| · Um mergulho no silêncio: o mistério da aula de História Torelly, Gabriel; Pereira, Nilton Mullet
|
| |
| · Ensino da arte em cursos de pedagogia: a busca pela formação humana Birck, Rosemeri
|
| |
| · O desafio de significar o passado: o ensino da história medieval no Brasil Bastos, Mário Jorge da Motta
|
| |
| · Hermes, o logos e a educação de um jovem romano: uma análise do Epítome das tradições teológicas dos gregos, Lucius Annaeus Cornutus (Século I d. C.) Arantes Junior, Edson
|
| |
| · A Revista Retratos da Escola no contexto da formação política pedagógica dos professores Cardoso, Cristina; Gouveia, Andréa Barbosa
|
| |
| · História Antiga para quê? Possibilidades entre Ensino e Entretenimento por meio de jogos digitais Rossi, Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho; Bondioli, Nelson de Paiva
|
| |
Formação de Professores e Políticas Públicas |
| |
| · E-book: elaboração e suas potencialidades Sápiras, Fernanda Schuck; Bayer, Arno
|
| |
| · Mídias digitais e produção audiovisual na disciplina de Espanhol como língua estrangeira: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico Carvalho, Márcio Palácios de; Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto
|
| |
| · Educação infantil e educação física na perspectiva interdisciplinar: (im)possibilidades Brostolin, Marta Regina; Moraes, Claudia Diniz de
|
| |
| · A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática Batista, Antonia Naiara de Sousa; Pereira, Ana Carolina Costa
|
| |
| · A Teoria da Atividade de Leontiev e o Professor Reflexivo de Donald Schön: reflexões sobre a formação de professores Yaegashi, Solange Franci Raimundo; Shigunov Neto, Alexandre; Ruiz, Nathália Fafarão; Gasparin, João Luiz
|
| |
| · Recordações de maus-tratos escolares em alunos universitários Crochick, José Leon; Dias, Marian Ávila de Lima; Ferber, Horacio Martin
|
| |
| · Uma perspectiva sobre a aprendizagem e atividade do professor de matemática: um ponto de vista derivado da Didática Profissional (DP) Alves, Francisco Regis Vieira
|
| |
| · A ‘compreensão’ em Wittgenstein: repercussões no ensino de ciências e de matemática Almeida, Lourdes Maria Werle de; Seki, Jeferson Takeo Padoan
|
| |
| · Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Piedade, Juliane de Almeida; Milbradt, Carla
|
| |
| · Narrativas sobre uma formação docente com/para as tecnologias: implicações nas práticas dos professores Arguelho, Miriam Brum; Paniago, Maria Cristina Lima
|
| |
| · Mlearning in a mobile world: an analysis of the scientific production of mlearning in the context of language education Fluminhan, Carmem Silvia Lima; Fluminhan Júnior, Antonio; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Schlünzen Junior, Klaus
|
| |
| · Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior Ribeiro, Iara Margolis; Correia, Walter Franklin Marques; Campos, Fábio
|
| |
| · Chaves e processo para configurar a identidade do ‘docente educador’ desde a formação inicial Blanchard, Mercedes; Procópio, Leandra Fernandes
|
| |
| · Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco Freitas, Vinícius Adriano de; Galuch, Maria Terezinha Bellanda
|
| |
| · A iniciação profissional docente e sua relação com a dimensão emocional Nogaro, Arnaldo; Fussinger, Luana; Wisniewski, Miriam Salete Wilk
|
| |
| · Uma comparação entre mídias analógicas e digitais no ensino da Engenharia Carvalho, Gisele Lopes de; Fulgêncio, Vinicius Albuquerque; Iannicelli, Ana Carolina Puttini
|
| |
| · Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (tpack) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática Assis, Mário dos Santos de; Vieira-Santos, Joene
|
| |
| · A recepção da arte como âmbito de conhecimento e aprendizagem em a Base Nacional Comum Curricular Díaz, Hamlet Fernández
|
| |
| · O panorama dos estudos que enfocam o protagonismo de intelectuais negras nas produções científicas do campo da Educação (2010-2019) Silva, Ivanderson Pereira da; Dias, Alfrâncio Ferreira
|
| |
| · Formação do profissional da educação básica para atuação na gestão escolar: uma análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do Ceará e do Rio Grande do Norte Medeiros, Emerson Augusto de; Araújo, Osmar Hélio Alves; Fortunato, Ivan
|
| |
| · Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987) Carvalho, Scarlett O’hara Costa; Fialho, Lia Machado Fiuza; Lima, Ana Michele da Silva
|
| |
| · Mecanismos de enfrentamento (coping) na Educação ante a pandemia de COVID-19: adoção de tecnologias, impactos psicológicos e novos paradigmas ensino-aprendizagem Rondina, Regina de Cássia; Silva, Rafaela Carolina da; Ramos, Sonia Maria Petitto; Zocarato, Clayton Alexandre
|
| |
| · Desafios e aprendizagens do diálogo e da profissão: com a fala os/as professores/as da educação básica Costa, Elisangela André da Silva; Pimenta, Selma Garrido
|
| |
| · A formação de professores como atribuição do orientador pedagógico - entre as atribuições e as teias do cotidiano Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral; Baptista, Alessandra Ribeiro; Ribeiro, Alexandre do Amaral
|
| |
| · Mediações da gestão educacional por meio dos sistemas estaduais de avaliação: o relatório CONSED (2017) como ‘arquitetura’ da construção de uma hegemonia para uma política de Estado Bufalo, Katia Silva; Ruiz, Maria José Ferreira
|
| |
| · Gestão colaborativa no contexto da educação prisional: límites e possibilidades dos processos formativos Silveira, Ana Lúcia Nobre da; Gadelha, Alesson de Oliveira; Martins, Elcimar Simão; Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
|
| |
| · Olhares sobre uma identidade em formação: O trabalho docente de professores atuantes na educação infantil universitária Rocha, Idnelma Lima da; Prado, Edna Cristina do
|
| |
| · Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no Brasil Rigue, Fernanda Monteiro; Corrêa, Guilherme Carlos
|
| |
| · A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’ Lira, Aliandra Cristina Mesono; Ribeiro, Débora; Dominico, Eliane; Nunes, Maristela Aparecida
|
| |
| · A formação de professores em Marrocos entre a educação universitária e a profissionalização: análise do conhecimento formal com base no saber docente Ouasri, Ali
|
| |
| · Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná Leite, Valter de Jesus; Novak, Maria Simone Jacomini; Faustino, Rosangela Célia
|
| |
| · A profissão de professor em foco: alguns fatores que dificultam a adesão à carreira docente Martins Neto, Rafael Izidoro; Pereira, Cláudio Alves
|
| |