Artigos |
| |
| · ENSINOS DE CIÊNCIAS INSURGENTES: AMBIENTALIZANDO CIÊNCIAS E EDUCAÇÕES MOLANO, JAVIER GIOVANNY SÁNCHEZ; ALMEIDA, ROSILÉIA OLIVEIRA DE
|
| |
| · LITERATURA INDÍGENA: ENTRE MEMÓRIAS CARVALHO, ELIANA MÁRCIA DOS SANTOS; SANTOS, RENATA LOURENÇO DOS
|
| |
| · LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS: O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GODKE, ANA VALÉRIA BISETTO BORK; SANTOS, CAROLINE DOS; GASPARELLO, EVELLYN; ALMEIDA, FABIANA VANESSA ACHY DE; LINDSTRON, JACQUELINE ANDREUCCI; RETORTA, MIRIAM SESTER; WATANABE, THAIS
|
| |
| · Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa OLIVEIRA, GRASSINETE C. DE ALBUQUERQUE; LESSA, ANGELA BRAMBILLA C. THEMUDO
|
| |
| · GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA FREITAS, SAVANA DOS ANJOS; ANDRADE NETO, AGOSTINHO SERRANO DE
|
| |
| · “TRABALHO DE FORMIGUINHA”: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM SEXUALIDADE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS ROTONDANO, ÉRICA VIDAL
|
| |
| · ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANCORANDO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ESTUDOS BAKHTINIANOS FENILLI, LAYS MAYNARA FAVERO; COSTA-HÜBES, TEREZINHA DA CONCEIÇÃO
|
| |
| · RETEXTUALIZAÇÃO: DO CURTA-METRAGEM À HISTÓRIA EM QUADRINHOS ROCHA, RENATA AMARAL DE MATOS; PORTO, CARLOS ROBERTO
|
| |
| · A EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA E SEUS LABIRINTOS: SOBRE RESISTÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E UTOPIAS STRECK, DANILO R.
|
| |
| · INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA BORRÁS, MIGUEL ÁNGEL AIRES; LOURENÇÃO, GUILHERME JORGE MARTINS; MERGULHÃO, RICARDO COSER
|
| |
| · INSTRUÇÃO EM COMPREENSÃO DE LEITURA NA SALA DE AULA: O QUE PODEMOS APRENDER COM METANÁLISES? CORSO, HELENA VELLINHO; NUNES, DÉBORA MAYER; ASSIS, ÉVELIN FULGINITI DE
|
| |
| · INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA COPPI, MARCELO; FIALHO, ISABEL; CID, MARÍLIA
|
| |
| · EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE SOBRE LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS EM DIFERENTES CONTEXTOS POLÍTICOS CASSIAVILLANI, THIENE PELOSI; ALBRECHT, MIRIAN PACHECO SILVA
|
| |
| · FATORES ASSOCIADOS À RETENÇÃO E INTENCIONALIDADE DE EVASÃO NOS CURSOS DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO CUNHA, JOÃO PAULO ALVES; SANTOS, LÍVIA GOIS DOS; TAVARES, THAÍS MARIA ARAÚJO; QUERINO, JOSEFA DE JESUS; ARAÚJO, DYEGO CARLOS SOUZA ANACLETO DE; BARROS, IZADORA MENEZES DA CUNHA; MESQUITA, ALESSANDRA REZENDE; BRITO, GISELLE DE CARVALHO
|
| |
| · RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO DA COMPETÊNCIA, AUTONOMIA E VÍNCULOS SOCIAIS E O DESINTERESSE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANISZEWSKI, ELLEN; HENRIQUE, JOSÉ
|
| |
| · DIMENSÕES POLÍTICA, CONTEXTUAL E DO CONHECIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA À LUZ DO PENSAMENTO BAKHTINIANO DECONTO, DIOMAR CARÍSSIMO SELLI; OSTERMANN, FERNANDA
|
| |
| · LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA FUSÃO DE FORÇAS SAAD, MAYTÊ ACHÉ; VÓVIO, CLAUDIA LEMOS
|
| |
| · REGULAÇÃO POR RESULTADOS E RECONFIGURAÇÕES EM ARRANJOS INSTITUCIONAIS ENDEREÇADOS AO GOVERNO DEMOCRÁTICO DA EDUCAÇÃO NARDI, ELTON LUIZ; LAGARES, ROSILENE; BEARZI, ANA ELICA
|
| |
| · METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUYLAERT, NAIRA; OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE; COSTA, PAULA ARAUJO DA
|
| |
| · NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE FRANCO, ALÉXIA PÁDUA; RAMOS, ALINE ALVES
|
| |
| · O AMBIENTE EDUCACIONAL PELAS LENTES DE UM GRUPO DE MENTORIA ENTRE PARES PARA ESTUDANTES DE MEDICINA CRUZ, BRUNA CAROLINA PEREIRA; COSTA, LÍDIA DUARTE; CAVALCANTI, ANA CAROLINA DAMASCENO; GONÇALVES, FERNANDA DOMINIQUE DE SOUZA; FARIA, MANUELLA COSTA DE MELO; OLIVEIRA, GRAZIELLA LAGE
|
| |
| · AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO REMOTO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NAS PRÁTICAS DOCENTES AURELIANO, FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES; QUEIROZ, DAMIANA EULINIA DE
|
| |
| · DEVIR UM CORPO VAGANDO: A EDUCAÇÃO E O CORPO NO PENSAMENTO DE TIM INGOLD PICH, SANTIAGO
|
| |
| · NOVOS TEMPOS, NOVAS PERSPECTIVAS: RESSIGNIFICANDO A ESCRITA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIDÁTICO-DIGITAL MARTINS, ANA PATRÍCIA SÁ; KERSCH, DOROTEA FRANK
|
| |
| · MARCHA E CONTRAMARCHA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ANDRADE, EDSON FRANCISCO DE
|
| |
| · PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SOUSA, JAILTON RODRIGUES DE; MACIEL, EMANOELA MOREIRA
|
| |
| · DAS FISSURAS ENTRE SER E DEVER SER: AUTORREFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALBINO, BEATRIZ STAIMBACH
|
| |
| · A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: 2016 a 2021 PELISSARI, LUCAS BARBOSA
|
| |
| · EDUCAÇÃO FÍSICA, FEMINILIDADES E UNIFORMES. O CASO DO DEPARTAMENTO DE CULTURA FÍSICA (1929-1946) DA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA (ARGENTINA) SCHARAGRODSKY, PABLO ARIEL; KOPELOVICH, PABLO
|
| |
| · ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR A CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO FERREIRA, EMANUELLE DA SILVA; PESSOA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES
|
| |
| · FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER KRONBAUER, LUIZ GILBERTO; FENSTERSEIFER, PAULO EVALDO
|
| |
| · PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO VITA, GILMAR FERREIRA; SANAVRIA, ARGEMIRO; EVARISTO, ALINE MARIA TOMAZ; ALMEIDA, ELIONAI RIBEIRO
|
| |
| · LEITURA COMO INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NOS CADERNOS DO PNAIC NÖRNBERG, MARTA; DIAS, MAURÍCIO CARDOSO; JÄGER, JOSIANE JARLINE
|
| |
| · O PROGRAMA DE PESQUISA DE MARTIN EGER: PRINCÍPIOS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS GALIAZZI, MARIA DO CARMO; SOUSA, ROBSON SIMPLICIO DE
|
| |
| · RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO LIZZI, MARIA SANDREANA SALVADOR DA SILVA; SFORNI, MARTA SUELI DE FARIA
|
| |
| · ASSOCIAÇÕES ENTRE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO E DESEMPENHO ARITMÉTICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL GÖRGEN, CAMILA OLIVEIRA; MINÁ, CAMILA SCHORR; CORSO, LUCIANA VELLINHO
|
| |
| · AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA SAVI NETO, PEDRO; NASCIMENTO, INÊS; FARE, MÓNICA DE LA
|
| |
| · IMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS NÖRNBERG, LUI; RESCHKE, MARIA JANINE DALPIAZ; GARCIA, JULIANA BITTENCOURT
|
| |
| · SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: AÇÕES E INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES GOMES, LUCÉLIA MARIA LIMA DA SILVA; LEITÃO, HELIANE DE ALMEIDA LINS; SANTOS, KYSSIA MARCELLE CALHEIROS; ZANOTTI, SUSANE VASCONCELOS
|
| |
| · CURRÍCULOS E SIGNOS ARTÍSTICOS EM TORNO DE UMA EDUCAÇÃO CONTRACULTURAL CARVALHO, JANETE MAGALHÃES; SILVA, SANDRA KRETLI DA
|
| |
| · APOSTAS FORMATIVAS DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM DIÁLOGO COM A PESQUISA CIENTÍFICA ANTIQUEIRA, LILIANE SILVA DE; PEREIRA, ELAINE CORRÊA; GALIAZZI, MARIA DO CARMO
|
| |
| · SENSIBILIDADE POLÍTICA E PERFORMATIVIDADE DA EDUCAÇÃO ÉTICA VALLE, LÍLIAN DO
|
| |
| · POLÍTICA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL PAULISTA SOB A NOVA GESTÃO PÚBLICA (1995-2018) JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; NASCIMENTO, IRACEMA SANTOS DO; STOCO, SERGIO
|
| |
| · EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE SILVA, NATANAEL CHARLES DA; ARAÚJO, MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE
|
| |
| · ATIVIDADE CRIADORA COLETIVA: UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE AZEVEDO, MARIA NIZETE DE; SMOLKA, ANA LUIZA BUSTAMANTE
|
| |
| · O ENSINO DE MATEMÁTICA NA REALIDADE PANDÊMICA: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEMARTINI, SUSANA SEIDEL; LARA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE
|
| |
| · FATORES ASSOCIADOS À EVASÃO DE CURSO NA UFRJ: UMA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA KLITZKE, MELINA; CARVALHAES, FLAVIO
|
| |
| · AS PEQUENAS ESCOLAS CRISTÃS DE LA SALLE: ORGANIZAÇÃO E TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNDAÇÃO ALVES, JHONATAN DIÓGENES DE OLIVEIRA; TOLEDO, CEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE
|
| |
| · O FINANCIAMENTO DA EJA NO FUNDEB: A POLÍTICA QUE REITEROU A NEGAÇÃO DO DIREITO CRUZ, ROSANA EVANGELISTA DA; SALES, LUÍS CARLOS; ALMEIDA, LUCINE RODRIGUES VASCONCELOS BORGES DE
|
| |
| · INTERAÇÃO DIALÓGICA COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR SURDOS SOUZA, CHRISTIANNE THATIANA RAMOS DE; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE
|
| |
| · PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIA MOTA, NATÁLIA SCHAUSST LIMA; GOIS, MARCOS LS
|
| |
| · DIFERENÇAS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS TERMOS “BRINCADEIRA” E “JOGO” NO BRASIL MELLO, MARIA APARECIDA
|
| |
| · UM PANORAMA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO MIRANDA, FREDERICO SEVERO; AMARAL, MARÍLIA ABRAHÃO
|
| |
| · A REORGANIZAÇÃO DO CONVÍVIO FAMILIAR COM CRIANÇAS EM PANDEMIA PELA COVID-19 NO BRASIL SOMMERHALDER, ALINE; ZANOTTO, LUANA; PENTINI, ANNA ALUFFI
|
| |
| · LEITURA ANTES E DEPOIS DA APOSENTADORIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS DE PROFESSORAS OLIVEIRA NETO, ANTÔNIO DURÃES DE; VELOSO, GEISA MAGELA
|
| |
| · FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL SILVA, VIVIAN MASSULLO; BRAGA, FABIANA MARINI; CARVALHO, AMANDA DE; MOREIRA, RAQUEL
|
| |
| · CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICO MIORALLI, PAULO CESAR; AVALLONE, ELSON
|
| |
| · INDICADORES DA TERCEIRA MISSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS PARA MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PARA A SOCIEDADE DASSOLER, FABIANA EDIER; TRIERWEILLER, ANDRÉA CRISTINA; FERENHOF, HELIO AISENBERG; KONRATH, ANDRÉA CRISTINA; VINCENZI, SILVANA LIGIA
|
| |
| · INSUBORDINAÇÕES CRÍTICAS DA INTELECTUALIDADE NEGRA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA ATUAÇÃO DO NEABI/CPII COUTINHO, GABRIELA DOS SANTOS; OLIVEIRA, TALITA DE; ARRUDA, DYEGO DE OLIVEIRA
|
| |
| · A BIOECOLOGIA DO AUTISMO: UMA ANÁLISE DOS RELATOS SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS QUE ATRAVESSAM O DESENVOLVIMENTO MELO, SANDRA CORDEIRO DE; LIMA, CAROLINA BARREIROS DE; BARBOZA NETTO, NATALIA; FERNANDES, JÉSSICA CRISTINA MASCARENHAS
|
| |
| · AS VISÕES GLOBAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS NO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA INEIA, ADRIANO; TURCHETTI, ROGÉRIO CORRÊA; PRIESNITZ FILHO, WALTER; DULLIUS, ANGELA ISABEL DOS SANTOS; ELLENSOHN, RICARDO MACHADO
|
| |
| · ENGAJAMENTO, DELIBERAÇÃO E INFORMAÇÃO: COMO OS ESTUDANTES PENSAM A DEMOCRACIA ELY, ISADORA GRAEFF BINS; COSTA, ANGELO BRANDELLI; BRASIL, MARINA VALENTIM
|
| |
| · AÇÕES AFIRMATIVAS E ESTRATIFICAÇÃO HORIZONTAL: COMPARAÇÃO ENTRE BÔNUS E LEI DE COTAS NA UFMG PAULA, GUSTAVO BRUNO DE; NONATO, BRÉSCIA FRANÇA; NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS
|
| |
| · ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL: UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA BRUM, ALISSOM ROBERTO; SCHMIDT, SARAÍ PATRÍCIA; SANTOS, VITÓRIA BRITO
|
| |
| · HABILIDADES COGNITIVAS PREDITORAS DO DESEMPENHO ARITMÉTICO DE CRIANÇAS DE 3º E 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOGUES, CAMILA PERES; JARDIM, FÁBIO DOS SANTOS; LIMA, ELIELSON MAGALHÃES; DORNELES, BEATRIZ VARGAS
|
| |
| · SÍNDROME DE BURNOUT, SATISFAÇÃO DE VIDA, AUTOESTIMA E OTIMISMO EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE O ENSINO REMOTO TOLEDO, LETÍCIA CAMPOS DE; CAMPOS, CAROLINA ROSA
|
| |
| · MODELO DE COMPETÊNCIA DOCENTE DIGITAL: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E DE LITERATURA PERIN, ELONI DOS SANTOS; FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE; COELHO, TAIANE RITTA
|
| |
| · GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL FRANCO, LUIZ GUSTAVO; MUNFORD, DANUSA
|
| |
| · AS NARRATIVAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SCOPING REVIEW DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE MORAES, BRUNA CAROLINE SOARES LOPES; DIAS, JULIANA ROCHA ADELINO; OLIVEIRA, ROGÉRIO CRUZ DE
|
| |
| · CÓDIGO DE ÉTICA PARA A PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DE EDUCADORES SILVA, PAULO FRAGA DA; ISHII, IONE; KRASILCHIK, MYRIAM
|
| |
| · REGULAÇÃO EMOCIONAL NO LOCAL DE TRABALHO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM PROFESSORES MORAIS, FRANCIANE ANDRADE DE; GONDIM, SÔNIA MARIA GUEDES; PALMA, EMANUEL MISSIAS SILVA
|
| |
| · CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA MORAIS, JOCASTA MARIA OLIVEIRA; OLIVEIRA, FRANCISCO THIAGO CHAVES DE; NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA; SOUZA, SARLENE GOMES DE
|
| |
| · CONVERSAS ENTRE PESQUISA E ORIENTAÇÃO: CAMINHANDO DE PÉS DESCALÇOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NICOLAIEWSKY, CLARISSA DE ARRUDA; GONÇALVES, TERESA N. R.
|
| |
| · DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19 SILVA, CAMILA LOPES DA; SANTOS, DAVID MOISES BARRETO DOS
|
| |
| · OS MANUAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NOVAES, RENATO CAVALCANTI; SOARES, ANTONIO JORGE CONÇALVES; TRIANI, FELIPE DA SILVA; TELLES, SILVIO DE CASSIO COSTA
|
| |
| · CICLOPEDALEIROS: PROCESSOS EDUCATIVOS DECORRENTES DA ESTRUTURAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA MECCA, ANDRÉIA CORDEIRO; GONÇALVES JUNIOR, LUIZ
|
| |
| · METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ENGENHARIA REIS, ALAN; ALVES, ALAINA; WENDLAND, EDSON CEZAR
|
| |
| · PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DE MULHERES PEIXOTO, ALINI SILVA; ROSA, MARCELO VICTOR DA; RIBEIRO, LEONARDO SILVA; SOUZA, GIOVANA MESTRINER DE
|
| |
| · DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T GUIMARÃES, PATRICIA BALDOW; MAGALHÃES, ANTÔNIO DE PÁDUA; OLIVEIRA, ALTAMIR FERNANDES DE
|
| |
| · CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA SILVA, FRANCISCO VIEIRA DA
|
| |
| · SAINDO DA “TORRE DE MARFIM”: A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA BASEADA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE PERASSOLI, ENAYTON; SILVA, ALEXANDRE RODRIGO NISHIWAKI DA
|
| |
| · O USO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 2009 E 2020 CELARINO, ANDRÉ LUIZ DE SOUZA; STOHR, MIGUEL ANGELO LARSSEN; BRESCIANI, KÁSSIA DANIELI; CADORIN, GUILHERME ANTONIO; GANHOR, JOÃO PAULO
|
| |
| · A EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SANTOS, SANDRO VINICIUS SALES DOS; BARROSO, FABIANA PINHEIRO
|
| |
| · INFÂNCIA E JUSTIÇA ESPACIAL: DESIGUALDADES INTER E INTRABAIRROS NO USO DA CIDADE POR CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA FERREIRA, VALÉRIA MILENA ROHRICH; FERNANDES, SONIA MARIA
|
| |
| · PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE: GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE GUIMARÃES, EDUARDO BARBOSA DE MENEZES; SILVA, IOLETE RIBEIRO DA; FERREIRA, ISABEL CRISTINA FERNANDES; ESPERANÇA, ANGELO CABRAL
|
| |
| · SOBRE METODOLOGIA E MÉTODOS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO DISCURSIVA EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO ENTRE ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA LAGO, LEONARDO
|
| |
| · NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO FORMADOR MOURA, JÓNATA FERREIRA DE; NACARATO, ADAIR MENDES
|
| |
| · A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE AO LONGO DE 20 ANOS (2002-2022) APÓS O RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRAS ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA; PASIAN, MARA SILVIA
|
| |
| · ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DISCIPLINA “ED707 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM” NOS DISCENTES LEITE, SÉRGIO ANTÔNIO DA SILVA; GASPARINI, ISABELLA LEÃO; DIAS, NATÁLIA MAZZILLI
|
| |
| · JUVENTUDE E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: SOBRE O NÃO LUGAR DE VESTIBULANDO SENKEVICS, ADRIANO SOUZA; CARVALHO, MARÍLIA PINTO DE
|
| |
| · PROFISSÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E REFERENCIAIS TEÓRICOS LOMBA, MARIA LÚCIA DE RESENDE; SCHUCHTER, LÚCIA HELENA
|
| |
| · FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS NA ESCOLA PÚBLICA: DA ESCOLHA ÀS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO NOGUEIRA, MARIA ALICE; RESENDE, TÂNIA DE FREITAS; COUTINHO, PRISCILA DE OLIVEIRA
|
| |
| · ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL Sena, Isael de Jesus; Pereira, Marcelo Ricardo; Lajonquière, Leandro de
|
| |
| · ENTRE EIXOS: FILOSOFIA NO ENEM A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN+) MACEDO, ESTER PEREIRA NEVES DE
|
| |
Resenha Avaliativa |
| |
| · LITERATURA PRODUZIDA POR POVOS INDÍGENAS GORETE NETO, MARIA
|
| |
| · PARECER AO ARTIGO “GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA” NO CONTEXTO DA CIÊNCIA ABERTA AMARAL, JULIANA DO
|
| |
| · MEMÓRIA, CONSCIÊNCIA E LITERATURA INDÍGENAS: VOZES REVELADAS SOUKI, JACQUELINE DINIZ OLIVEIRA
|
| |
| · GÊNEROS DISCURSIVOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E MULTILETRAMENTOS NA PESQUISA CRÍTICA COLABORATIVA ROCHA, CÉLIA APARECIDA
|
| |
| · PARECER AVALIATIVO REFERENTE AO ARTIGO “GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA” GOMES, ADRIELLY DA SILVA
|
| |
| · CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS: O DESFIO DE PRESERVAR A AUTORIA E A IDENTIDADE DA E NA ESCRITA ACADÊMICA NÖRNBERG, LUI; ZEN, GIOVANA CRISTINA
|
| |
| · CÓDIGO DE ÉTICA DOCENTE: UM NOVO INSTRUMENTO PARA FOMENTAR A ÉTICA OU MAIS UM INSTRUMENTO DE CONTROLE? FERREIRA, AURÉLIO ALVES
|
| |
| · O DEBATE SOBRE UM CÓDIGO DE ÉTICA PARA A PROFISSÃO DOCENTE SOARES, ADEMILSON DE SOUSA
|
| |
| · A FORMAÇÃO POLÍTICA DAS NOVAS GERAÇÕES COMO PROBLEMA DE ESTUDO GARRIDO, FELIPE ZURITA
|
| |
| · PARECER AVALIATIVO REFERENTE AO ARTIGO “ENGAJAMENTO, DELIBERAÇÃO E INFORMAÇÃO: COMO OS ESTUDANTES PENSAM A DEMOCRACIA” SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS
|
| |
| · SOBRE DOCÊNCIA, PROFISSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA LEAL, ÁLIDA ANGÉLICA ALVES
|
| |
| · CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL ARRUDA, DURCELINA PIMENTA
|
| |
| · REVISITANDO O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS, REFLEXÕES E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS CRUZ, SAYONARA RIBEIRO MARCELINO
|
| |
| · ENTRE O “MÉRITO” E A “VIRAÇÃO”: COMENTÁRIOS SOBRE O “NÃO LUGAR” DOS VESTIBULANDOS POBRES NA ANÁLISE DE ADRIANO SENKEVICS E MARÍLIA DE CARVALHO BONALDI, EDUARDO VILAR
|
| |
| · ASPIRAÇÕES JUVENIS PARA O ENSINO SUPERIOR REIS, JULIANA BATISTA DOS
|
| |
Dossiê Educação Infantil |
| |
| · Apresentação: Sobre o debate acerca da qualidade e da avaliação em Educação Infantil BONDIOLI, ANNA; MORO, CATARINA; BRANCO, JORDANNA CASTELO
|
| |
| · ARTIGO - AVALIAÇÃO DE CONTEXTO: ANÁLISE COLEGIADA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS MORO, CATARINA; BRANCO, JORDANNA CASTELO; CORSINO, PATRÍCIA
|
| |
| · ARTIGO - O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO PESQUISA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DA INFÂNCIA LICHENE, CLAUDIA
|
| |
| · ARTIGO - AVALIAÇÃO MISTA PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES E TENSÕES EM PRODUÇÃO COLETIVA SILVA, ANA PAULA SOARES DA; MACEDO, BIANCA OLIVEIRA DE; GUAL, LAURA RESENDE; STENCEL, LETICIA MICHELE; ALMEIDA, RAUL GOMES DE
|
| |
| · ARTIGO - A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CORRESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES FESTA, MEIRE; PINAZZA, MÔNICA APEZZATTO
|
| |
| · PALAVRA ABERTA - EDUCAÇÃO INICIAL: A DIFERENÇA ABISMAL ENTRE OLHAR ATENTAMENTE A CENA EDUCACIONAL E “AVALIAR” BRAILOVSKY, DANIEL
|
| |
| · ARTIGO - QUAL É O VALOR DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE? FALCIANO, BRUNO TOVAR; NUNES, MARIA FERNANDA REZENDE
|
| |
Errata |
| |
| · Errata
|
| |