ARTIGO |
| |
| · NOTAS PARA PENSAR OS SUJEITOS PERIFÉRICOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS BORBA, RODRIGO CERQUEIRA DO NASCIMENTO; SELLES, SANDRA ESCOVEDO
|
| |
| · SEIS DÉCADAS DE UM PROJETO DE PLENA DEMOCRATIZAÇÃO: REATUALIZANDO A ATUALIDADE BRASILEIRA COM PAULO FREIRE OLIVEIRA, LUIZ FERNANDO DE
|
| |
| · INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS POR MEIO DE ABORDAGENS HÍBRIDAS MENDES, ANA RACHEL MACEDO; FINARDI, KYRIA REBECA
|
| |
| · A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ANÁLISE DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS SCHUINDT, CLÁUDIA CELESTE; SILVEIRA, CAMILA
|
| |
| · O GOVERNO DA ADOLESCÊNCIA E SEUS DESLOCAMENTOS HISTÓRICOS TAUHATA, THIAGO BRANDÃO VIEIRA; CASSOLI, TIAGO
|
| |
| · UM EXAME DO ESTADO DA ARTE SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS (2012-2017) VARGAS, EVANDRO FRANCISCO MARQUES; PINHO, LEANDRO GARCIA
|
| |
| · APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916) - UMA EXPERIÊNCIA MODERNA GOMES, LEONARDO DO COUTO; MORAES, LETÍCIA CRISTINA LIMA; MELO, VICTOR ANDRADE DE
|
| |
| · EDUCAÇÃO E CIDADE: PUBLICAÇÕES DIRECIONADAS À JUVENTUDE WOLLMANN, GUSTAVO HENRIQUE; ASSIS, NEIVA DE
|
| |
| · AUTORIA DOCENTE: UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS MAIA, JULIANA DE OLIVEIRA; VILLANI, ALBERTO; BAROLLI, ELISABETH; NASCIMENTO, WILSON ELMER
|
| |
| · A WEB NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS DE PROGRAMAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA EXPERIÊNCIA BAGATINI, DANIELA DUARTE DA SILVA; BIASUZ, MARIA CRISTINA VILLANOVA
|
| |
| · ENTRE LIBERAIS E TECNICISTAS: A DIDÁTICA NAS REFORMAS DO ENSINO OLIVEIRA, FERNANDO BONADIA DE
|
| |
| · DO PROJETO PEDAGÓGICO À AULA UNIVERSITÁRIA: APRENDER A ENSINAR COM TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA LOPES, ROSEMARA PERPETUA; FÜRKOTTER, MONICA
|
| |
| · DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA Tosta, Sandra de Fátima Pereira; Maia, Carla Valéria Vieira Linhares; Silva, Weslei Lopes da; Dantas, Douglas Cabral
|
| |
| · DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO FIGUEIREDO, JULIANA DE PAULA; LECUONA, DALIANA STEPHANIE; FOLLE, ALEXANDRA; FARIAS, GELCEMAR OLIVEIRA; MARINHO, ALCYANE
|
| |
| · QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE ALMEIDA, LUANA COSTA
|
| |
| · DO COMUM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COMUM BARCHI, RODRIGO
|
| |
| · O TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1996 A 2018) SILVA, NATHALIA DE ASSIS; FERNANDES, MARIA JOSÉ DA SILVA
|
| |
| · UMA TAREFA PARA MAIS DE UM SÉCULO: SCHILLER E OS POTENCIAIS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA BARONI, VIVIAN; CENCI, ANGELO VITÓRIO
|
| |
| · CULTURAS DA INFÂNCIA: OS MODOS COMO AS CRIANÇAS ASSISTEM E INTERAGEM COM AS SÉRIES DE ANIMAÇÃO NERY, PATRÍCIA GONÇALVES; REGO, TERESA CRISTINA
|
| |
| · “PALAVRÃO É O QUE NÃO TEM NO CORPO DE DEUS”: UM ESTUDO DO OBSCENO INFANTIL CARVALHO, CIBELE NORONHA DE; GOUVEA, MARIA CRISTINA SOARES DE
|
| |
| · HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIAL SOUZA, RENATA ANDRADE DE LIMA E; MOLL, JAQUELINE; ANDRADE, FÁBIO BEZERRA DE
|
| |
| · O ATIVO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALVES, SOLANGE MARIA; TEO, CARLA ROSANE PAZ ARRUDA
|
| |
| · SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE OU COMO UMA PRÁTICA SE NATURALIZA? UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO RELIGIOSO NA PRÁTICA DOCENTE VALENTE, GABRIELA ABUHAB
|
| |
| · A CRIAÇÃO DO MÉTODO FRANCÊS: AS DISPUTAS EM TORNO DE UM OBJETO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRUSCHI, MARCELA; ELLER, MARCELO LAQUINI; SCHNEIDER, OMAR
|
| |
| · A REVOLUÇÃO FRANCESA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: DA CONCEPÇÃO AO CONCEITO MACIEL, ANTÔNIO CARLOS; BOTELHO, ARMINDA RACHEL; SILVA, CINTIA ADÉLIA DA
|
| |
| · EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS PRODUZIDOS NO BRASIL NOS ANOS 2013 a 2018 SILVA, LIVIA SOUSA DA; PINHEIRO, WELINGTON DA COSTA
|
| |
| · CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS EVIDENCIADOS EM ESTUDOS DE AULA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES RICHIT, ADRIANA; PONTE, JOÃO PEDRO DA
|
| |
| · PROFESSORES E SUAS TECNOLOGIAS: UMA CULTURA DOCENTE EM AÇÃO FIGUEIREDO, TIAGO DZIEKANIAK; RODRIGUES, SHEYLA COSTA
|
| |
| · AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR MARQUES, TATYANNE GOMES; TEIXEIRA, ADLA BETSAIDA MARTINS; GONÇALVES, LUIZ ALBERTO OLIVEIRA
|
| |
| · UM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL REIS, RITA DE CÁSSIA; MORTIMER, EDUARDO FLEURY
|
| |
| · PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE MST E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL SOUZA, MARIA ANTÔNIA DE
|
| |
| · ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO MARTINS, BÁRBARA AMARAL; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL; ALMEIDA, LEANDRO DA SILVA
|
| |
| · A FORMAÇÃO DE FUTUR@S PROFESSOR@S DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE VASCONCELOS, CAMILA MIDORI TAKEMOTO; FERREIRA, LÍLIAN APARECIDA
|
| |
| · NÚCLEO FIGURATIVO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO LIMA, RITA DE CÁSSIA PEREIRA; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA
|
| |
| · INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA COSTA, JOANA MARIA DE MORAES; PIECZKOWSKI, TANIA MARA ZANCANARO
|
| |
| · TEORIAS DA APRENDIZAGEM EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UM MAPEAMENTO COM FOCO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I ZARPELON, EDINÉIA; RESENDE, LUIS MAURICIO
|
| |
| · APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO EM REDE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MACHADO, LUCIANA CASTRO OLIVEIRA; TEIXEIRA, BEATRIZ DE BASTO
|
| |
| · PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS RIBEIRO, DILSON FERREIRA; LARA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE; LIMA, VALDEREZ MARINA DO ROSÁRIO
|
| |
| · ENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANFROI, MIRAÍRA NOAL; NOAL, MIRIAN LANGE
|
| |
| · CIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA: DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA LIMA, GUILHERME DA SILVA; RAMOS, JOÃO EDUARDO FERNANDES; PIASSI, LUÍS PAULO DE CARVALHO
|
| |
| · EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO NO BRASIL: COLONIALIDADE/MODERNIDADE E URBANOCENTRISMO FARIAS, MAGNO NUNES; FALEIRO, WENDER
|
| |
| · CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE CORTESÃO, MARGARIDA; ANDRADE, ANA ISABEL
|
| |
| · O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO POLONIA, ANA DA COSTA; SANTOS, MARIA DE FÁTIMA SOUZA
|
| |
| · POTENCIALIDADES DO SISTEMA ARCU-SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO REGIONAL DE RECONHECIMENTO DE TÍTULOS SOUZA, MARIANNE PEREIRA DE; REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS
|
| |
| · ENGAGEMENT ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: PREMISSA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSFERÍVEIS RIGO, ROSA MARIA; MOREIRA, JOSÉ ANTÓNIO MARQUES; VITÓRIA, MARIA INÊS CÔRTE
|
| |
| · A COORDENAÇÃO FEDERATIVA DO MEC NO ÂMBITO DO PAR: SINAIS DE ARRANJOS E REGRAS DE DECISÃO PARA A GESTÃO EDUCACIONAL ALMEIDA, EMMANUELLE ARNAUD; CABRAL NETO, ANTONIO
|
| |
| · EDUCAÇÃO E AGENCIAMENTOS EM PERIFERIAS URBANAS: A PRODUÇÃO DE ALTERNATIVAS LABORAIS ENTRE JOVENS PINHEIRO, LEANDRO R
|
| |
| · COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MATTAR, JOÃO; RODRIGUES, LUCILENE MARQUES MARTINS; CZESZAK, WANDERLUCY; GRACIANI, JULIANA
|
| |
| · DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES CAMARGO, SÍGLIA PIMENTEL HÖHER; SILVA, GABRIELLE LENZ DA; CRESPO, RENATA OLIVEIRA; OLIVEIRA, CALLEB RANGEL DE; MAGALHÃES, SUELEN LESSA
|
| |
| · ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG MUELLER, RAFAEL RODRIGO; CECHINEL, ANDRÉ; ALVES, ISMAEL GONÇALVES
|
| |
| · FORMAÇÃO NA MICROPOLÍTICA ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CONTEÚDO FORMAL COLLA, RODRIGO AVILA
|
| |
| · A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ANÁLISE DOCUMENTAL MELO, JONAS DA SILVA; ALENCAR, EDVONETE SOUZA DE
|
| |
| · A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ FURLIN, NEIVA
|
| |
| · O IDEB E A ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO PESSIN, GISELE; DEPS, VERA LUCIA
|
| |
| · “NÃO É NENÊ, ELA É PRETA”: EDUCAÇÃO INFANTIL E PENSAMENTO INTERSECCIONAL SANTIAGO, FLAVIO
|
| |
| · O CONCEITO DE ECOSSISTEMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES BEZZON, RODOLFO ZAMPIERI; DINIZ, RENATO EUGÊNIO DA SILVA
|
| |
| · CONHECIMENTOS E CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL MARTINS, GABRIELA DAL FORNO; ABREU, GABRIELA VIEIRA SOARES DE; ROZEK, MARLENE
|
| |
| · AS APRENDIZAGENS RITMADAS PELAS CRIANÇAS: Batucando na Escola Viva Olho do Tempo (João Pessoa, PB) Mendonça, Karla Jeniffer Rodrigues; Pires, Flávia Ferreira
|
| |
| · REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘SER PROFESSOR DE FÍSICA’ À LUZ DO MODELO KVP ORTIZ, ADRIANO JOSÉ; MAGALHÃES JÚNIOR, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA; GIMENES, ÉDER RODRIGO
|
| |
| · CARTOGRAFIA DA IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE DESMEDICALIZAÇÃO BRAMBILLA, DAIANE KUTSZEPA; KLEBA, MARIA ELISABETH; MAGRO, MÁRCIA LUÍZA PIT DAL
|
| |
| · REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OFICINAS JOAQUIM, FELIPE FERREIRA; CAMARGO, MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE
|
| |
| · PROJETOS DE FORMAÇÃO HUMANA EUGENISTA E HIGIENISTA: PRESCRIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERIÓDICOS (1932-1960) CASSANI, JULIANA MARTINS; FERREIRA NETO, AMARÍLIO; SANTOS, WAGNER DOS
|
| |
| · METODOLOGIAS ATIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO MÉDICA FRANÇA JUNIOR, RAIMUNDO RODRIGUES DE; MAKNAMARA, MARLÉCIO
|
| |
| · POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES MOSSI, CRISTIAN POLETTI
|
| |
| · O GINÁSIO “INCONFIDÊNCIA” DE ALFENAS: VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR E DO ENSINO DE HISTÓRIA SILVA, GUSTAVO FELIPE COSTA E; FILGUEIRAS, JULIANA MIRANDA; VIEIRA, JULIANA SILVA
|
| |
| · AS METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES FONTANA, ROSANE TERESINHA; WACHEKOWSKI, GIOVANA; BARBOSA, SILÉZIA SANTOS NOGUEIRA
|
| |
| · A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DEBATE: ESTARIA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA REABILITANDO O ENSINO TRADICIONAL? PASQUALINI, JULIANA CAMPREGHER; LAVOURA, TIAGO NICOLA
|
| |
| · EDUCAR CORPOS, COSTUMES E SENSIBILIDADES: PRÁTICAS CULTURAIS ESTADUNIDENSES E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL EM CIRCULAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS SILVA, GIOVANNA CAMILA DA
|
| |
| · UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL PIRATELO, MARCUS VINICIUS MARTINEZ; ARRUDA, SERGIO DE MELLO; COSTA, NILZA MARIA VILHENA NUNES DA; PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO
|
| |
| · AS CONCEPÇÕES DE PRECEPTORES DO SUS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE Chianca-Neves, Mary Glaucy Brito; Lauer-Leite, Iani Dias; Priante, Priscila Tavares
|
| |
| · FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI MARCELO, CARLOS; YOT, CARMEN; ZIDAN, EDUARDO RODRIGUEZ; ZORRILLA-SALGADOR, JUAN PABLO
|
| |
| · OS CORPOS DAS DANÇAS NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA GEHRES, ADRIANA DE FARIA; BONETTO, PEDRO XAVIER RUSSO; NEIRA, MARCOS GRACIA
|
| |
| · TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E SUA AVALIAÇÃO: POLÍTICAS, TENSÕES E DESAFIOS WALKER, VERONICA S.
|
| |
| · RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA EXPERIÊNCIA DO LIMITE NA INFÂNCIA: A INTRODUÇÃO À CULTURA NA ESCOLA RAMOS, DANIEL GÓMEZ
|
| |
| · A “LEI DA MORDAÇA” NA LITERATURA CIENTÍFICA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO ROSSI, JEAN PABLO GUIMARÃES; PÁTARO, RICARDO FERNANDES
|
| |
| · A TRÍADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: LEI Nº 13.415/2017, BNCC E DCNEM NAVARRO, KOEPSEL, ELIANA CLÁUDIA; OLIVEIRA, GARCIA, SANDRA REGINA DE; SILVA, CZERNISZ, ELIANE CLEIDE DA
|
| |
| · EDUCAÇÃO DE EXCEPCIONAIS NO PERIÓDICO MENSAGEM DA APAE (1963-1973): UMA PEDAGOGIA PARA A MODELAGEM E AJUSTAMENTO SOCIAL BEZERRA, GIOVANI FERREIRA; FURTADO, ALESSANDRA CRISTINA
|
| |
| · PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DEIMLING, NATALIA NEVES MACEDO; REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES
|
| |
| · CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE PAZ, LUCIANA ATHAYDE; ICLE, GILBERTO
|
| |
| · ALTERNANDO PROFESSORALIDADES NO CAMPO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, UM ESTAR-SENDO PROFESSOR-MONITOR EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA OLIVEIRA, GRASIELA LIMA DE; FREIXO, ALESSANDRA ALEXANDRE
|
| |
| · ENTRE GESTOS DE GUARDAR E ATOS DE TESTEMUNHAR: O ARQUIVO DE MEMÓRIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS ALMEIDA, DÓRIS BITTENCOURT; GRIMALDI, LUCAS COSTA
|
| |
| · LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA SUAS ESPECIFICIDADES SÁUL, TAMINE SANTOS; MUENCHEN, CRISTIANE
|
| |
| · FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE DA PROVA DO ENADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR TOMÁS, MARIA CAROLINA; SILVEIRA, LEONARDO SOUZA; D'ALBUQUERQUE, RAQUEL WANDERLEY
|
| |
| · HUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOS SANTOSVIANA, ANA PAULA DOS; OLIVEIRA, TEREZINHA
|
| |
| · FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS FERNANDES, HELANE DE FÁTIMA GOMES; ANDRADE, ANA ISABEL
|
| |
| · AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO SALGADO, MARA; VAZ, ALEXANDRE FERNANDEZ
|
| |
| · UNIVERSIDADE E OS (DES)CAMINHOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A INOVAÇÃO FOSSATTI, PAULO; MONTICELLI, JEFFERSON MARLON; DANESI, LUIZ CARLOS; JUNG, HILDEGARD SUSANA
|
| |
| · O CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS AUTORITÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985) LUIZ, MIRIÃ LÚCIA; FARIA, PAULA FLORINDA DE FREITAS
|
| |
| · O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ CRESTANI, SOLANGE NATALINA BOESING; PELOSO, FRANCIELE CLARA
|
| |
| · AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS APRENDIZAGENS HISTÓRICAS: DESAFIOS À DIDÁTICA DA HISTÓRIA MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM
|
| |
| · AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS TOLENTINO, JUCILEIDE DAS DORES LUCAS; FERREIRA, ANA CRISTINA; TORISU, EDMILSON MINORU
|
| |
| · EFEITOS POSITIVOS DE UMA INTERVENÇÃO POR INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM SILVA, MARIA ANTÔNIA ROMÃO DA; ALLIPRANDINI, PAULA MARIZA ZEDU
|
| |
| · O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA DAS ESTAÇÕES: AS MÚLTIPLAS TEMPORALIDADES/ESPACIALIDADES DO APRENDER NAS ESCOLAS COSTA-RENDERS, ELIZABETE CRISTINA; BRACKEN, SEAN; APARÍCIO, ANA SILVIA MOÇO
|
| |
| · SMARPHONES NAS SALAS DE AULA DA GRADUAÇÃO: MOTIVAÇÕES, REGRAS E CONSEQUÊNCIAS SORTE, PAULO BOA; SILVA, NAYARA STEFANIE MANDARINO; CARAVALHO, CAROLINE BARBOSA DE
|
| |
| · MÉTODOS ALTERNATIVOS AO USO DE ANIMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM NOVO PARAGIMA BIOÉTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA FURLAN, ANA LAURA DINIZ; FISCHER, MARTA LUCIANE
|
| |
| · AMBIÊNCIAS FORMATIVAS COMO ESPAÇOSTEMPOS DE AUTORIAS NO ENSINO SUPERIOR SANTOS, ROSEMARY DOS; AMARAL, MIRIAN MAIA DO
|
| |
| · A FOTOGRAFIA AGENCIANDO LINHAS DE VIDA NOS COTIDIANOS ESCOLARES CARVALHO, JANETE MAGALHÃES; ROSEIRO, STEFERSON ZANONI; LOURENÇO, SUZANY GOULART
|
| |
| · PLANOS DE AULA DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA: IDEIAS, MÉTODOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NOS IDOS DE 1922 ARAÚJO, FÁTIMA MARIA LEITÃO; NEVES, BERENICE ABREU DE CASTRO
|
| |
| · CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE SANTOS, MÍRIA SANTANNA DOS; SCHMITT, MARCELO AUGUSTO RAUH; PERES, ANDRÉ; REATEGUI, ELISEO BERNI
|
| |
| · PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM PANORAMA CIENCIOMÉTRICO MINUZZI, EVELIZE DORNELES; COUTINHO, RENATO XAVIER
|
| |
| · SOCIOEDUCAÇÃO: ENTRE A SANÇÃO E A PROTEÇÃO BONATTO, VANESSA PETERMANN; FONSECA, DÉBORA CRISTINA
|
| |
| · DA “PEDAGOGIA DO NÃO” E DO “COGITO” DO SONHADOR, EM GASTON BACHELARD: PENSANDO UMA EDUCAÇÃO PARA A IMAGINAÇÃO ARAÚJO, ALBERTO FILIPE; ARAÚJO, JOAQUIM MACHADO DE; CHAVES, IDUINA MONT’ALVERNE
|
| |
| · AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS ÀS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NAS BASES DE DADOS EBSCO, DOAJ E SCIELO MEIER, MARA ALINI; MAZZARINO, JANE MÁRCIA
|
| |
| · DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO WEAVER, JOHN A; RANNIERY, THIAGO
|
| |
| · OS TRABALHADORES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945) ZANELATTO, JOÃO HENRIQUE; SOUZA, RAYANE LAYRA DE
|
| |
| · DE VIGILANTE A GESTOR: O PEDAGOGO EM CONSTRUÇÃO ALVES, DANIEL VECCHIO; PIEDADE, JOÃO
|
| |
| · AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL JUSTO, JUTTA CORNELIA REUWSAAT; BECHER, EDNEI LUÍS; HEUVEL-PANHUIZEN, MARJA VAN DEN; VELDHUIS, MICHIEL
|
| |
| · BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015 - 2018) ROZA, JIANI CARDOSO DA; VEIGA, ADRIANA MOREIRA DA ROCHA; ROZA, MARCELO PEDROSO DA
|
| |
| · A ESFINGE, A TEIA E O ENREDO: LETRAMENTO E CAMINHOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL REGINA, ANNE GREICE SOARES LA
|
| |
| · “NOVAS” RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO? RECOLOCANDO E REDIRECIONANDO O DEBATE BAUER, ADRIANA
|
| |
| · PESQUISA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? SILVA, DIEGO GERÔNIMO; SIMÕES, REGINA MARIA ROVIGATI; OVIGLI, DANIEL BOVOLENTA
|
| |
| · DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E VAGAS EM ESCOLAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS DA ARGENTINA: PERCEPÇÕES DE JUSTIÇA DE ALUNOS E PROFESSORES NÚÑEZ, PEDRO; DI PIERO, EMILIA
|
| |
| · A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SANTOS, GENÁRIO DOS; COELHO, MARIA THEREZA ÁVILA DANTAS; FERNANDES, SÉRGIO AUGUSTO FRANCO
|
| |
| · CONCEPÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM DISPOSITIVO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTAGIÁRIOS COMO PARTE DE UMA PESQUISA COLABORATIVA CYRINO, MARINA; SOUZA NETO, SAMUEL DE; SARTI, FLAVIA MEDEIROS
|
| |
| · MUDANÇAS NO PIBID E NA PREPARAÇÃO DE PROFESSORES PARA O INÍCIO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE EM MULTINÍVEIS BASEADA NA THCA RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA; DIAS, VALÉRIA SILVA; CARVALHO, FERNANDO LUIZ DE CAMPOS
|
| |
| · INVENTÁRIO DE PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM A CRIATIVIDADE: ESTUDO DE ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE LIMA, DORIS BARRINUEVO MARTINS DE; SILVA, GILDENE DO OURO LOPES
|
| |
| · PARA RESISTIR À MONOCULTURA DA MENTE: UMA ODE AOS SABERES INDÍGENAS ARAÚJO, CARLOS EDUARDO DE; SÁ, MARIA JOSÉ RIBEIRO DE; ALMEIDA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE
|
| |
| · ESCOLAS DO CAMPO E INFRAESTRUTURA: ASPECTOS LEGAIS, PRECARIZAÇÃO E FECHAMENTO ANDRADE, FRANCISCA MARLI RODRIGUES DE; RODRIGUES, MARCELA PEREIRA MENDES
|
| |
| · DESIGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR FERREIRA, NARA TORRECILHA
|
| |
| · COMITÊS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: MO(VI)MENTOS DOS/NOS DOCUMENTOS EDITADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MENEZES, JANAÍNA SPECHT DA SILVA; DINIZ JÚNIOR, CARLOS ANTÔNIO
|
| |
| · ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS CAREGNATO, CÉLIA ELIZABETE; SANTOS, HARLON ROMARIZ RABELO; FELIN, LOURENÇO BRITO
|
| |
| · CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL MENDES, MAÍRA TAVARES
|
| |
| · A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA VIERODEVECHI, CATIA PICCOLO; BANNELL, RALPH INGS; TREVISAN, AMARILDO LUIZ
|
| |
| · ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NOVA: MAPEAMENTO E REFLEXÕES XAVIER, AMANDA REZENDE COSTA; AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE
|
| |
| · PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PARA APOIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR LIMA, CLÁUDIO DE; BASTOS, ROGÉRIO CID; VARVAKIS, GREGÓRIO
|
| |
Resenhas |
| |
| · O PRESENTE ESQUECIDO ENTRE O SAUDOSISMO E O UTOPISMO: NOTAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO CASSOL, CLAUDIONEI VICENTE; SILVA, SIDINEI PITHAN DA
|
| |
| · BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM BERNARDI, MANUELA CICONETTO; LUCHESE, TERCIANE ÂNGELA
|
| |
| · UM ENCONTRO COM VIGOTSKI: 7 AULAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DA PEDOLOGIA PROFERIDAS NA RÚSSIA E SUA TRADUÇÃO PARA O BRASIL SILVA, CAMILA FERREIRA DA; BISSOLI, MICHELLE DE FREITAS
|
| |
| · RESENHA CRÍTICA: PENSANDO AS RELAÇÕES RACIAIS E A ESCOLARIZAÇÃO DE FAMÍLIAS CAMPONESAS SOUZA, PATRÍCIA GERALDA RESENDE; PORTES, ÉCIO ANTÔNIO
|
| |
| · FEDERALISMO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA DA UNIÃO AOS ENTES FEDERADOS SUBNACIONAIS NOGUEIRA, SILVIA CRISTINA CONDE; BRAZIL, MORGANA
|
| |
| · SOCIALIZAÇÃO E VIDA COTIDIANA: UM NOVO CAMINHO INTERPRETATIVO BOZZETTO, ADRIANA
|
| |
| · A ESCOLA DO FUTURO: UMA RESENHA CRÍTICA OLIVEIRA, CAROLINE OENNING DE; OLIVEIRA, ANDRÉ LUÍS DE
|
| |
Palavra aberta |
| |
| · CÓDIGO DE ÉTICA DOCENTE: UM DILEMA SILVA, PAULO FRAGA DA; ISHII, IONE; KRASILCHIK, MYRIAM
|
| |
| · DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA METODOLOGIA DE PESQUISA NUM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL BRITO, JOSÉ EUSTÁQUIO DE
|
| |
Entrevistas |
| |
| · POR UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, PÚBLICA E DA DECISÃO: ENTREVISTA COM LICÍNIO C. LIMA PAVAN, RUTH; LIMA, LICÍNIO C
|
| |
DOSSIÊ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CAMPO EDUCACIONAL |
| |
| · APRESENTAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - PERSPECTIVAS E ANÁLISES DO CAMPO EDUCACIONAL MONTEIRO, SARA MOURÃO; MORAIS, ARTUR GOMES DE; MONTUANI, DANIELA FREITAS BRITO
|
| |
| · ARTIGO - RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS MONTEIRO, SARA MOURÃO; MARTINS, MARGARIDA ALVES
|
| |
| · ARTIGO - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA INVENTADA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PALAVRAS COM ESTRUTURA SILÁBICA CVC E CV NASAL RESENDE, VALÉRIA BARBOSA de; MONTUANI, DANIELA FREITAS B.
|
| |
| · ARTIGO - COMO CRIANÇAS ALFABETIZADAS COM O MÉTODO FÔNICO RESOLVEM TAREFAS QUE AVALIAM A CONSCIÊNCIA FONÊMICA? ARAGÃO, SILVIA DE SOUSA AZEVEDO; MORAIS, ARTUR GOMES DE
|
| |
| · ARTIGO - UM ESTUDO SOBRE A NATUREZA DOS ERROS (ORTO)GRÁFICOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS MIRANDA, ANA RUTH MORESCO
|
| |
| · ARTIGO - PRÁTICAS DE LEITURA, GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS DO CONTEXTO FAMILIAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO PICCOLI, LUCIANA; ZEN, MARIA ISABEL HABCKOST DALLA
|
| |
| · ARTIGO - JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS ARAUJO, LIANE CASTRO de
|
| |
| · ARTIGO - PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NA FRANÇA E OS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA ALBUQUERQUE, ELIANA BORGES C. DE; FERREIRA, ANDREA TEREZA BRITO
|
| |
| · PALAVRA ABERTA - BNCC E A ALFABETIZAÇÃO EM DUAS VERSÕES: CONCEPÇÕES E DESAFIOS FRADE, ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA
|
| |
Privatização da e na educação infantil |
| |
| · PRIVATIZAÇÃO DA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO Domiciano, Cassia; Adrião, Theresa
|
| |
| · O DIREITO À EDUCAÇÃO E AO CUIDADO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERSPECTIVAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE LASSALLE, MERCEDES MAYOL; CROSO, CAMILLA; MAGALHÃES, GIOVANNA MODÉ
|
| |
| · ARTICULAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM PORTUGAL VILARINHO, EMÍLIA
|
| |
| · ATUAÇÃO DOS GOVERNOS DOS ESTADOS DE ALAGOAS E MARANHÃO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL LOPES, NICANOR M.; ADRIÃO, THERESA; RAMOS, GABRIELA CRISTINA
|
| |
| · NOVA GESTÃO PÚBLICA E PROGRAMA ‘NAVE-MÃE’: CAMINHOS COMUNS À PRIVATIZAÇÃO DOMICIANO, CASSIA
|
| |
| · AS INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS NA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CECCON, MARIA LUCIA LEMOS; DRABACH, NADIA PEDROTTI
|
| |
| · A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LÓGICA DO EMPREENDEDORISMO E DOS “NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL” CORREA, BIANCA
|
| |
Errata |
| |
| · Errata
|
| |
| · ERRATA
|
| |
| · Errata
|
| |