Sobre a Editoria em um contexto mais auspicioso, não isento de instabilidades Moro, Catarina; Coutinho, Angela Scalabrin
|
| |
Artigos |
| |
| · Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte Silva, Viviane Tolentino da; Goulart, Maria Inês Mafra; Neves, Vanessa Ferraz Almeida
|
| |
| · Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line Rêgo, Ana Paula Monteiro; Mercado, Luis Paulo Leopoldo; Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
|
| |
| · A hermenêutica na pesquisa educacional: validade e demarcação do conhecimento Neitzel, Odair; Mazzonetto, Clênio Vianei
|
| |
| · Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina Silva, Priscila Juliana da; Guimarães, Orliney Maciel
|
| |
| · Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil” Souza, Bárbara Rocha; Borges, Verônica
|
| |
| · As políticas de retenção profissional de docentes na Região Nordeste: implementação, rotatividade e regularidade Saraiva, Ana Maria Alves
|
| |
| · A Educação Física colombiana como campo: um olhar através de Bourdieu Machado, Naysla Julieth Arboleda; Galak, Eduardo Lautaro
|
| |
| · Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola Mello, Ana Cecília Romano de; Higa, Ivanilda
|
| |
| · Cigarro, baralho e ensino e aprendizado da leitura no Brasil no início do século XX Peres, Eliane
|
| |
| · Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? Alves, Andréia Vicência Vitor; Nogueira, Rosemeire Messa de Souza; Beluque, Caroline Touro
|
| |
| · Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante Farsani, Danyal; Mendes, Jackeline Rodrigues
|
| |
| · Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil Pasqualli, Roberta; Viella, Maria dos Anjos Lopes; Vieira, Josimar de Aparecido
|
| |
| · A presença de Antígona: sobre o direito à resistência Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
|
| |
| · A trajetória de José Pereira Lins e a história da educação no sul de Mato Grosso na segunda metade do século XX Moreira, Kênia Hilda; Furtado, Alessandra Cristina
|
| |
| · Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira Cordeiro, Albert Alan de Sousa; Araújo, Sônia Maria da Silva
|
| |
| · O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia - a ingerência economicista Azevedo, Mário Luiz Neves de
|
| |
| · Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas Camargo, Daiana; Dornelles, Leni Vieira
|
| |
| · Resistências à Inclusão nas escolas chilenas no contexto da Lei da Inclusão Cornejo-Espejo, Juan
|
| |
| · Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública Buczenko, Gerson Luiz; Souza, Maria Antônia de
|
| |
| · Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa? Saldanha, Diana Maria Leite Lopes; Amarilha, Marly
|
| |
| · Intercâmbio pedagógico e estratégias educativas nos deslocamentos de um educador brasileiro às regiões do sul do Brasil e do Rio da Prata (1923-1927) Amorim, Sara Raphaela Machado de; Pires, Raquel Lopes; Nascimento, Francinaide de Lima Silva
|
| |
| · A contrarreforma da formação de professores no Brasil: BNC-Formação e os retrocessos para a valorização docente Zucchini, Lilian Giacomini Cruz; Alves, Andrêssa Gomes de Rezende; Nucci, Leandro Picoli
|
| |
| · Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal Sul-Mato-Grossense Martins, Bárbara Amaral; Chacon, Miguel Claudio Moriel
|
| |
| · Valorização do magistério e responsabilidade fiscal: é possível um caminho para superar limites e contradições Sanches, Carlos Eduardo; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
|
| |
| · Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro Castro, Marcela Moraes de; Amaral, Daniela Patti do
|
| |
| · Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: a case study1 Zabel, Marília; Scheller, Morgana
|
| |
| · Ensino da filosofia no discurso das políticas públicas educacionais no período 1996-2006 Segundo, Paulo Roberto Marques; Tomazetti, Elisete Medianeira
|
| |
| · Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade Araújo, Ginaldo Cardoso de
|
| |
| · O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica Dieb, Messias
|
| |
| · Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo Modesto, Mônica Andrade; Araujo, Maria Inêz Oliveira
|
| |
| · O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? Lopes, Rosemara Perpetua; Fürkotter, Monica
|
| |
| · Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal Paniago, Rosenilde Nogueira
|
| |
| · Na contramão da BNCC: do emparedamento colonizador ao livre brincar Tiriba, Lea Vargas; Santos, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos; Schaefer, Kátia Almeida Bizzo
|
| |
| · O Instituto Jean Jacques Rousseau e o Brasil: vestígios de uma história conectada Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos; Neta, Olívia Morais de Medeiros
|
| |
| · A judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral: uma análise de decisões judiciais e extrajudiciais Auer, Franceila; Araújo, Vania Carvalho de
|
| |
| · A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura Conde, Soraya Franzoni
|
| |
| · Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial Anadon, Simone Barreto; Silva, Simone Gonçalves da
|
| |
DOSSIÊ VALORIZAÇÃO DOCENTE NOS CONTEXTOS DE BRASIL E CHILE FRENTE ÀS MARCHAS E CONTRAMARCHAS DO NEOLIBERALISMO |
| |
| · Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000 Gouveia, Andréa Barbosa; Leiva, Jorge Alarcón
|
| |
| · A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil Aranha, Rudervania da Silva Lima; Oliveira, Selma Suely Baçal de
|
| |
| · Interdisciplinaridade como desafio para educar na contemporaneidade Infante-Malachias, María Elena; Araya-Crisóstomo, Sandra
|
| |
| · Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular Melo, Maria Julia Carvalho de; Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de; Leite, Carlinda
|
| |
| · Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação Vieira Filho, Vanderlei José Valim; Gonçalves, Fábio Peres
|
| |
| · Concepções dos líderes sindicais sobre o papel dos professores na construção do Sistema de Desenvolvimento Profissional Docente no Chile Farfán, Víctor Manuel Figueroa; Oliveira, Dalila Andrade
|
| |
| · Por entre direitos afirmados e renegados: a luta docente pelo piso salarial profissional nacional de 20 horas em Campo Grande, MS Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola; Fernandes, Solange Jarcem
|
| |
| · Mudanças nos planos de carreira do magistério paulista e a desvalorização docente Barbosa, Andreza
|
| |
| · (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores Estormovski, Renata Cecilia; Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
|
| |
DOSSIÊ: PROCESSOS MIGRATÓRIOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL |
| |
| · Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas Luchese, Terciane Ângela; Barausse, Alberto
|
| |
| · A “Dante” para a “perene Italianidade” dos emigrantes no exterior. O trabalho da “comissão de livros” desde a primeira década do século XX até a ascensão do fascismo D’Alessio, Michela
|
| |
| · Caciques e repressão perante o modelo laico das escolas fundadas da América pela emigração Galega (1923-1936) Malheiro-Gutiérrez, Xosé Manuel
|
| |
| · “L’Educatore”: uma revista educativa entre didática, política e estratégias institucionais do associacionismo italiano em Buenos Aires (1880) Serrao, Paula Alejandra; Bianchini, Paolo
|
| |
| · Piccolo Mondo de Fanny Romagnoli e Silvia Albertoni: um estudo sobre a produção, circulação, materialidade e conteúdo (1901-1938) Panizzolo, Claudia
|
| |
| · O método de Castilho nas páginas da “Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil” (1857-1858) Castro, Cesar Augusto; Boto, Carlota
|
| |
| · Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970) Weiduschadt, Patrícia; Albrecht, Elias Krüger
|
| |
| · A escola italiana em Pelotas (RS, Brazil) durante as décadas de 1920 e 1930: entre contextos locais, nacionais e internacionais Castro, Renata Brião de
|
| |
| · Magistério imigrante: professores e professoras nas Colônias Eslavas e Italianas no Paraná (1878-1938) Renk, Valquíria Elita; Maschio, Elaine Cátia Falcade
|
| |
| · Domenico Caon e o amor pela obra A Divina Comédia Rela, Eliana; Bernardi, Manuela Ciconetto
|
| |
| · “Senhor, se eu sou a escolhida, abra o caminho”: Willie Ann Bowman e a circulação metodista transnacional (1895-1906) Santos, Vitor Queiroz; Fonseca, Sérgio César da
|
| |
DOSSIÊ EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA ÀS INFÂNCIAS: SABERES, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS |
| |
| · Apresentação Camara, Sônia; Ferreira, Luiz Otávio
|
| |
| · O pioneiro da educação de cegos e surdocegos nos Estados Unidos: Samuel Gridley Howe (1801-1876) Fulas, Tatiana de Andrade
|
| |
| · As instituições e as leis para a infância no Brasil Império: circulação de ideias sobre o menorismo Fernandes, Maria Nilvane; Trejos-Castillo, Elizabeth
|
| |
| · Imigração, criminalidade e instituição correcional: o caso de menores portugueses na Amazônia paraense (1880-1925) Araújo, Telmo Renato da Silva
|
| |
| · Diretrizes para a educação escolar de uma instituição para menores considerados antissociais (Santa Catarina/Brasil - 1972-1982) Arend, Silvia Maria Fávero; Silva, Otoniel Rodrigues
|
| |
| · Higiene Escolar e Saúde Pública em Salvador (1925-1930) Batista, Ricardo dos Santos
|
| |
| · Saúde, assistência e educação: a institucionalização da infância carente em Goiás no Século XX Souza, Rildo Bento de; Costa, Lara Alexandra Tavares da; Faria, Kalyna Ynanhiá Silva de
|
| |
| · Infância isolada: política pública para a profilaxia da lepra no Maranhão (1930-1950) Dutra, Rosyane de Moraes Martins; Giglio, Celia Maria Benedicto
|
| |
| · Os reflexos de uma política de acesso à educação infantil destinada a bebês e crianças desnutridas Souza, Marina Pereira de Castro e; Falciano, Bruno Tovar
|
| |
| · As creches Casulo no Amazonas, 1979-1990 Vasconcelos, Kelly Rocha de Matos; Kuhlmann Júnior, Moysés; Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
|
| |
| · Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil Salla, Helma; Moreira, Geraldo Eustáquio
|
| |
Dossiê - Histórias da Educação na Pan-Amazônia: Sociedades, Culturas, Tempos e Espaços |
| |
| · Apresentação - Esperançamentos em escritas necessárias sobre a história da educação na Panamazônia Bencostta, Marcus Levy; Melo, Clarice Nascimento de
|
| |
| · Sujeitos de inspeção da instrução pública primária na comarca de Macapá (1852-1886) Nery, Vitor Sousa Cunha; Nery, Cristiane do Socorro dos Santos
|
| |
| · Trajetórias e memórias de pioneiros da Amazônia setentrional: singularidades históricas, formação e bases do sistema educacional amapaense Ribeiro, Adalberto Carvalho
|
| |
| · O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX Martins, Helen Arantes; Brolo, Josiane; Zoia, Alceu
|
| |
| · História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso Pereira, Alessandra dos Santos; Silva, Iolete Ribeiro da
|
| |
| · A Constituição do estado na modernidade e as políticas educacionais de inclusão na Pan-Amazônia: Brasil, Colômbia e Peru Matos, Maria Almerinda de Souza; Souza, Maria Francisca Nunes de
|
| |
| · Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais Sousa, Marcio Barradas; Borges, Carlos Nazareno Ferreira
|
| |
| · A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Lobato, Vivian Silva; Costa, Renato Pinheiro; Rosário, Maria José Aviz
|
| |
| · Quilombolas amazônidas nas pesquisas de pós-graduação em educação Fôlha, Jardilene Gualberto Pereira; Rocha, José Damião Trindade
|
| |
| · A utilização da técnica do inventário como instrumento de pesquisa: uma contribuição metodológica à história da educação na Amazônia Silva, Livia Sousa da; Silva, Tayana Helena Cunha da; Pinheiro, Welington da Costa
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Diálogos sobre história da educação na Pan Amazônia Colares, Anselmo; Bermudez, Luiz; Tosolini, Mariana
|
| |
Documentos |
| |
| · Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica Pooli, João Paulo; Baiersdorf, Marcia
|
| |