SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.16vol.18 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

 

Sumário
Práxis Educativa vol.17  Ponta Grossa  2022

 Artigos
  
 ·  A coordenação docente na universidade: o caso da formação inicial do futuro professorado de Ciências Sociais na España
Sebastiá-Alcaraz, Rafael; García-Rubio, Juan

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Wishful thinking: processos de significação no discurso da crise de aprendizagem de organizações multilaterais
Rochadel, Olivia; Hostins, Regina Célia Linhares

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistências
Oliveira Gomes, Mike Ceriani de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência
Ribeiro, Cintya Regina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pedagogia da masculinização nos vídeos pornôs: a produção do jovem homem barebacker
Oliveira, Danilo Araujo de; Sales, Shirlei Rezende

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica
Lopes, Theóffillo da Silva; Abílio, Francisco José Pegado

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil: uma análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Conceito 7 Capes (2006-2015)
Diniz-Pereira, Júlio Emílio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Relação de forças entre as orientações da Unesco e as demandas estudantis na Lei nº 13.415/2017
Boutin, Aldimara Catarina Brito Delabona; Flach, Simone de Fátima

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)
Silva, Carlos Manique da

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes
Gaspar, Sofia; Iorio, Juliana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Vinculando-se à sociedade a partir de uma perspectiva de gênero: um estudo no escola superior equatoriano
Aguirre, María Cristina Useche; Reinoso, Johanna Rosali Reyes; Gavilanes, Magdalena Emilia Ordóñez; Ullauri, María del Cisne Aguirre; Iñiguez, Enma Alexandra Espinosa

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Existencialidades na roça instituídas pela ruralidade da presença
Mota, Charles Maycon de Almeida; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Barracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis
Fernandes, Jéssica Lins de Souza; Passos, Joana Célia dos; Gonçalves, Rita de Cássia Pacheco

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
Coppi, Marcelo; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência
Rocha, Luiz Renato Martins da; Oliveira, Jáima Pinheiro de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pierre Bourdieu e a questão dos intelectuais
Campos, Névio de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização
Marcoccia, Patrícia Correia de Paula; Streck, Danilo Romeu

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reflexões (quase) antropofágicas sobre remunerações desiguais de docentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte)
Gouveia, Andréa Barbosa; Fischman, Gustavo E.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Curricularização da extensão nas Licenciaturas
Zanon, Denise Puglia; Cartaxo, Simone Regina Manosso

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação
Lima, Iana Gomes de; Gandin, Luís Armando; Rosa, Luis Felipe; Santos, Gabriel Dias dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O nome da flor: diálogos entre Paulo Freire, Francisco Brennand e as decolonialidades
Peloso, Franciele Clara; Scortegagna, Paola Andressa; Mota Neto, João Colares da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Coordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar
Rosário, Gabriela Chem de Souza do; Papi, Silmara de Oliveira Gomes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Entrevista
  
 ·  Entrevista com Pablo del Río – Desenvolvimento humano e desenho educativo: alguns desafios da escola contemporânea
Río, Pablo del; Braga, Elizabeth dos Santos; Rego, Teresa Cristina; Smolka, Ana Luiza Bustamante

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aliança conservadora na educação brasileira: revisitando a obra Educando à Direita: entrevista com Michael W. Apple*
Apple, Michael W.; Lima, Iana Gomes de; Golbspan, Ricardo Boklis; Santos, Graziella Souza dos; Gandin, Luís Armando

        · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Um diálogo: entrevista com Gisèle Sapiro*
Sapiro, Gisèle; Campos, Névio de

        · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )
  
 Tradução
  
 ·  A política da sociologia crítica das políticas: mobilidades, amarras e redes de elite
Savage, Glenn C.; Gerrard, Jessica; Gale, Trevor; Molla, Tebeje

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O desafio da individualidade na Teoria da Atividade Histórico-Cultural: dialética “coletividual” a partir de um posicionamento ativista transformador
Stetsenko, Anna

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O que é agenciamento de políticas?
Savage, Glenn C.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
  
 ·  O ferrete da “aparência”
Gomes, Candido Alberto

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos
Ribeiro, Matilde

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento
Silveira, Keylla Amélia Dares; Alviano Júnior, Wilson

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública
Ponce, Branca Jurema; Ferrari, Alice Rosa de Sena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica
Santos, Adriana Regina de Jesus; Araújo, João Fernando de; Chingulo, Martinho Gilson Cardoso; Tiroli, Luiz Gustavo; Mazzafera, Bernadete Lema

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas
Souza, Ana Laura Bonini Rodrigues de; Castro, Rosane Michelli de; Santiago, Flávio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola
Oliveira, Iris Verena; Lima, Jeane Matos Araújo; Santos, Geniclécia Lima dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “Demarcar as universidades”: povos indígenas e ações afirmativas na Pós-Graduação brasileira
Bonin, Iara Tatiana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra
Silva, Florisbete de Jesus; Campos, Leonardo Lacerda

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada
Machado, Adilbênia Freire; Oliveira, Lorena Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma possibilidade decolonial para pensar a constituição do ethos caboclo no Oeste de Santa Catarina
Tedesco, Anderson Luiz; Battestin, Cláudia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Filosofia da educação a partir de outras paisagens: infâncias afro-brasileiras e pedagogia decolonial
Santana Miranda, Amanaiara Conceição de; dos Santos, Luís Carlos Ferreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O processo de orientação como estratégia de superação do racismo institucional: relatos de um encontro ancestral em um contexto de Pós-Graduação de um Instituto Federal
Nascimento, Bianca Barreto do; Santos, Mariana Fernandes dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang na fronteira Sul do Brasil
Vicenzi, Renilda; Picoli, Bruno Antonio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol |     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Poética do movimento e interculturalidade quilombola: corpo e danças decoloniais na perspectiva freireana
Ferreira, Thais de Jesus; Paula Silva, Maria Cecilia de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Por uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo
Monteiro, Pamela Tavares; Anjos, José Luiz dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020)
Botelho, Gabriela Rodrigues

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal
Dantas Junior, Jorge Ferreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira
Sousa, Kasandra Conceição Castro de; Amaral Filho, Fausto dos Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil
Caetano, Janaína Oliveira; Gomes, Suzete Araujo Oliveira; Castro, Helena Carla

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O pensamento étnico-racial: o saber científico, as normas legais e a educação
Aguiar, José Vicente de Souza; Oliveira, Kelly Almeida de; Nascimento, Izaura Rodrigues do

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “Eu não sei se posso dizer que não sou racista”: narrativas discentes sobre história da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Superior
Rodrigues, Cíntia Régia; Fabrício, Edison Lucas

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação em saúde da população negra na Estratégia Saúde da Família
Ferreira, Adicéa de Souza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As cotas raciais como um mecanismo de visibilidade e valorização social da população negra
Almeida, Nara Cristina Fernandes; Leon, Adriana Duarte

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A atualidade de Paulo Freire no “grito” sufocado dos oprimidos
Lima, Kelly Cristina Soares; Plaster, Josiane Arnholz; Schütz-Foerste, Gerda M.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota
Mello, Marina Pereira de Almeida; Ribeiro, Samuel Dias

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras
Silva, Giovanna Santos da; Martins, Edna

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade
Boacik, Daniela; Rubin-Oliveira, Marlize; Peloso, Franciele Clara

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal
Savi, Claudinéia Lucion; Bernartt, Maria de Lourdes; Mello, Nilvania Aparecida de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “Eu era tudo aquilo que não desejavam para uma professora”: docência negra e lésbica na Educação Básica
Nascimento, Tainah Mota do; Silva, Rodrigo Manoel Dias da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O racismo como condição para pensar a ética das relações étnico-raciais na Educação Básica
Correa, Beatriz da Silva; Siquelli, Sônia Aparecida

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Alfabetismo da Diáspora e a Educação das Relações Étnico-Raciais: aproximações teórico-metodológicas
Araujo, Débora Cristina de; Araujo, Eduardo da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Movimento Negro no Brasil: aprovação da Lei Nº 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais
Cunha, Adrielle Soares; Amorim Júnior, José Correia de; Duvernoy, Doriele Andrade

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Sujeitos não hegemônicos na Pós-Graduação no Brasil e em Portugal: indígenas, angolanos, moçambicanos e timorenses
Backes, José Licínio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação docente na perspectiva da educação antirracista como prática social
Sousa, Fausto Ricardo Silva; Sousa, Lizandra Sodré; Carvalho, Herli de Sousa; Silveira, Francisca Morais da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A questão racial entre tratos e retratos: leis e implementações “para inglês ver”
Leal, Simoní Portela; Boakari, Francis Musa; Silva, Francilene Brito da; Silva, Alisson Emanuel

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola
Klem, Suelen Cristina dos Santos; Franco, Sandra Aparecida Pires

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021)
Barros, Tainara Batista; Souza, Rita de Cássia de; Euclides, Maria Simone

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada
Bastos, Alessandra Alfaro; Schwarzkopf, Alejandro Javier Lezcano

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A autoridade do/a professor/a negro/a: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Florenço, Heloisa Martins; Volpato, Gildo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “O sonho acabou”: educação e relações étnico-raciais, e os retrocessos político-institucionais
Pereira, Amauri Mendes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador
Pamplona, Laura Rodrigues Paim; Silva, Natalino Neves da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Youtubers indígenas brasileiros: interfaces entre cultura e educação
Fialho, Lia Machado Fiuza; Mendes, Márcia Cristiane Ferreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialista
Dantas, Luís Thiago Freire

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de Biologia
Pinho, Maria José Souza; Fernandes, Kelly Meneses

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos
Almeida, Elizângela Áreas Ferreira de; Saravali, Eliane Giachetto

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural
Flores, Cristine Gabriela de Campos; Gomes, Luana Barth; Casagrande, Cledes Antonio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil
Gaudio, Eduarda Souza; Passos, Joana Célia dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A dimensão política e pedagógica da festa na comunidade Quilombola de Campina de Pedra, Poconé, MT
Castilho, Suely Dulce de; Oliveira, Bruna Maria de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial?
Calado, Maria da Gloria; Felix, Anna Beatriz Mendes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Limitações da política educacional antirracista implementada pela Divisão Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de Macapá-AP
Gomes, Cleidiane Colins; Videira, Piedade Lino

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Relações étnico-raciais e suas produções na área da Educação: uma análise na plataforma SciELO
Silva, Brunna Alves da; Ustra, Sandro Rogério Vargas

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A obra infantil de Monteiro Lobato: do racistês ao pretuguês
Pereira, Anamaria Ladeira; Pereira, Camila Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Diálogos entre as escolas e os saberes das comunidades quilombolas: a descolonização/decolonização do currículo a partir da Lei No 10.639/2003
Barzano, Marco Antonio Leandro; Sampaio, Maria Cristina de Jesus; Melo, André Carneiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro
Silva, Maurício

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo
Barbara, Ana Carolina Ferreira; Silvério, Florença Freitas; Motokane, Marcelo Tadeu

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças
Coelho, Marciele Nazaré; Guedes, Helenice Aparecida Magalhães de Sousa; Dyonisio, Regina de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais
Damasceno, Ilaina; Ribeiro, Liana dos Santos; Viana, Natalia Conceição; Santos, Sônia Beatriz dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As afrodescendências no trovadorismo ibérico
Silva, José Nogueira da; Santos, Adriana Cavalcanti dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Heteroidentificação racial: o contexto das ações afirmativas no Ensino Superior
Alves, Pâmella Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Saberes de vidas: rodas interativas, diálogos e o Movimento de Mulheres Negras
Silva, Fernanda Priscila Alves da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Inclusão de pessoas negras e de saberes afrodiaspóricos em Universidades brasileiras: a diversidade epistêmica como estratégia
Mendonça, Érika de Sousa; Gominho Filho, Amilson de Carvalho; Melo, Ana Letícia Cordeiro de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Do estar à deriva ao aquilombamento: territorialidade e produção de saberes de coletivos negros da UFRJ
Rizzo, Tamiris Pereira; Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação jongueira: repertório afrodiaspórico de afirmação da vida na infância
Silva, Vivian Parreira da; Rodrigues, Tatiane Cosentino

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Quando a representatividade importa: reflexões sobre racismo, valorização identitária negra e Educação Básica
Correa, Adriana Gonçalves; Silva Junior, Paulo Melgaço da; Carvalho, Érika Loureiro de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Do estar à deriva ao aquilombamento: territorialidade e produção de saberes de coletivos negros da UFRJ
Rizzo, Tamiris Pereira; Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenha
  
 ·  MAINARDES, Jefferson. Alfabetização & prática pedagógica: trajetórias e vivências. Curitiba: CRV, 2021. 194 p.
Moreira, Laélia Portela

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. 172 p.
Campagnoli, Karina Regalio

        · texto em Português     · Português ( pdf )