Editorial |
| |
| · Editorial CHIZZOTTI, Antonio; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues
|
| |
Dossiê Temático: Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades |
| |
| · Apresentação do Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades” ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Bento Duarte da; PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; GERAB, Irani Ferreira da Silva
|
| |
| · Deu match: currículo e tecnologia em tempos de “precisão e clareza” FERREIRA, Lhays Marinho da Conceição; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres
|
| |
| · Paulo Freire e cultura digital: contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado
|
| |
| · Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE) STEYER, Daiana; BASSANI, Patrícia Scherer; BEHAR, Patricia Alejandra
|
| |
| · Tecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica: uma Análise Arqueológica do Discurso RAMOS, Hugo Souza Garcia; COELHO, Geide Rosa
|
| |
| · Integração de Tdic ao Currículo: as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa Catarina ALMEIDA, Éverton Vasconcelos de; CERNY, Roseli Zen
|
| |
| · O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica: uma possibilidade de mediação pedagógica ALMEIDA, Luane da Silva Gomes; SABOTA, Barbra; RODRIGUES, Olira Saraiva
|
| |
| · Estudo da Cultura Maker na Escola LEMOS, Silvana Donadio Vilela; VALENTE, José Armando
|
| |
| · Tutoria Pedagógica e Currículo: Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos ALBUQUERQUE, Maria de Jesus Ferreira César de; OLIVEIRA, Elizângela Farias de
|
| |
| · A Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19 ARAÚJO, Allyson Carvalho de; CAVALCANTE, Everton
|
| |
| · As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia ROSA, Elaine Márcia Souza; BERNALDINO, Elizângela de Souza; BARBA, Clarides Henrich de; SIMÃO, Berenice Perpétua
|
| |
| · Ecologia das Mídias e a Plataformização: desafio curricular no ensino híbrido PEREIRA, Natana Lopes; SOUZA, Marcio Vieira de
|
| |
| · Letramento midiático no currículo da Pedagogia e nas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19 ARNDT, Klalter Bez Fontana; CRUZ, Dulce Márcia
|
| |
| · Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais: tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores MARTINS, Ana Patrícia Sá; MORAES, Letícia Aparecida Nunes; PEREIRA, Tatiana da Silva
|
| |
| · Geração Z: DANS ÁLVAREZ DE SOTOMAYOR, Isabel
|
| |
| · Educação a Distância: processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores PÁDUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira; FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros
|
| |
| · Competências TPACK de docentes que publican WebQuest CUNHA, Fabiana dos Santos Matos Eugênio; GARCIAS, Adolfina PÉREZ; MARTÍNEZ, Antonio CASERO
|
| |
| · Tecnologias e Currículo da EJA no Brasil em Tempos de Pandemia: para que, para quem? FERNANDES, Jarina Rodrigues; NOGUEIRA, Marcela Fontão; TRONCO, Mariah Cruz de Souza
|
| |
| · A Seduc-RS na apropriação das TDIC no Ensino Médio: o que a análise das notícias institucionais revela? JOVER, Brenda; CHAGAS, Ângela; SARAIVA, Mateus; LUCE, Maria Beatriz
|
| |
| · Ações de redes políticas na pandemia: defendendo a aprendizagem e apagando contextos ARAUJO, Hellen Gregol; LOPES, Alice Casimiro
|
| |
| · A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália
|
| |
| · Fake News e Currículo: Percepções dos Professores de Língua Portuguesa do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá/Bahia ROCHA, Telma Brito; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva; SOUZA, Leny Mara Cerqueira de
|
| |
| · Novo Ensino Médio: os conteúdos científicos em rede nos processos de ensino e aprendizagem no Projeto Connect TRINDADE, Sueli Perazzoli; TORRES, Patrícia Lupion; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz
|
| |
| · Governamentalidade Algorítmica e Saberes Docentes: da Transcrição à Transcriação Didática Digital no Ensino Universitário em Período Pandêmico LEAL, Rafaela Esteves Godinho; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva
|
| |
| · Os Contextos Regionais e Internacionais e o Ensino de História na Amazônia Mediados pelas Redes Sociodigitais COSTA, Andrea Lilian Marques da; ALMEIDA, Fernando José de; ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira
|
| |
| · Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação: Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas PAES, Carlos Eduardo de Barros; CAMPOS, Karlene do Socorro da Rocha
|
| |
| · A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu: uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré; SANTOS, Edméa de Oliveira; VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo
|
| |
| · As Tecnologias Digitais Móveis na EJA: territórios em movimento e a multiterritorialidade SANTOS, Flávia Andréa dos; ABRANCHES, Sérgio Paulino
|
| |
Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida... |
| |
| · Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares GARCIA, Alexandra; MOREIRA, Maria Alfredo; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de
|
| |
| · A virada pedagógica no Currículo, na formação e no profissão docente: experiências, princípios e inspirações com pesquisas narrativas em educação SUÁREZ, Daniel Hugo
|
| |
| · Entre o currículo prescrito, o vivido e narrado. Saberes da experiência docente na formação inicial desde coordenadas biográficas LAPADULA, Maria Florentina; AGUIRRE, Jonathan; PORTA, Luis
|
| |
| · Artesanias narrativas: conversas entre currículo e formação docente REIS, Graça Regina Franco da Silva; CAMPOS, Marina Santos Nunes de
|
| |
| · A vida grafada nas asas invisíveis da docência: memória, afetos e experiências formativas na produção de currículos FERREIRA, Sabrina Mendonça; GOUVÊA, Tânia da Costa
|
| |
| · Currículo e Prática Profissional Docente: Espaços Construídos e Experiências com o Tema Finitude Humana e Angústia Existencial KEPLER, Rosilei dos Santos Rodrigues; NOGARO, Arnaldo
|
| |
| · A dimensão narrativa na formação de professores de matemática: reflexões apoiadas nos conceitos de experiência crítica e experiência formadora NACHTIGALL, Cícero; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto
|
| |
| · Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas Pedagógicas BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; FARIA, Juliana Batista; PEZZATO, Luciane Maria
|
| |
| · Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes:Movimentos de uma Pesquisaformação MORAIS, Joelson de Sousa
|
| |
| · Desafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a): O que contam os Memoriais Acadêmicos? SANTOS, Elzanir dos
|
| |
| · “Alguém que soubesse por que me calo”: a Roda de Mulheres do Parque das Missões como experiência emancipatória SILVA, Fabiana da; PASSOS, Mailsa Pinto
|
| |
| · Educação Antirracista em Tempos de Pandemia: os Diários de Aula como Instrumento de Formação e Reinvenção do Currículo Escolar OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de; SANTOS, Lorene dos
|
| |
| · O objeto de pesquisa como temporalidade e autobiografia LEMOS, Guilherme Augusto Rezende
|
| |
| · Fazer Sentir. Testemunho de uma Transformação da Sensação. (Modos de Interrogar nossas Práticas Educativas e Pedagógicas) CANGI, Adrián; GONÇALVES, Michele Fernandes
|
| |
| · (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks SOUZA, Elizeu Clementino de
|
| |
Artigos |
| |
| · Currículo e Fronteiras: intertextos CASALI, Alípio Márcio Dias; UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues
|
| |
| · Migrações Curriculares: Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como Possibilidades CHAGAS, Claudia; MACHADO, Marcelo Ferreira; CASTRO, Maria Cecília Sousa de; LOBO, Thamy
|
| |
| · A Diversidade na Sala de Aula e suas Influências na Formação de Identidades Discentes LOPES, Maria da Conceição Oliveira; SILVA, Fabrício Oliveira da
|
| |
| · Currículo e práticas de subjetivação: uma abordagem socioepistemológica FERRARO, José Luís
|
| |
| · Indícios da Identidade Pessoal-Profissional de Licenciandos/as em Ciências Biológicas TSUZUKI, Felipe; PASSOS, Marinez Meneghello; MAISTRO, Virgínia Iara de Andrade
|
| |
| · Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará NORONHA, Arimaté Alves; LOPES, Jayane Mara Rosendo; MEDEIROS FILHO, Antônio Evanildo Cardoso de; VIDAL, Eloisa Maia
|
| |
| · Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico: “Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos; ERNESTO, Eduardo Servo
|
| |
| · Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar RIBEIRO, Inauã Weirich; CAMARGO, Jeferson Cristian Zick; MUNHOZ, Angélica Vier
|
| |
| · Programa de Educação Integral (Proei) na Bahia: um Estudo de Caso na Cidade de Juazeiro SAMPAIO, Schirley Silva; RODRIGUES, José Roberto Gomes
|
| |
| · BNCC: Coalizões em Disputa na Formulação da Política Curricular Nacional MUYLAERT, Naira; SEQUEIRA, Deisilucy de Aragão F.; LAGE, Alda Siqueira; SOUZA, Tatiane Rodrigues
|
| |
| · Corpos infantis e pandemia: contraposições para a existência de um currículo comum ANDRADE, Ana Paula Menezes; SOARES, Jurema Rosa Lopes
|
| |
| · Estratégias retóricas do Todos Pela Educação: contexto de influência e de intervenção SANTOS, Geniana dos; CRAVEIRO, Clarissa Bastos; DESTRO, Denise de Souza
|
| |
| · Universalização Não Excludente e Individualização Inclusiva: Debates Curriculares em Torno do DUA e do PEI para a Inclusão Escolar SILVA, Andrialex William da; MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; SANTOS, Rogério Alves dos; GUEUDEVILLE, Rosane Santos
|
| |
| · Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental: uma construção curricular possível MARTINELLI, Núbia Rosa Baquini da Silva; RITTER, Jaqueline
|
| |
| · Materiais Didáticos para o Ensino de História nas Escolas Públicas na Região de São Joaquim da Barra/SP: o Sistema Apostilado de Ensino vs. Livro Didático ROCHA JÚNIOR, Orandes Carlos da; GATTI, Giseli Cristina do Vale
|
| |
| · Currículo e Formação Humana: Dilemas da Sociedade Contemporânea SANTOS, Adriana Regina de Jesus; LIMA, Cezar Bueno de
|
| |
| · A Disciplina Psicologia no Currículo das Licenciaturas DIOGO, Maria Fernanda; CHRIST, Charles Augusto
|
| |
| · Pela Não Classificação das Pedagogias Críticas e Pós-Críticas: Diálogos Provocativos com Tomaz Tadeu da Silva SOUSA, Galdino Rodrigues de
|
| |
| · Os Desafios de Pensar um Currículo Contra-Hegemônico na Escola do Campo no Contexto da Implementação da BNCC LIMA, Maria Aires de; RODRIGUES, Bruno Alysson Soares; COSTA, Frederico Jorge Ferreira
|
| |
| · A Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: Elementos para um Currículo Escolar Multisseriado BEZERRA NETO, Luiz; NUNES, Klívia de Cássia Silva
|
| |
| · A Educação Infantil nos currículos prescritos de licenciaturas presenciais de Educação Física no estado do Tocantins VARÃO, Hava Dias; BARCELOS, Marciel; MELLO, André da Silva; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio
|
| |
| · O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância ESCALIANTE, Lucas Caniati; GARBIN, Mônica Cristina; SANTOS, Rafael Alberto Alves dos; MARQUES, Daniel Ballester
|
| |
| · Desafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI MASETTO, Marcos T.
|
| |
| · As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas: possibilidades críticas para a formação de professores ESPERANÇA, Angelo Cabral; SILVA, Iolete Ribeiro da; GOMES, Fábio Alves
|
| |
| · O Currículo e a Produção de Rostidade: RAIC, Daniele Farias Freire
|
| |
| · Formação Continuada em Tempos de Isolamento Social: BRITO, Glaucia da Silva; LAGO, Rosilene Caetano
|
| |
| · Programa Ciência na Escola (PCE): SOUZA, Dariany Andrade de; BORGES, Heloísa da Silva
|
| |
| · Praticando Humanização: MANSO, Maria Elisa Gonzalez
|
| |
| · Professora Colorida no Currículo Arco-Íris: Myrrha, Paula; Sales, Shirlei
|
| |
| · Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD: PIMENTEL-SOUZA, Margarida Maria; LUSTOSA, Francisca Geny
|
| |
| · A Formação de Professores(as) que Atuam na Disciplina Projeto de Vida do Novo Currículo do Ensino Médio em São Luís - MA SANTANA, Izamoema de; SANTOS, Flavya Soraya Mendes Machado dos; SANTOS, Maria José Albuquerque
|
| |
| · Aspectos do pensamento de Andrew Feenberg à luz da fenomenologia Brasão, Mauricio dos Reis
|
| |
| · As contribuições da epistemologia da prática para a pesquisa na ANPEd sobre formação de professores nos últimos 10 anos Borges, Adilson de Souza; Delgado, Ana Cristina Coll
|
| |
| · Formação inicial de professores de biologia em Alagoas: Santos, Valdilene Canazart dos; Barros, Rubens Pesssoa de
|
| |
| · Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica: Mori, Juliana Sampaio; Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de; Costa, Rafael Fernando da
|
| |
| · Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física Vedovatto, Dijnane; Souza Neto, Samuel de; Benites, Larissa C.
|
| |
| · Quando um jogo digital afeta as relações: Lima, Marcio Roberto de
|
| |
| · Gênero e justiça curricular: Secatti, Keysa Katiere Garcia; Guimarães, Lucelia Tavares
|
| |
| · Significação memorialística em dois tempos Cunha, Maria Amália de Almeida; Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
|
| |
| · Entre cartas: Silva, Carlos Augusto Silva e; Costa, Tatiana dos Santos; Santos, Franciele Pereira dos; Christofoletti, Rafael
|
| |
| · A “aposta na Primeira Infância” e a atuação da nova filantropia social Sasson, Melissa Daiane Hans; Campos, Rosânia
|
| |
| · Apropriação e Mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacional Barros, Taiser Tadeu Teixeira; Reategui, Eliseo Berni; Teixeira, Adriano Canabarro
|
| |
| · Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES: Silva, Ramon Matheus dos Santos e; Almeida, Ueberson Ribeiro; Rocha, Maria Celeste; Gerez, Alessandra Galve
|
| |
| · O Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná Bulaty, Andréia; Nunes, Ana Luiza Ruschel
|
| |
| · Currículo, memória e consciência histórica na formação do sujeito segundo a Base Nacional Comum Curricular BALIEIRO, Luan Tarlau; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; OLIVEIRA, Terezinha
|
| |
| · Significações de ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio na produção de periódicos da área no período 2009-2019 Chaves, Kleber Santos; Eugênio, Benedito Gonçalves
|
| |
| · Ambientalização curricular na formação de profissionais do turismo receptivo Martinez, Daniela Rollemberg Lopez; Sartore, Marina de Souza; Rodrigues, Cae
|
| |
| · Possíveis efeitos da Covid-19 nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica Pinto, Karla Emanuella Veloso; Martins, Ronei Ximenes
|
| |
| · Cultura da Paz: Santos, André Felipe Costa; Santos, Priscila Costa; Sousa, Clarilza Prado de
|
| |
| · O uso dos jogos digitais ativos para o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar Schneider, Guilherme Theisen; Berlese, Denise Bolzan; Barbosa, Débora Nice Ferrari
|
| |
| · Narrativa (auto)biográfica: Vorpagel, Fernanda Seidel; Cousin, Cláudia da Silva
|
| |
| · Currículo e interdisciplinaridade na Amazônia brasileira: Barbosa, Suellen Ferreira; Silva, Fabiana Sena da; Santos, Marcio Antonio Raiol dos
|
| |
| · Pessoas Sem-Teto: Arcas, Begoña Rumbo; Vázquez, Ara Sol Romero
|
| |
| · Cadeiras disciplinantes e currículos indisciplinados: Rangel, Leonardo; Toja, Noale; Rodrigues, Juliana
|
| |
| · Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016) Rodrigues, Diego Adaylano Monteiro; Carneiro, Claudia Christina Bravo e Sá
|
| |
| · Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígena Mendonça, Maria Martinha Barbosa; Trindade, Regina Aparecida Correia; Araújo, Mairce da Silva
|
| |
| · Narrar histórias de pesquisas e fazer pesquisa com a autobiografia Santos, Maria
|
| |
| · Vidas em Grafia: Baseio, Maria Auxiliadora Fontana; Velasco, Cristiane Del Nero
|
| |
| · O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (2004-2010) Castro, Rafael Fonseca de; Teixeira, Kétila Batista da Silva
|
| |
| · O início da pandemia da Covid-19: Prata-Linhares, Martha; Fontoura, Helena Amaral da; Costa, Roberta
|
| |
| · (Im)possibilidades de problematizar no Ensino Tecnocientífico os impactos da pandemia no desenvolvimento humano: Albuquerque, Amanda Ferreira de; Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
|
| |
| · Currículo, Tecnologia e Inovação: Silva, Ana Valéria Barbosa da; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Romaro, Paulo
|
| |
| · O ensino da metodologia da pesquisa científica - entrelaçando modalidades, metodologias e cenários de ensino-aprendizagem Betty, Christine Barbosa; Ferreira-Gerab, Iraní; Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa; Prudêncio, Sandro Natalicio
|
| |