Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos |
| | |
| | · Identidade de estudantes negras e negros: a experiência do projeto Afrocientista NEAB/GERA/UFPA Coelho, Wilma; Brito, Nicelma; Dias, Sinara
|
| | |
Editorial |
| | |
| | · EDITORIAL
|
| | |
Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas |
| | |
| | · Apresentação Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas Lopes, Alice Casimiro; Macedo, Elizabeth
|
| | |
| | · Autobiografia e a necessária incompletude das histórias de professores Miller, Janet L.
|
| | |
| | · Currículo: lições do passado em tempos de BNCC Santos, Luciola Licinio; Oliveira, Leandra de
|
| | |
| | · Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitos Díaz-Barriga, Ángel
|
| | |
| | · A experiência como perturbação à prescrição na política curricular Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da; Ritter, Cláudia Sales
|
| | |
| | · Uma rede passa pelo currículo: difração e modos de existência na política curricular Ranniery, Thiago; Medeiros, Ricardo Scofano
|
| | |
| | · Formação em deslocamentos: ficção e contrariedade em torno na BNCC Tomé, Claudia; Santos, Maria
|
| | |
| | · Demandas discursivas regulatórias para “fazer a BNCC sair do papel” no Oeste da Bahia Pimentel Júnior, Clívio
|
| | |
| | · Produção de currículo em uma escola do campo: uma análise sobre inclusão Lima, Tânia Maria de; Dormevil, Mariana Rodrigues Athayde
|
| | |
| | · Regime de colaboração e formação docente: práticas discursivas na produção política ProBNCC/RN Oliveira, Marcia Betania de
|
| | |
| | · Processos de ressignificação após a BNCC: aspectos da produção curricular em Mato Grosso Santos, Geniana
|
| | |
| | · A BNCC e o Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Sergipe Marchelli, Paulo Sergio
|
| | |
| | · A ressignificação da Base Nacional Comum Curricular na rede municipal de Juiz de Fora/MG Destro, Denise de Souza
|
| | |
| | · Narrativas de um cenário: ciclo de formação humana no município de Irecê - Bahia Carvalho, Maria Inez; Oliveira, Fabrízia Pires de
|
| | |
| | · Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente Ferreira, Marcia Serra; Gomes, Maria Margarida
|
| | |
| | · Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental Gabriel, Carmen Teresa; Lima, Tatiana Polliana Pinto de
|
| | |
| | · Dando vida ao reconhecimento territorial Janzen, Melanie
|
| | |
| | · Entrevista: política, poder e existência, com Flávia Monteiro de Barros Araújo Lemos, Guilherme Augusto Rezende
|
| | |
| | · Resenha - em fios de memórias, imagens e narrativas: processos didáticos e curriculares pensados com os cotidianos Garcia, Alexandra
|
| | |
Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática |
| | |
| | · Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática Pereira, Patrícia Sândalo; Alencar, Edvonete Souza de
|
| | |
| | · Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciais Guérios, Ettiène Cordeiro
|
| | |
| | · Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais Ribeiro, Elisângela Soares; Sant’Ana, Irani Parolin; Sant’Ana, Claudinei de Camargo
|
| | |
| | · A importância da participação no estudo de aula na formação continuada de professores que ensinam medidas nos anos iniciais Pereira, Sandro Augusto do Vale; Melo, Gilberto Francisco Alves de
|
| | |
| | · Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial Gutiérrez-Saldivia, Ximena; Navarro, Cecilia Barría; Díaz-Levicoy, Danilo
|
| | |
| | · Conhecimento interpretativo de futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais no âmbito da subtração - potencialidades para melhorar a formação Ribeiro, Miguel; Policastro, Milena Soldá; Almeida, Alessandra; Caldatto, Marlova Estela
|
| | |
| | · Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática Alencar, Edvonete Souza de; Cunha, Aldrin Cleyde da; Jesus, Patricia dos Santos de
|
| | |
| | · O empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios Pereira, Patrícia Sandalo; Nogueira, Kely Fabrícia Pereira; Jorge, Nickson Moretti
|
| | |
| | · Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação Gomes, Alexandra
|
| | |
| | · Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria Miné, Valdete Aparecida do Amaral; Pereira, Maria Regina dos Passos
|
| | |
| | · Entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina - Universidade de Lisboa - Portugal Miola, Adriana
|
| | |
| | · Considerações da obra Professor: artesão ou operário? Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de
|
| | |
Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos |
| | |
| | · EPISTEMOLOGIAS NEGRAS E PROCESSOS EDUCATIVOS: DESDOBRAMENTOS NAS POLÍTICAS ANTIRRACISTAS Reis, Maria da Conceição dos; Nunes, Cicera
|
| | |
| | · Cosmologias racializadas: processos políticos e educativos anti(racistas) no ensino de Física e Astronomia Alves-Brito, Alan
|
| | |
| | · Até quando as máscaras brancas? Educação e racismo em Moçambique Humbane, Eduardo Moises Jamisse; Chemane, Orlando Daniel
|
| | |
| | · Educação com Fins Lucrativo para estudantes Negros Americanos Cruz, Luciano
|
| | |
| | · Epistemologias negras e educação: relações étnico-raciais na formação do(a) pedagogo(a) Nunes, Cicera; Santana, Jusciney Carvalho; Franco, Nanci Helena Rebouças
|
| | |
| | · Didáticas das relações étnico raciais: contribuições propositivas para a formação inicial de professores Rodrigues, Tatiane Cosentino; Silva, Ayodele Floriano
|
| | |
| | · Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação Reis, Maria da Conceição; Silva, Claudilene Maria da
|
| | |
| | · Experiência museal no distrito de Mazagão Velho-AP: visitação em movimento Videira, Piedade Lino; Vasconcelos, José Gerardo
|
| | |
| | · Resenha - A deseducação do negro Benedicto, Ricardo Matheus
|
| | |
| | · Legado de Ana Célia da Silva: trajetória de ações afirmativas da militância à produção acadêmica Franco, Nanci Helena Reboucas
|
| | |
Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores |
| | |
| | · Apresentação: casos de ensino na pesquisa e formação docente: que conversa é essa? Farias, Isabel Maria Sabino de; Mussi, Amali de Angelis
|
| | |
| | · Pesquisa e formação de professores com casos de ensino: fundamentos e potencialidades Farias, Isabel Maria Sabino de; Mussi, Amali de Angelis
|
| | |
| | · Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores Agapito, Juliano; Hobold, Márcia de Souza
|
| | |
| | · As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa Calil, Ana Maria; Almeida, Patrícia Albieri; Tinti, Douglas
|
| | |
| | · Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores Extremera, Marta María Olmo; Cavalcante, Maria Mikaele Silva
|
| | |
| | · Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores Monteiro, Filomena Maria de Arruda
|
| | |
| | · No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional Sousa, Sandra Novais; Nogueira, Eliane Greice Davanço; Rocha, Cristiane Ribeiro Cabral
|
| | |
| | · A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas Teles, Nayana Cristina Gomes; Silva, Fabrício Valentim da; Gomes, Tiago Pereira
|
| | |
| | · Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores Esteves, Maria Manuela Franco
|
| | |
| | · Experiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professores Sic, José Enrique Cortez; Rivas, Oscar Hugo López; Crispin, Haydee Lucrecia
|
| | |
| | · Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho Rodrigues, Ádria Maria Ribeiro; Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati; Rocha, Simone Albuquerque da
|
| | |
| | · O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores Uliana, Marcia Rosa; Mól, Gerson de Souza
|
| | |
| | · Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva
|
| | |
| | · Casos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria Mizukami Mendonça, Luciana de Oliveira Souza
|
| | |
| | · Resenha da obra de Katherine Merseth, Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues; Farias, Isabel Maria Sabino de
|
| | |
Seção temática: Educação Integral |
| | |
| | · A educação integral do PROCAD (UNICAMP-UNIR-UFOPA) para o Brasil e além-mar Castro, Rafael Fonseca de; Maciel, Antônio Carlos
|
| | |
| | · Novos nomes, velhas práticas: o que há de diferente no Novo Mais Educação? Prado, Edna Cristina do; Passos, Eliene Brito; Souza, Maria de Fátima Matos de
|
| | |
| | · A educação em tempo integral na meta 6 do plano estadual de educação do Pará Oliveira, Ney Cristina Monteiro de; Scaff, Elisângela Alves da Silva
|
| | |
| | · A qualidade educacional no Projeto de Educação em Tempo Integral no Estado do Amazonas Oliveira, Angela Maria de
|
| | |
| | · Novas concepções pedagógicas de avaliação escolar no ensino médio em tempo integral em Porto Velho-RO Lima, Selena Castiel Gualberto; França, Rosângela de Fátima Cavalcante
|
| | |
| | · Desafios da gestão democrática: uma análise do sistema escolar de tempo integral de Manaus Silva, Cintia Adélia da; Mourão, Arminda Rachel Botelho
|
| | |
| | · Desafios do diretor escolar na educação integral: uma investigação em Rondônia Souza, Maria das Graças de; Castro, Rafael Fonseca de
|
| | |
| | · Política indutora de educação integral: análise dos programas implementados em Belterra/PA Sousa, Lília Travassos de; Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
|
| | |
| | · A escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa Fonseca, Dora Sofia Ramos; Marques, Marta Sofia Ramires
|
| | |
| | · As artes na educação plena e integral do desenvolvimento psíquico humano Bernardes, Maria Eliza Mattosinho; Beatón, Guillermo Arias; Calejon, Laura Marisa Carnielo
|
| | |
| | · A educação integral e o programa ensino médio inovador - Proemi: singularidades desta política Souza, Marilsa Miranda de
|
| | |
| | · A conjuntura política brasileira e os destinos da educação integral: entrevista com José Luís Sanfelice Maciel, Antônio Carlos
|
| | |
Artigos de Demanda Contínua |
| | |
| | · A emergência de estudos de política curricular e o potencial de sua base teórico-metodológica Oliveira, Ozerina Victor de; Silva, Celeida Maria Costa de Souza e
|
| | |
| | · Educação em direitos humanos: possibilidades a partir do PNEDH e do cinema na escola Guerreiro, Alexandre Silva
|
| | |
| | · O federalismo e as políticas de municipalização: um estudo sobre a educação básica em Xaxim (SC) Trevisol, Joviles Vitório; Silva, Paulo Roberto da
|
| | |
| | · Permanência escolar na EJA: narrativas de estudantes do ensino fundamental no Sertão Alagoano Freitas, Marinaide; Reis, Rosemeire; Torres, Andresso
|
| | |
| | · A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humana Pommer, Roselene Moreira Gomes; Martins, Sebastian
|
| | |
| | · Formação continuada enquanto ética do cuidado de si Rossetto, Miguel da Silva; Doro, Marcelo José
|
| | |
| | · Educação e mercado financeiro: um estudo sobre a Anhanguera, Estácio e Kroton (2007-2014) Costa, Fábio Luciano Oliveira
|
| | |
| | · As TIC no espaço escolar: uma análise da apropriação a partir das práticas docentes Marcolla, Valdinei; Moro, Tatiele Bolson
|
| | |
| | · Gestão e avaliação de sistemas municipais de ensino público Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha
|
| | |
| | · Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógica Portilho, Evelise Maria Labatut; Parolin, Isabel Cristina Hierro; Barbosa, Laura Monte Serrat
|
| | |
| | · Educação superior: o desenvolvimento das capacidades e o processo de humanização Pagliarin, Lidiane Limana Puiati; Marcelino, Patricia Carlesso; Kohls, Rosana Cristina
|
| | |
| | · Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira Wandercil, Marco; Calderón, Adolfo-Ignacio; Ganga-Contreras, Francisco Anibal
|
| | |
| | · O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular Pietri, Emerson de
|
| | |
| | · O desenho como expressão das crianças: a experiência de ser criança e de ser aluno Becker, Rosana; Junior, Luiz Martins; Voos, Jordelina Beatriz Anacleto
|
| | |
| | · Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides Castro; Macedo, Maria Do Socorro Alencar Nunes
|
| | |
| | · Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais Silva, Louise de Quadros da; Jung, Hildegard Susana; Fossatti, Paulo
|
| | |
| | · A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural Silva, Ana Tereza Reis da; Soares, Iassana Rodrigues
|
| | |
| | · Problematizando o papel de intérpretes surdos(as) em escolas regulares Romário, Lucas; Dorziat, Ana
|
| | |
| | · Considerações sobre a comissão nacional do livro didático: o manual de filosofia do Pe. Castro Nery S.J Silva, Aldemir Barbosa da; Carminati, Celso João
|
| | |
| | · O princípio educativo em Gramsci: contribuições ao ensino de filosofia Carreiro, Gabriela da Nóbrega; Palhano, Tânia Rodrigues; Baptista, Maria das Graças de Almeida
|
| | |
Ensaios |
| | |
| | · Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por uma (auto)crítica propositiva Bezerra, Giovani Ferreira
|
| | |