Artigos |
| |
| · O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil? Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano; Fontoura, Helena Amaral da
|
| |
| · Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar Kohan, Walter; Carvalho, Magda Costa
|
| |
| · Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do campo na Amazônia Machado, Tânia Mara Rezende; Silva, Paulo Vinícius Baptista da
|
| |
| · A atuação institucional do Ministério Público para a promoção da qualidade da educação básica Taporosky, Barbara Cristina Hanauer; Silveira, Adriana Aparecida Dragone
|
| |
| · A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista Lima, Maria Flávia Batista; Barreyro, Gladys Beatriz
|
| |
| · Influências da política educacional no sindicalismo docente brasileiro Vaz, Marta Rosani Taras; Masson, Gisele
|
| |
| · Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes Magdaleno, Beatriz Vieira; Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho
|
| |
| · Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC? Silva, José Alessandro Cândido da
|
| |
| · Contextos de escolas e processos educativos na e da educação infantil do campo, Abaetetuba, Pará Toutonge, Eliana Campos Pojo; Pereira, Rosenildo da Costa
|
| |
| · O financiamento da educação de jovens e adultos (EJA): elemento contraditório do direito à educação Castro, Francislene Santos; Cruz, Rosana Evangelista da
|
| |
| · Da história das culturas escolares à história das culturas infantis no Oitocentos paranaense: uma primeira aproximação por meio de egodocumentos Anjos, Juarez José Tuchinski dos
|
| |
| · Reprovação escolar no Ensino Fundamental: análise da diferença dos índices nos anos iniciais e finais Gil, Natália; Klein, Delci Heinle; Scherer, Regina
|
| |
| · Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos Sá, Ana Paula dos Santos de; Gomes, Luiz Roberto
|
| |
| · Gestão da Educação Infantil: desafios, necessidades e possibilidades Fernandes, Fabiana Silva
|
| |
| · A falsa missão francesa e o ensino da arte: apontamentos para uma história outra Sabino, Kelly
|
| |
| · Reflexões sobre as orientações da Unesco para a oferta da educação em prisões Boutin, Aldimara Catarina Brito Delabona; Flach, Simone de Fátima
|
| |
| · Formação do professor de dança para o contexto escolar: visões e realizações no passo da experiência Batalha, Cecília Silvano; Cruz, Giseli Barreto da
|
| |
| · Os conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade Luppi, Mônica Aparecida Rodrigues; Behrens, Marilda Aparecida
|
| |
| · Entre a prescrição curricular e as práticas docentes: o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário Moerbeck, Guilherme; Araújo-Oliveira, Anderson
|
| |
| · Pedagogia freireana e pedagogia histórico-crítica: aproximações a partir do materialismo histórico-dialético Stadler, João Paulo; Niezwida, Nancy Rosa Alba; Lambach, Marcelo
|
| |
| · Educação especial na perspectiva inclusiva: uma revisão pautada no direito de todos à educação Boff, Ana Paula; Machado, Andreia de Bem
|
| |
| · Perspectivas entre educação e Estado: a formação do “novo homem” latino-americano (séculos XIX/XX) Santos, Luciana Eliza dos
|
| |
| · A arte de viver e de contar histórias: experiências de professoras na Educação Básica Ramos, Flávia Brocchetto; Vasconcelos, Roger Andrei de Castro; Neitzel, Adair de Aguiar
|
| |
| · Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia Bedin, Everton; Morais, Carla Susana Lopes
|
| |
| · A disciplina militar na escola e seu limite formativo Zatti, Vicente; Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei; Dalbosco, Claudio Almir
|
| |
| · Formação inicial de professores para a docência com bebês: as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques; Cruz, Silvia Helena Vieira
|
| |
| · Traçados acessíveis: características das produções escritas de estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Dias, Vivian Ferreira; Moreira, Laura Ceretta
|
| |
| · Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais Fernandes, Christiane Caetano Martins; Silva, Fabiany de Cássia Tavares
|
| |
| · “Um banquete literário”: um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente Araujo, Débora Cristina de; Trancoso, Joelma dos Santos Rocha
|
| |
| · Educação OnLIFE e Cidadania Digital: o desenvolvimento do pensamentocomputacional na cidade em tempos de algoritmização do mundo Menezes, Janaína; Schlemmer, Eliane; Felice, Massimo Di
|
| |
| · Indagações sobre a pobreza: o que dizem as crianças matriculadas na educação infantil Matiazzi, Shellen de Lima; Simões, Renata Duarte; Vieira, Alexandro Braga
|
| |
| · Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal Nogueira, Gabriela; Xavier, Eneusa Mariza Pinto; Arriada, Eduardo
|
| |
| · A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais Urban, Ana Claudia; Sanches, Tiago Costa
|
| |
| · A formação docente para o ensino superior: impasses e perspectivas para a contínua aprendizagem Salvador, Maria Aparecida Tenório; Sordi, Mara Regina Lemes De
|
| |
Dossiê Infância(S), Movimentos Sociais e Cidade: Currículo(S) E Formação Docente |
| |
| · Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” Gobbi, Marcia Aparecida; Anjos, Cleriston Izidro dos
|
| |
| · “O mundo aos nossos olhos e pelas nossas vozes”: o que crianças dizem sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina
|
| |
| · A participação infantil no espaço público: propostas para pensar o direito da criança ao território Silva, Ana Sofia; Fernandes, Natália; Silva, Cidália Ferreira
|
| |
| · Crianças como atores políticos na escola: um caso de participação e conflito no contexto da redação da nova Constituição do Chile Ochoa, Mónica Peña
|
| |
| · Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos Novakowski, Lutiane; Marcello, Fabiana de Amorim
|
| |
| · Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo Vieira, Marle Aparecida Fideles de Oliveira; Côco, Valdete
|
| |
| · A criança na constituição cultural, sociopolítica e educativa dos assentamentos de reforma agrária: negações e conquistas Santos, Leila Damiana Almeida dos
|
| |
| · Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais Queiroz, Caroline Trapp de; Pereira, Rita Marisa Ribes
|
| |
| · Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennett Barbosa, Maria Carmen Silveira; Gobbato, Carolina; Kremer, Claines
|
| |
| · Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP) Gomes, Marineide de Oliveira
|
| |
| · Representando-nos (a nós mesmos). Uma reflexão situada sobre certos conteúdos transversais das ciências sociais a partir de uma perspectiva intercultural Enriz, Noelia
|
| |
| · Crianças Kaingang em Espaços Urbanos: Aprendizagens Culturais e Sustentabilidade Indígena no Paraná Faustino, Rosângela Célia; Novak, Maria Simone Jacomini; Mota, Lúcio Tadeu
|
| |
| · Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas Silva, Ivone Maria Mendes; Zanin, Nauíra Zanardo
|
| |
| · As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais Santiago, Flávio; Rodríguez, Susy Yarley Hinestroza; Paula, Roberta Cristina de
|
| |
| · O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para o currículo da Educação Infantil Marcolino, Suzana; Dias, Adelaide Alves
|
| |
| · Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola Cavalari Neto, Ranulfo; Berger, Sonia Maria Dantas
|
| |
| · A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil Haddad, Lenira; Folque, Maria Assunção; Bezelga, Isabel
|
| |
| · Educação patrimonial com crianças: memórias e produção de representações sociais sobre a cidade Cunha, Jeysson Ricardo Fernandes da; Andrade, Daniela Barros Silva Freire
|
| |
| · Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância Kuhn, Martin; Arenhart, Livio Osvaldo; Salva, Sueli
|
| |
DOSSIÊ - Alfabetização e Currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras e possibilitam outros modos de vida |
| |
| · Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis Caldeira, Maria Carolina da Silva; Frangella, Rita de Cássia Prazeres
|
| |
| · Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita Axer, Bonnie; Dias, Jade Juliane; Drummond, Rosalva de Cássia Rita
|
| |
| · Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo Oliveira-Mendes, Solange Alves de; Leite, Carlinda
|
| |
| · Letramento/s em Políticas Curriculares de Alfabetização: sentidos em disputa Rangel, Andréia Mello
|
| |
| · Currículos e alfabetização: entre códigos, desvios e experimentação Gabriel, Andrea dos Santos; Silva, Sandra Kretli da
|
| |
| · Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto Santos, Jânio Nunes dos; Santos, Adriana Cavalcanti dos
|
| |
| · O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização Kappi, Ramona Graciela Alves de Melo; Mello, Darlize Teixeira de
|
| |
| · A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras Cougo, Alexandre Cougo de; Rodrigues, Sílvia Adriana; Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
|
| |
| · A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão Baptaglin, Leila Adriana; Oliveira, Gabrielle
|
| |
| · O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil Albuquerque, Eliana; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; Silva, Maria da Conceição Lira da
|
| |
| · Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Cruz, Letícia; Corsino, Patrícia; Andrade, Ludmila Thomé de
|
| |
| · O objeto do ensino da alfabetização inicial nas escolas de Ensino Fundamental, campo de polêmicas e disputas Venanzetti, Carina Daniela; Baez, Mónica Orfilia
|
| |
| · Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas? Silva, Jaqueline Luzia da
|
| |
| · Currículo, alfabetização e interseccionalidade na educação de pessoas surdas Alves, Cláudio Eduardo Resende; Gonçalves, Rebeca Cristina Nunes Llyod; Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de
|
| |
DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-americanos |
| |
| · Avaliações Sistêmicas: recomendações dos organismos internacionais para os países latino-americanos Santos, Fabiano Antonio dos; Real, Giselle Cristina Martins
|
| |
| · A agenda global composta pelas organizações internacionais: a educação na composição do público e do privado Cavalcanti, Ana Claudia Dantas; Amorim, Milene Dias
|
| |
| · Avaliação em larga escala e estabelecimento de metas e indicadores educacionais: usos e abusos da quantofrenia Bauer, Adriana
|
| |
| · Avaliações em larga escala na América Latina: problematizando a qualidade da educação escolar Machado, Cristiane; Alavarse, Ocimar Munhoz; Chappaz, Raíssa de Oliveira
|
| |
| · As fragilidades do PISA, um protagonista global em políticas educacionais Horta Neto, João Luiz
|
| |
| · A gestão da educação nacional pela via do protagonismo das avaliações em larga escala do Pisa Silveira, Carmem Lucia Albrecht da; Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
|
| |
| · Métodos de avaliação para aprendizagem: o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018? Stieg, Ronildo; Soares, Denilson Junio Marques; Santos, Wagner dos
|
| |
| · O projeto de capital humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe: aprendizagem e avaliação educacional Figueiredo, Ireni Marilene Zago; Sandri, Simone; Guerra, Dhyovana
|
| |
| · O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina: uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva
|
| |
| · Banco Mundial e políticas nacionais: enlaces no campo da gestão da educação básica pós-2000 Santos, Aline Bettiolo dos; Nardi, Elton Luiz
|
| |
| · A REDUCA como semeadora de consensos na América Latina: avaliação, padronização e subordinação Melgarejo, Mariano Moura; Silva, Mariléia Maria da
|
| |
| · As prescrições da UNESCO nos Relatórios Globais de Aprendizagem: uma análise sobre “Qualidade” e “Avaliação” para a Educação de Jovens e Adultos Pasini, Juliana Fátima Serraglio; Cossetin, Márcia; Dolla, Margarete Chimiloski
|
| |
| · As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil: que espaço elas ocupam? Garcia, Paulo Sérgio; Miranda, Nonato Assis de
|
| |
| · Avaliação da prática pedagógica no contexto do ensino superior na Colômbia Sánchez-Amaya, Tomás; Santana-Gaitán, Luisa Carlota; Velasco-Forero, Martha Janet
|
| |
| · Políticas de avaliação na Cidade Autônoma de Buenos Aires: experiências e desenvolvimento institucional nas últimas décadas Rodrigo, Lucrecia
|
| |