SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.39 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

 

Sumário
Educ. Rev. vol.40  Curitiba  2024

 Artigos
  
 ·  O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano; Fontoura, Helena Amaral da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
Kohan, Walter; Carvalho, Magda Costa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do campo na Amazônia
Machado, Tânia Mara Rezende; Silva, Paulo Vinícius Baptista da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A atuação institucional do Ministério Público para a promoção da qualidade da educação básica
Taporosky, Barbara Cristina Hanauer; Silveira, Adriana Aparecida Dragone

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista
Lima, Maria Flávia Batista; Barreyro, Gladys Beatriz

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Influências da política educacional no sindicalismo docente brasileiro
Vaz, Marta Rosani Taras; Masson, Gisele

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes
Magdaleno, Beatriz Vieira; Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC?
Silva, José Alessandro Cândido da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Contextos de escolas e processos educativos na e da educação infantil do campo, Abaetetuba, Pará
Toutonge, Eliana Campos Pojo; Pereira, Rosenildo da Costa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O financiamento da educação de jovens e adultos (EJA): elemento contraditório do direito à educação
Castro, Francislene Santos; Cruz, Rosana Evangelista da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Da história das culturas escolares à história das culturas infantis no Oitocentos paranaense: uma primeira aproximação por meio de egodocumentos
Anjos, Juarez José Tuchinski dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reprovação escolar no Ensino Fundamental: análise da diferença dos índices nos anos iniciais e finais
Gil, Natália; Klein, Delci Heinle; Scherer, Regina

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos
Sá, Ana Paula dos Santos de; Gomes, Luiz Roberto

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Gestão da Educação Infantil: desafios, necessidades e possibilidades
Fernandes, Fabiana Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A falsa missão francesa e o ensino da arte: apontamentos para uma história outra
Sabino, Kelly

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reflexões sobre as orientações da Unesco para a oferta da educação em prisões
Boutin, Aldimara Catarina Brito Delabona; Flach, Simone de Fátima

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação do professor de dança para o contexto escolar: visões e realizações no passo da experiência
Batalha, Cecília Silvano; Cruz, Giseli Barreto da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Os conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
Luppi, Mônica Aparecida Rodrigues; Behrens, Marilda Aparecida

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Entre a prescrição curricular e as práticas docentes: o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário
Moerbeck, Guilherme; Araújo-Oliveira, Anderson

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Pedagogia freireana e pedagogia histórico-crítica: aproximações a partir do materialismo histórico-dialético
Stadler, João Paulo; Niezwida, Nancy Rosa Alba; Lambach, Marcelo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Educação especial na perspectiva inclusiva: uma revisão pautada no direito de todos à educação
Boff, Ana Paula; Machado, Andreia de Bem

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Perspectivas entre educação e Estado: a formação do “novo homem” latino-americano (séculos XIX/XX)
Santos, Luciana Eliza dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A arte de viver e de contar histórias: experiências de professoras na Educação Básica
Ramos, Flávia Brocchetto; Vasconcelos, Roger Andrei de Castro; Neitzel, Adair de Aguiar

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia
Bedin, Everton; Morais, Carla Susana Lopes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A disciplina militar na escola e seu limite formativo
Zatti, Vicente; Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei; Dalbosco, Claudio Almir

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação inicial de professores para a docência com bebês: as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil
Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques; Cruz, Silvia Helena Vieira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Traçados acessíveis: características das produções escritas de estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Dias, Vivian Ferreira; Moreira, Laura Ceretta

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais
Fernandes, Christiane Caetano Martins; Silva, Fabiany de Cássia Tavares

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “Um banquete literário”: um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente
Araujo, Débora Cristina de; Trancoso, Joelma dos Santos Rocha

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação OnLIFE e Cidadania Digital: o desenvolvimento do pensamentocomputacional na cidade em tempos de algoritmização do mundo
Menezes, Janaína; Schlemmer, Eliane; Felice, Massimo Di

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Indagações sobre a pobreza: o que dizem as crianças matriculadas na educação infantil
Matiazzi, Shellen de Lima; Simões, Renata Duarte; Vieira, Alexandro Braga

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal
Nogueira, Gabriela; Xavier, Eneusa Mariza Pinto; Arriada, Eduardo

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais
Urban, Ana Claudia; Sanches, Tiago Costa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A formação docente para o ensino superior: impasses e perspectivas para a contínua aprendizagem
Salvador, Maria Aparecida Tenório; Sordi, Mara Regina Lemes De

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê Infância(S), Movimentos Sociais e Cidade: Currículo(S) E Formação Docente
  
 ·  Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
Gobbi, Marcia Aparecida; Anjos, Cleriston Izidro dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  “O mundo aos nossos olhos e pelas nossas vozes”: o que crianças dizem sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza
Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A participação infantil no espaço público: propostas para pensar o direito da criança ao território
Silva, Ana Sofia; Fernandes, Natália; Silva, Cidália Ferreira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Crianças como atores políticos na escola: um caso de participação e conflito no contexto da redação da nova Constituição do Chile
Ochoa, Mónica Peña

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos
Novakowski, Lutiane; Marcello, Fabiana de Amorim

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
Vieira, Marle Aparecida Fideles de Oliveira; Côco, Valdete

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A criança na constituição cultural, sociopolítica e educativa dos assentamentos de reforma agrária: negações e conquistas
Santos, Leila Damiana Almeida dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
Queiroz, Caroline Trapp de; Pereira, Rita Marisa Ribes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennett
Barbosa, Maria Carmen Silveira; Gobbato, Carolina; Kremer, Claines

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP)
Gomes, Marineide de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Representando-nos (a nós mesmos). Uma reflexão situada sobre certos conteúdos transversais das ciências sociais a partir de uma perspectiva intercultural
Enriz, Noelia

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Crianças Kaingang em Espaços Urbanos: Aprendizagens Culturais e Sustentabilidade Indígena no Paraná
Faustino, Rosângela Célia; Novak, Maria Simone Jacomini; Mota, Lúcio Tadeu

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas
Silva, Ivone Maria Mendes; Zanin, Nauíra Zanardo

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
Santiago, Flávio; Rodríguez, Susy Yarley Hinestroza; Paula, Roberta Cristina de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para o currículo da Educação Infantil
Marcolino, Suzana; Dias, Adelaide Alves

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
Cavalari Neto, Ranulfo; Berger, Sonia Maria Dantas

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
Haddad, Lenira; Folque, Maria Assunção; Bezelga, Isabel

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Educação patrimonial com crianças: memórias e produção de representações sociais sobre a cidade
Cunha, Jeysson Ricardo Fernandes da; Andrade, Daniela Barros Silva Freire

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância
Kuhn, Martin; Arenhart, Livio Osvaldo; Salva, Sueli

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 DOSSIÊ - Alfabetização e Currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras e possibilitam outros modos de vida
  
 ·  Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis
Caldeira, Maria Carolina da Silva; Frangella, Rita de Cássia Prazeres

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita
Axer, Bonnie; Dias, Jade Juliane; Drummond, Rosalva de Cássia Rita

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo
Oliveira-Mendes, Solange Alves de; Leite, Carlinda

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Letramento/s em Políticas Curriculares de Alfabetização: sentidos em disputa
Rangel, Andréia Mello

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Currículos e alfabetização: entre códigos, desvios e experimentação
Gabriel, Andrea dos Santos; Silva, Sandra Kretli da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto
Santos, Jânio Nunes dos; Santos, Adriana Cavalcanti dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização
Kappi, Ramona Graciela Alves de Melo; Mello, Darlize Teixeira de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras
Cougo, Alexandre Cougo de; Rodrigues, Sílvia Adriana; Sambugari, Márcia Regina do Nascimento

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão
Baptaglin, Leila Adriana; Oliveira, Gabrielle

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil
Albuquerque, Eliana; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; Silva, Maria da Conceição Lira da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Cruz, Letícia; Corsino, Patrícia; Andrade, Ludmila Thomé de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O objeto do ensino da alfabetização inicial nas escolas de Ensino Fundamental, campo de polêmicas e disputas
Venanzetti, Carina Daniela; Baez, Mónica Orfilia

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?
Silva, Jaqueline Luzia da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Currículo, alfabetização e interseccionalidade na educação de pessoas surdas
Alves, Cláudio Eduardo Resende; Gonçalves, Rebeca Cristina Nunes Llyod; Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-americanos
  
 ·  Avaliações Sistêmicas: recomendações dos organismos internacionais para os países latino-americanos
Santos, Fabiano Antonio dos; Real, Giselle Cristina Martins

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A agenda global composta pelas organizações internacionais: a educação na composição do público e do privado
Cavalcanti, Ana Claudia Dantas; Amorim, Milene Dias

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Avaliação em larga escala e estabelecimento de metas e indicadores educacionais: usos e abusos da quantofrenia
Bauer, Adriana

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Avaliações em larga escala na América Latina: problematizando a qualidade da educação escolar
Machado, Cristiane; Alavarse, Ocimar Munhoz; Chappaz, Raíssa de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  As fragilidades do PISA, um protagonista global em políticas educacionais
Horta Neto, João Luiz

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A gestão da educação nacional pela via do protagonismo das avaliações em larga escala do Pisa
Silveira, Carmem Lucia Albrecht da; Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Métodos de avaliação para aprendizagem: o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018?
Stieg, Ronildo; Soares, Denilson Junio Marques; Santos, Wagner dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O projeto de capital humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe: aprendizagem e avaliação educacional
Figueiredo, Ireni Marilene Zago; Sandri, Simone; Guerra, Dhyovana

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina: uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema
Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Banco Mundial e políticas nacionais: enlaces no campo da gestão da educação básica pós-2000
Santos, Aline Bettiolo dos; Nardi, Elton Luiz

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A REDUCA como semeadora de consensos na América Latina: avaliação, padronização e subordinação
Melgarejo, Mariano Moura; Silva, Mariléia Maria da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  As prescrições da UNESCO nos Relatórios Globais de Aprendizagem: uma análise sobre “Qualidade” e “Avaliação” para a Educação de Jovens e Adultos
Pasini, Juliana Fátima Serraglio; Cossetin, Márcia; Dolla, Margarete Chimiloski

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil: que espaço elas ocupam?
Garcia, Paulo Sérgio; Miranda, Nonato Assis de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Avaliação da prática pedagógica no contexto do ensino superior na Colômbia
Sánchez-Amaya, Tomás; Santana-Gaitán, Luisa Carlota; Velasco-Forero, Martha Janet

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Políticas de avaliação na Cidade Autônoma de Buenos Aires: experiências e desenvolvimento institucional nas últimas décadas
Rodrigo, Lucrecia

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )