Artigo Demanda Contínua |
| |
| · Redução e retrocessos na política de tempo integral na escola brasileira: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação Cardoso, Cintia Aurora Quaresma; Oliveira, Ney Cristina Monteiro de
|
| |
| · Formação continuada de professores da educação superior no IFTM, no município de Uberaba (MG) - “modelo” de transformação Borges, Elisabete Ferreira; Marques, Welisson
|
| |
| · De la simulación por computadora al uso de representaciones visuales: desarrollo de prácticas epistémicas en clases de Química Silva, Edyth Priscilla Campos; Silva, Fernando César
|
| |
| · O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores Araújo, Luiz Antônio; Cunha, Maria Amália Almeida; Correa, Licinia Maria
|
| |
| · A formação do educador no âmbito da educação não formal Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Silva, Ana Lucia Ferreira
|
| |
| · Condições de trabalho docente na escola da atualidade: demandas e desafios, na percepção de educadores da rede pública estadual paulista Placco, Vera Maria Nigro de Souza; Sigalla, Luciana Andréa Afonso; Tahan, Simone Pannocchia; Orsolon, Luzia Angelina Marino; Argolo, Gabriela
|
| |
| · Educação estética mediada pelo patrimônio cultural: experiências, sentidos e afetos na formação de professores França, Tânia Maria de Sousa; Sales, José Albio Moreira de; Fialho, Lia Machado Fiuza
|
| |
| · História Oral das mulheres usuárias da Assistência Social: diálogos com a Educação Não Formal Antonietto, Patrícia Cristina; Lima, Lívia Morais Garcia
|
| |
| · Práticas de Gênero em uma Universidade: um estudo arquivístico Ribeiro, Inauã Weirich; Munhoz, Angélica Vier; Detoni, Priscila Pavan
|
| |
| · Educação do campo no Brasil: da lona preta à academia Conte, Isaura Isabel; Souza, Edivânia de
|
| |
| · Actuaciones de la cultura contemporánea Araújo, Cristiane Ludwig; Nunes, Ana Luiza Ruschel; Trevisan, Amarildo Luiz
|
| |
| · Sala de aula invertida: Emancipação de mestres e aprendizes à luz das ideias de Freire e Ranciére Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha; Oliveira, Selma Maria de
|
| |
| · A relação entre o campo de possibilidades e o projeto de vida de jovens em situação de conflito escolar Nonato, Eunice Maria Nazarethe; Novaes, Edmarcius Carvalho; Lemos, Ana Cristina Marques; Vitório, Lorena Silva; Oliveira, Aline Santos Pessotti de
|
| |
| · Espaçotempos na UniverS/Cidade: novas visibilidades aos olhares estudantis Machado, Jardel Pelissari; Zanella, Andréa Vieira
|
| |
| · Percepções sobre extensão por parte dos docentes e discentes de graduação Diniz, Leopoldina Francimar Amorim Coelho; Sousa, Geida Maria Cavalcanti de; Souza, Dennis Marinho Oliveira Ramalho de
|
| |
| · Estudo descritivo sobre a formação continuada dos professores de Arte das escolas estaduais da capital sergipana. Luduvice, Jorge Luis Santana; Santos, Luiz Anselmo Menezes; Souza, Fabio Kalil de
|
| |
| · O Curso de Dança na Educação e a Escolinha de Arte do Brasil (Rio de Janeiro, 1970 -1975). Silva, Alexsander Barbozza da; Damasceno, Letícia
|
| |
| · Objeto propositor poético na produção do evento pedagógico Hofstaetter, Andrea
|
| |
| · Os sinais de pontuação no texto acadêmico-argumentativo: uma intervenção pedagógica sobre a escrita de estudantes de Pedagogia a distância Castro, Rafael Fonseca de; Damiani, Magda Floriana
|
| |
| · Educação (em tempo) Integral e Proteção Social na Baixada Fluminense: Retratos de uma Trajetória Conjunta Silva, Margareth Correa; Menezes, Janaina Specht da Silva
|
| |
| · O ensino de Língua Portuguesa na sociedade contemporânea: do Estudo da Arte à construção de Letramentos didático-digitais Martins, Ana Patrícia Sá; Kersch, Dorotea Frank
|
| |
| · A documentação pedagógica como ferramenta para dar visibilidade à criança que existe no sujeito-infantil tido como anormal na educação infantil Marques, Circe Mara; Simão, Vera Lúcia; Zwierewicz, Marlene
|
| |
| · “Vai que a universidade se Trans*Forma”: experiências e epistemologias trans* Rocha, Késia dos Anjos; Brito, Ariel Matos; Dias, Alfrancio Ferreira
|
| |
| · “Lugar aprazível e salubre”, “Casa vasta e bem arejada”: localização e espaços de colégios-internatos na Corte Imperial do Rio de Janeiro (Século XIX) Conceição, Joaquim Tavares da
|
| |
| · Mestrado em Educação: contribuição da formação continuada para docentes de Institutos Federais Brasileiros e da Demanda Social Sampaio, Marize Setubal; Souza, Nádia Maria Pereira; Vita, Gilmar Ferreira
|
| |
| · Leitura e escrita na cultura digital Conte, Elaine; Kobolt, Maria Edilene de Paula; Habowski, Adilson Cristiano
|
| |
| · Miradas descoloniales sobre la formación contínua de docentes de América Latina Silva, Gilberto Ferreira da; Zawaski, Tatiane Peres; Machado, Juliana Aquino
|
| |
| · Que posso conhecer da escola? Notas sobre a noção de crítica Renda Vitorino, Artur José
|
| |
| · O significante comum na agenda política educacional contemporânea Gabriel, Carmen Teresa; Martins, Marcus Leonardo Bomfim
|
| |
| · De “Lume Imperecível” a “Classe Sacrificada”: o magistério no quadro do funcionalismo municipal de Duque de Caxias (1947-1954) Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha; Bauer, Angélica de Sá de Oliveira
|
| |
| · Docência como profissão: reflexões acerca de aspectos subjetivos que a constituem Locatelli, Arinalda Silva; Vieira, Lívia Maria Fraga
|
| |
| · A produção de microcontos no Twitter: escrita literária em rede e mobilização de aprendizagens Silva, Raphaelle Nascimento; Couto, Edvaldo Souza
|
| |
| · DE ESTE LADO DEL ATLÁNTICO: un discípulo polaco de Édouard Claparède Perdomo, Selma Barboza; Mignot, Ana Chrystina Venancio; Santos, Daise Silva dos
|
| |
| · O contexto da pós-graduação stricto sensu no âmbito da formação pedagógica e a formação docente em Ciências Biológicas: o que revela a produção acadêmica Garcia, Juliana Bittencourt; Cunha, Maria Isabel da
|
| |
| · Articulação Teórico-Metodológica: a entrevista em pesquisas educacionais na abordagem histórico-cultural Antunes-Souza, Thiago; Pucci, Renata H. P.
|
| |
| · O início da carreira docente e a influência dos estabelecimentos de ensino Campos, Ana Elisa Araújo Maia; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; Dotta, Leanete Teresinha Thomas
|
| |
| · Os processos de aprendizagem e avaliação tecnológica pensam nas pessoas? Uma abordagem de Design Centrado no Ser Humano sobre a EdTech Boechat, Cid; Mont’Alvão, Claudia
|
| |
| · A interdisciplinaridade em cursos de Ensino Médio Integrado: previsão documental e práticas no IFMG Souza, Carolina Helena Miranda e; Moreira, Samantha Cidaley de Oliveira
|
| |
| · O brinquedo e o brincar na era digital Farias, Michelle Chagas de; Wortmann, Maria Lúcia Castagna
|
| |
| · Literatura sufocada: a leitura literária nas versões da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de; Fraguas, Marcela Martins de Melo
|
| |
| · Formação Docente no Plano Municipal de Educação de Dourados-MS Aranda, Flávia Paula Nogueira; Perboni, Fábio; Scaff, Elisangela Alves da Silva
|
| |
| · A importância da formação dos profissionais para a inclusão de alunos com necessidades alimentares especiais Battisti, Aline Vasconcelo; Silva, Maria Elisabeth Kleba da; Bonamigo, Irme Salete; Paula, Flávia Anastácio de
|
| |
| · Dança Criativa e Improvisação: benefícios para cognição de crianças e adolescentes Nascimento, Marcelo de Maio
|
| |
| · Ensino Remoto: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos professores Santos, Adriana Regina de Jesus; Sousa, Juliane Alves de
|
| |
| · Educação ambiental e artes visuais em territórios ecofenomenológicos Geraldo, Sonia Mara Samsel; GhislotiIared, Valéria
|
| |
| · Mulheres, mães, educadoras: notas sobre (im)possibilidades na transmissão do cuidado Arrosi, KellenEvaldt; Ferrari, Andrea Gabriela; Silva, Milena da Rosa
|
| |
| · Os multiletramentos nas aulas da pós-graduação como possibilidade de desencapsulação do currículo Amorim, Andrea Gabriela do Prado; Liberali, Fernanda Coelho
|
| |
| · Pressupostos teórico-metodológicos e resultados alcançados com um programa de ensino explícito de compreensão de leitura. Godoy, Dalva Maria Alves; Guimarães, Sandra Regina Kirchner; Viana, Fernanda Leopoldina
|
| |
| · Epistemologia da prática e da práxis: características das pesquisas sobre formação docente para Educação Profissional Morais, João Kaio Cavalcante de; Henrique, Ana Lúcia Sarmento
|
| |
| · A Antieducação de Nietzsche: Assim Falou Zaratustra como um ensinamento de Auto-trans-formação Tedesco, Anderson Luiz; Oliveira, Jelson
|
| |
| · Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos e Práxis Pedagógica: uma reflexão na perspectiva humanizadora e libertadora da educação Oliveira, Adriana Bastos; Silva, Eduardo Jorge Lopes da; Alencar, Maria Fernanda dos Santos
|
| |
| · Modelos Pedagógicos baseados em Sistema de Recomendação: um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem Guizzo, Michele Alda Rosso; Silva, Ketia Kellen Araújo da; Wildt Torrezzan, Cristina Alba; Behar, Patricia Alejandra
|
| |
| · Ambientes interativos e o letramento digital de discentes na área da saúde Ferreira, Suiane Costa; Silva, Átila Rafael dos Santos; Suzart, Larissa Carlos; Oliveira, Flávia Vitorio
|
| |
| · Influências de ações docentes na trajetória de estudantes universitários com diferença funcional Vale, Carina Aparecida do; Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de
|
| |
| · PROJETOS DE PESQUISA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO INTEGRAL EM ENOLOGIA E VITICULTURA Rupp, Luis Carlos Diel; Schwede, Gisele; Schwede, Marcos Aurelio
|
| |
| · Inclusion and Exclusion: Socio-educational Tensions Facing the service to human diversity Cirino, Roseneide Maria Batista; Cruz, Gilmar de Carvalho
|
| |
| · Filosofia e Ciências Humanas: Uma leitura discursiva da BNCC Chaves, Kleber Santos; Campos, Maria de Fatima Hanaque; Eugênio, Benedito Gonçalves
|
| |
| · Saúde e adoecimento de professores universitários: uma revisão integrativa de teses e dissertações produzidas no Brasil Rebolo, Flavinês; Urt, Sônia da Cunha
|
| |
| · A subjetividade e as relações de saber/poder na constituição do docente de enfermagem no processo educacional Timóteo, Larissa Vinhas; Silveira, Carlos Roberto da
|
| |
| · A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, a autoproteção branca, o pesquisador branco e o objetivo-fim Cardoso, Lourenço
|
| |
| · Mediação da atividade pedagógica na apropriação e na objetivação dos conteúdos escolares Sousa, Elayna Maria Santos; Marques, Eliana Sousa Alencar
|
| |
| · A educação escolar no contexto da pandemia: entre as orientações e a realidade Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Mello, Ana Carolina Tavares de
|
| |
| · As pesquisas em Educação Hospitalar: um panorama do conhecimento na BDTD Pereira, Roger Trindade; Rolim, Carmem Lucia Artioli
|
| |
| · A quem serve a educação “para todos”? Bem., Deborah; Gonçalves., Josiane Peres
|
| |
| · Gestão coletiva, temporalidades e transversalidades nos processos formativos de professores Cruz, Cristiane Bremenkamp; Almeida, Ueberson Ribeiro; Gomes, Ivan Marcelo; Mello, André da Silva; Berto, Rosianny Campos
|
| |
| · Experimentação como estratégia de ensino-aprendizagem para o favorecimento das capacidades de pensamento crítico Militão, Eliezer Costa; Lopes, Betânia Jacob Stange
|
| |
| · Formação de professores alfabetizadores: revisão sistemática da produção científica realizada no Brasil entre 2014 e 2018 Girardi, Isabela Cristina Daeuble; Rausch, Rita Buzzi
|
| |
| · O (des)governo da velhice: cartogenealogias de/em uma pandemia Pocahy, Fernando Altair
|
| |
| · A atuação do pedagogo em empresas e sua contribuição no desenvolvimento integral dos colaboradores Sáber, Rogério Lobo; Dionísio, Helenice dos Reis; Rosa, Rafaela da Silva
|
| |
| · Contribuições de Antonio Gramsci e Florestan Fernandes para a análise do Escola Sem Partido Loureiro, Bráulio; Cabral, Allena Yandra Dias; Leite, Pedro Henrique Fernandes; Franco, Lorena Fernanda da Silva
|
| |
| · Constitución de la identidad profesional docente Silva, Antonia Zulmira; Silva, Maria Lourdes Ramos da
|
| |
| · Letramento memeático:extrapolando os espaços formais de educação e prática política Benicio, Milla
|
| |
| · Infâncias pomeranas, educação infantil e interseccionalidades: desafios nas legislações brasileiras Siller, Rosali Rauta; Drago, Rogério
|
| |
| · Educação Intercultural em Saúde: Um Debate Desejável à Disciplina Escolar de Ciências? GuedesNeves, Fagner Henrique; Queiroz, Paulo Pires de
|
| |
| · Narrativas de crianças do/no recreio escolar: quais as expectativas infantis sobre esse território educativo? Sommerhalder, Aline; Massimo, Heliny de Carvalho; Alves, Fernando Donizete
|
| |
| · As relações de poder entre as crianças: estado da arte apartir das pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2000 a 2019. Costa, Rebeka Rodrigues Alves da; Frota, Ana Maria Coelho Monte
|
| |
| · Análise temática sobre a autonomia na aprendizagem na concepção dos educadores de uma escola democrática Norte Fluminense do Rio de Janeiro Tonelli, Elizangela; Deps, Vera Lucia
|
| |
| · El desarrollo sostenible en el centro de las propuestas de la Unesco Morosini, Marília Costa
|
| |
| · La enseñanza por competencia y el uso de metodologías activas:repercusión en la efectividad de las clases remotas adoptadas para enfrentamientodelapandemia Covid-19. Fischer, Marta Luciane; Noya, Mariana Grassi; Greca, Ana Cristina Seixas; Bahten, Aline Cadena von
|
| |
| · Escolarização de pescadores/as: análise das publicações acadêmicas entre 2010 até 2019 Poubel, Clarissa Menezes de Souza; Pinho, Leandro Garcia; Lopes, Mariana Sena; Martinez, Silvia Alicia
|
| |
| · Escola em movimento: A aprendizagem pode “andar” por outro caminho Schmitz, Heike; Silva, Danilo; Tejada, Julian
|
| |
| · Surdez audível: narrativas docentes sobre o ingresso de um estudante na Universidade Federal do Rio de Janeiro Blasi, Felipe Di; Capelli, Jane de Carlos Santana; Dutra, Flávia Barbosa da Silva; Rumjanek, Vivian Mary Barral Dodd
|
| |
| · Tecnopolítica e educação: roubo, vigilância e modulação Aspis, Renata Lima
|
| |
| · O Processo de Alfabetização e as Práticas Pedagógicas Penteado, Maria Emiliana Lima; Gomboeff, Ana Lucia Madsen
|
| |
| · Professores de Educação Física e inclusão: ainda há caminhos para percorrer Silva, Érika Priscila de Sousa; Santos, José Carlos dos; Nery, Simone Silva Santos; Brito, Aline de Freitas
|
| |
| · Existências mínimas em educação: algumas considerações sobre construção e escala Silva, Luiz Carlos Quirino da; Adó, Máximo Daniel Lamela
|
| |
| · O Sujeito e a Educação sob a Perspectiva da Complexidade Vieiras, Rosinei Ronconi; Pessoa, Helen Moura
|
| |
| · As mudanças na concepção de narrativa na História acadêmica e didática Carie, Nayara Silva de
|
| |
| · Formação de educadores para atuar na educação em valores morais Couto, Leandra Lúcia Moraes; de Alencar, Heloisa Moulin; de Lima, Mayara Gama
|
| |
| · A hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o “outro” Macedo, Aldenora Conceição de; Devechi, Cátia Piccolo Viero
|
| |
| · Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Contatos Primordiais entre Projetos Educativos no Brasil e em Portugal Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Marcia; Figueiredo, Aida
|
| |
| · Etnoeducação e educação básica diferenciada para povos indígenas e comunidades quilombolas no Brasil: um desafio para a promoção do etnodesenvolvimento Moraes, Nelson Russo de; Souza, Fernando da Cruz
|
| |
| · Acesso à educação básica no Brasil e na Guiné-Bissau: o direito à educação em diferentes contextos sociais Batista, Neusa Chaves; Menegotti, Eliane Helena; Ehlert, Fátima Rodrigues
|
| |
| · Desigualdade educacional no ensino médio brasileiro Gusmão, Fábio Alexandre Ferreira; Amorim, Simone Silveira
|
| |
| · Contribuições da pós-graduação stricto sensu para a atuação de professores coordenadores como formadores e articuladores do trabalho coletivo Mercadante, Patrícia Kelly; Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; Aguiar, Thiago Borges de
|
| |
| · El coordinador pedagógico y la construcción de la escola democrática: reflexiones a la luz de los principios del pensamiento de Freire Nogaro, Arnaldo; Moll, Jaqueline; Nogaro, Ivania; Baldissera, Dulcimar
|
| |
| · Literatura na Educação Infantil: um direito da criança Lima, Marieli Paim de; Santos, Vanice dos
|
| |
| · Corpo, estereótipo e educação: convenções ideológicas e formação Sanches, Eduardo Oliveira; Gilioli, Eduardo Borba; Galuch, Maria Terezinha Bellanda
|
| |
| · Discursos Político-curriculares endereçados à Educação Especial Silva, Fabiany de Cássia Tavares
|
| |
| · Avaliação Institucional: uma discussão sobre a qualidade no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp Silva, Dilma Antunes; Nascimento, Ana Paula Santiago do
|
| |
| · Práticas pedagógicas na EJA: o que a sala de aula revela? Trentin, Valéria Becher
|
| |
| · Ir à escola noutra cultura: uma leitura hermenêutica do filme “E Buda desabou de vergonha” Bittencourt, Angela Lima
|
| |
| · Niñas en el recreo escolar: de los conflictos al aprender a negociar y a construir consensos para participar socialmente Alves, Elsa; Ferreira, Manuela
|
| |
| · Deus abençoe o nosso Brasil” - recomendações para o retorno às aulas presenciais das crianças: a travessia da biopolítica à necropolítica Ratusniak, Célia; Silva, Vanderlete Pereira da
|
| |
| · Relações raciais e amefricanas nas universidades ocidentalizadas: o recado está dado Fernandes, Antonio Donizeti; Alves, Míriam Cristiane
|
| |
| · A dicotomia entre as exigências do mercado e a política reparadora do Proeja Soares, Paulo Sérgio Gomes; Morais, Sônia Eduardo de; Sousa, Janderson Henrique Mota de
|
| |
Dossiê: Infâncias, diferenças e pandemia: a exacerbação das violências sobre a vida das crianças. 2022 |
| |
| · Infâncias, diferenças e pandemia: a exacerbação das violências sobre a vida das crianças Silva, Vanderlete Pereira da; Costa, Lucinete Gadelha da; Ratusniak, Célia; Berni, Clenio Perlin; Salva, Sueli
|
| |
| · Violência Simbólica e Práticas Escolares: um estudo com crianças indígenas Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
|
| |
| · O aumento da violência intrafamiliar na França durante a pandemia. Do que estamos falando? Stettinger, Vanessa
|
| |
| · Os efeitos da crise da Covid-19 e das medidas de confinamento sobre o bem-estar das crianças confiadas à proteção da infância Toussaint, Emmanuelle; Rousseau, Daniel
|
| |
| · Educação e cuidado das crianças no tempo do coronavírus. A resposta dos serviços educativos italianos para a infância Silva, Clara Maria
|
| |
Dossiê: Educação das Relações Étnico-Raciais e a América Latina |
| |
| · Hacer visible lo invisible a través del discurso literario: el ejemplo de El espejo y la ventana(1967) Barres, David Macias; Sinardet, Emmanuelle
|
| |
| · Implementação de um projeto educacional envolvendo africanidades: proposta pedagógica e aplicação Figueiredo, Fábio Leão
|
| |
| · Raza, clase y muerte: enseñando el contexto socio-cultural de la raza en el Quito post-metropolitano de Cuando me toque a mí de Víctor Arreguí Medina, Manuel Fernando
|
| |
| · Afroletramento docente: reflexões sobre a formação de professores na Amazônia Lima, Marcia Machado de
|
| |
Entrevista |
| |
| · Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação Soares, Alexandre Gomes; Paraíso, Marlucy Alves
|
| |
| · A pesquisa com/sobre/para crianças - descolonizando o olhar e a escuta: uma conversa com Ana Lúcia Goulart de Faria Faria, Ana Lúcia Goulart de; Salva, Sueli; Pinheiro, Leandro Rogério; Pires, Lucas Alexandre
|
| |
| · Jefferson Thadeu Canfield (*23/10/1942 +29/9/2019): uno de los precursores de CEFD/UFSM Mazo, Janice Zarpellon; Oliveira, Raquel Valente de; Begossi, Tuany Defaveri
|
| |
Resenha |
| |
| · Corporeidade e jogo como linguagem Marin, Elizara Carolina
|
| |
| · Provoque: Cultura Visual, Masculinidades e Ensino de Artes Visuais Carvalho, Francione Oliveira
|
| |
| · Apropriação cultural e o mecanismo de opressão Luz, Monica Abud Perez de Cerqueira; Luz, Flávia Abud
|
| |
| · Bauman, uma biografia Roggero, Rosemary
|
| |