Editorial |
| |
| · Reflexões pós-pandemia em um mundo em transformação Sofiato, Cássia Geciauskas; Galian, Cláudia Valentina Assumpção; Gomes, Elias Evangelista; Fialho, Lia Machado Fiuza; Setton, Maria da Graça Jacintho
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Infância, Política e Educação |
| |
| · Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético Pandini-Simiano, Luciane; Lisboa, Anna Carla Luz
|
| |
| · A oferta da educação infantil no setor privado: direito ou negócio Silva, Denise Madeira de Castro e
|
| |
| · Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil Conte, Elaine; Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
|
| |
Entrevista |
| |
| · Por uma história transnacional da sociologia: entrevista com Gisèle Sapiro Valente, Gabriela; Ménard, Charlène; Setton, Maria da Graça J.
|
| |
| · Feminismo negro: pedagogias, epistemologias, ético-políticas e métodos. Entrevista com Christen A. Smith Sousa, Adriana Tolentino; Silva, Uvanderson; Jardim, Fabiana
|
| |
SECCIÓN TEMÁTICA: Educación en contextos de pandemia sanitaria COVID-19 |
| |
| · Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19 Antunes, Jeferson; Porto, Bernadete de Souza; Queiroz, Zuleide Fernandes de
|
| |
| · As percepções dos professores sobre a transição para o ensino remoto de emergência em uma grande universidade pública no México durante a pandemia Servín, Mercedes de Agüero; Mansilla, Maura Pompa; Sánchez-Mendiola, Melchor; Lara, Mario Alberto Benavides
|
| |
| · Retos en educación superior ante nuevos escenarios docentes durante la pandemia de la COVID-19 Oliva, Manuel Francisco Romero; Ponce, Hugo Heredia; Fernández, Rafael Jiménez; Rivero, Antonio Gutiérrez
|
| |
| · Elaboración y validación de cuestionario sobre la enseñanza y aprendizaje en educación remota Araya, David Herrera; Muñoz, Daniel Ríos; Pizarro, Claudio Díaz; Zapata, Francisca Salas
|
| |
| · Creencias y actitudes de docentes chilenos y españoles al enseñar escritura en la pandemia: un estudio contrastivo Ibáñez, Ester Trigo; Azagra, Marcela Jarpa; Landero, Rocío Maraver
|
| |
| · La enseñanza de lenguas extranjeras durante la Covid-19: retos y carencias formativas del profesorado Ramos, Eva Álvarez; Biel, Leyre Alejaldre; Blanco, Belén Mateos; Mayo-Iscar, Agustín
|
| |
| · Intervención formativa como medio para la implementación del aprendizaje móvil Morales-Garcia, Lizzet; Navarro Sandoval, Catalina; García González, María del Socorro
|
| |
| · Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal Fialho, Lia Machado Fiuza; Neves, Vanusa Nascimento Sabino
|
| |
| · Población estudiantil universitaria: percepción sobre la modalidad de clases en contexto de la COVID-19 Pillaca-Medina, Edith Susan; Sáez, Julio Fernando Pérez; Ramírez, Juan Carlos Ponce; Pinday, Wilfredo Trasmonte; Alejandro, Antonio Jesús Matos; Vargas, Julio Pablo Godenzi
|
| |
| · La percepción de los estudiantes de la Extremadura española ante la evaluación en Educación Superior en tiempos de pandemia López-Pérez, Magdalena; Feu, Sebastián; de la Maya Retamar, Guadalupe; Bravo Galán, José Luis
|
| |
| · Imagen social del docente en el periódico español “El País” durante la pandemia Amber-Montes, Diana; González Ornelas, Virginia; Martínez Serrano, María del Carmen; Camargo Cíntora, Eréndira
|
| |
| · A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes Sommerhalder, Aline; Pott, Eveline Tonelotto Barbosa; Rocca, Concetta La
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu |
| |
| · A reprodução de Bourdieu e Passeron muda a visão do mundo educacional Valle, Ione Ribeiro
|
| |
| · Sobre a construção do objeto em sociologia: categorias bourdieusianas para compreender os “adeptos da sustentabilidade” Barreiros, Bruno Costa
|
| |
| · A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político Knoblauch, Adriane; Medeiros, Cristina Carta Cardoso de
|
| |
| · Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France Oliveira, Amurabi; Silva, Camila Ferreira da
|
| |
| · Socialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas Setton, Maria da Graça J.; Vianna, Cláudia; Neves, Paulo Rogério da C.
|
| |
| · Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares Alves, Ana Rodrigues Cavalcanti
|
| |
| · Limites da teoria dos campos: tensões em sua autonomia relativa Miraldi, Juliana
|
| |
| · Políticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de caso Sá, Thiago Antônio de Oliveira
|
| |
| · Para uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e Lahire Bungenstab, Gabriel Carvalho; Souza, Juliano de; Garcia, Rui Proença
|
| |
| · Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu Ostermann, Fernanda; Rezende, Flavia; Nascimento, Matheus Monteiro; Massi, Luciana
|
| |
| · Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre Bourdieu Catani, Denice Barbara
|
| |
| · Uma análise bibliométrica da recepção de Pierre Bourdieu na ciência política Codato, Adriano; Bittencourt, Maiane; Perich, Rafael; Silva, Rodrigo
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Justiça e Educação: um debate necessário |
| |
| · O bullying escolar na legislação brasileira: uma análise documental Pereira, Edgar Abrahão; Fernandes, Grazielli; Dell’Aglio, Débora Dalbosco
|
| |
| · Alguns aspectos da relação entre escola e direitos humanos na França no século XVIII Santos, Rodison Roberto
|
| |
| · Efeitos da judicialização da educação infantil evidenciados na produção acadêmica brasileira (2009-2019) Araújo, Maciela Mikaelly Carneiro de; Santos, Solange Mary Moreira
|
| |
| · Judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES) Auer, Franceila; Araújo, Vania Carvalho de
|
| |
Artigos |
| |
| · A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literária Américo, Bruno Luiz; Carniel, Fagner
|
| |
| · A essência e a aparência no contexto curricular da licenciatura no curso de geografia da Universidade Estadual de Londrina Santos, Adriana Regina de Jesus; Gonçalves, José Alexandre
|
| |
| · Erros em esquemas de demonstração com números complexos Beites, Patrícia Damas; Branco, Maria Luísa; Costa, Cecília
|
| |
| · Aproximações entre Paulo Freire e Theodor Adorno em torno da educação emancipatória Oliveira, Damião Bezerra; Fortunato, Izan Rodrigues de Souza; Abreu, Waldir Ferreira de
|
| |
| · A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação Soares, Priscila da Silva; Amaral, Cledir de Araújo
|
| |
| · Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939) Oriani, Angélica Pall
|
| |
| · Crianças surdas e experiências com a palavra escrita Silva, Rosane Aparecida Favoreto da; Seabra, Alessandra Gotuzo
|
| |
| · Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições Franco, Maria Amélia Santoro
|
| |
| · Aprender a desobedecer, ¿una tarea necesaria para los futuros docentes? Martínez-Scott, Suyapa; Velasco, Miriam Sonlleva; Aguado, Roberto Monjas
|
| |
| · O papel da violência escolar no abandono da carreira docente: proposta de uma matriz analítica Garcia-Silva, Sullyvan; Lima Junior, Paulo
|
| |
| · Análise das dimensões social e acadêmica de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior Diogo, Maria Fernanda
|
| |
| · Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão Dalbosco, Claudio A.; Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
|
| |
| · Formação docente à deriva: a preparação para o magistério superior em programas de pós-graduação em direito no Brasil Forte, Joannes Paulus Silva; Angelo, Jordi Othon
|
| |
| · Processos de criação com imagens na educação das artes visuais Garlet, Francieli Regina; Cardonetti, Vivien Kelling; Oliveira, Marilda Oliveira de
|
| |
| · Identidad lectora de profesores noveles y mediación literaria digital: entrecruces entre trayectorias y competencias Barra, Lorena Berríos; Fillola, Antonio Mendoza; Ripoll, Margarida Prats
|
| |
| · Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados Oliveira, Iara Terra de; Steil, Leonardo José; Francisco Junior, Wilmo Ernesto
|
| |
| · Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física Pereira, Paula Pessoa dos Santos de Nader; Silva, Alan Camargo; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
|
| |
| · Gustavo Alberto: “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil (1881-1884) Anjos, Juarez José Tuchinski dos
|
| |
| · La importancia de leer cuentos para el desarrollo lingüístico de preescolares con Trastorno de Lenguaje Azcárraga, Maribel Granada; Correa, María Pomés; Zúñiga, Francisca Cáceres
|
| |
| · Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura Pereira, Alanda Maria Ferro; Fernandes, Sheyla C. S.; Bittencourt, Ig Ibert; Félix, Amarillys
|
| |
| · Caracterización de problemas multiplicativos de números enteros propuestos por futuros maestros Montes, Miguel; Pascual, Maria Isabel; Carrillo, José; Martín-Díaz, Juan Pedro
|
| |
| · As operações e o mando: ensaio de análise de ofícios burocráticos (Santa Catarina, 1928) Philippi, Carolina Cechella
|
| |
| · A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920) Valdemarin, Vera Teresa
|
| |
| · Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática Silva, Uyara Ferreira; Ferreira, Deller James; Ambrósio, Ana Paula Laboissière; Oliveira, João Lucas dos Santos
|
| |
| · O “bom trabalho” e a formação de pedagogas Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; Arantes, Valéria Amorim
|
| |
| · A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem Garrutti, Érica Aparecida; Moreira, Tarsila Nunes de Andrade
|
| |
| · História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas Diallo, Cíntia Santos; Lima, Cláudia Araújo de
|
| |
| · Educação e condição feminina em um tratado de Alexandre de Gusmão escrito na América Portuguesa no final do século XVII Ripe, Fernando; Amaral, Giana Lange do
|
| |
| · A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior Fagundes, André Francisco Alcântara; Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do; Felix, Débora Fabiana
|
| |
| · “Mar de bullying”: turbilhão de violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na escola Faria, Mateus Aparecido de; Gomes, Maria Carmen Aires; Modena, Celina Maria
|
| |
| · A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
|
| |
| · O esporte no contexto escolar extracurricular: sentidos e contradições no ensino do futsal Ricci, Christiano Streb; Oliveira, Flavia Volta Cortes de; Marques, Renato Francisco Rodrigues
|
| |
| · Diferenças no desempenho acadêmico na UFMG: entre ingressantes via vestibular e via Enem Amaral, Iago; Golgher, André Braz
|
| |
| · Elaboración de una guía de análisis de libros de texto de matemáticas basada en la teoría de la idoneidad didáctica Céspedes, María José Castillo; Burgos, María; Godino, Juan D.
|
| |
| · Reflexões sobre formação de professores de filosofia à luz da fase teatral de Jerzy Grotowski Mariz, Débora; Machado, Camila
|
| |
| · O movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científico Reis, Rafael Augusto Marques dos; Badaró, Luiz Fernando; Oliveira, Vinicius Machado de; Souza, Juliano de
|
| |
| · Creatividad, innovación pedagógica y educativa: análisis de la percepción de un grupo de docentes chilenos Troncoso A., Andrés; Aguayo C., Gonzalo; Acuña Z., Carmen Claudia; Torres R., Laura
|
| |
| · Educação inclusiva na universidade: perspectivas de formação de um estudante com transtorno do espectro autista Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; Santiago, Cinthia Brenda Siqueira; Teixeira, Ricardo Antonio Gonçalves
|
| |
| · O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental Camargo, Gisele Brandelero; Garanhani, Marynelma Camargo
|
| |
| · Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar Souza Filho, Edmundo Fernandes; Martins, Edna
|
| |
| · Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação Antunes, Jeferson; Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
|
| |
| · Sociologia da infância e reprodução interpretativa: um modelo redondo do desenvolvimento infantil Evangelista, Nislândia Santos; Marchi, Rita de Cássia
|
| |
| · Saúde do trabalhador docente e pesquisa: sujeito ou objeto, raramente afeto Costa, Cristiane da Silva; Ceccim, Ricardo Burg
|
| |
| · Intereses STEM/STEAM del alumnado de Secundaria de zona rural y de zona urbana en España Tamargo-Pedregal, Luis-Ángel; Agudo-Prado, Susana; Fombona, Javier
|
| |
| · A implementação do Pronatec e as implicações na política de educação profissional: o prescrito e o efetivado Silva, Danilma de Medeiros; Moura, Dante Henrique
|
| |
| · Uma análise de significados da matemática para ingressantes de um curso de licenciatura Souza, Leandro de Oliveira; Gonçalves, Lorraine Silva; Medeiros, Rayane Gomes de; Oliveira, Cristiane Coppe de
|
| |
| · Ideologia e mudança de discurso de graduandos camponeses: contribuições bakhtinianas para a educação do campo Sousa, Brenda Santos de; Moreira-dos-Santos, Frederik
|
| |
| · O ensino de história e o livro didático na geopolítica do conhecimento em Timor-Leste Lucca, Daniel De
|
| |
| · Letramento e autoria: uma proposta de sequência didática para o ensino de literatura Ramos, Penha Élida Ghiotto Tuão; Martins, Analice de Oliveira
|
| |
| · O pensamento conceitual de fração: o modo de organização do ensino davydoviano Freitas, Daiane de; Damazio, Ademir
|
| |
| · Imaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento Corbiniano, Simone
|
| |
| · Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra Barros, Cristina; Cordeiro, António Rochette; Gama, Rui; Alcoforado, Luís
|
| |
| · ¿Qué sabemos de la cultura académica? Revisión del concepto en la literatura en educación superior Pedraja-Rejas, Liliana; Rodríguez-Ponce, Emilio; Labraña, Julio
|
| |
| · Competencia digital docente para crear contenidos: autopercepción del profesorado en formación didáctico-científica de Galicia (España) Rodríguez, Nuria Castiñeira; Lorenzo-Rial, María-Asunción; Rodríguez, Uxío Pérez
|
| |
| · O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública Rothen, José Carlos; Ramos, Géssica Priscila; Borges, Regilson Maciel; Silveira, Ana Paula; Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
|
| |
| · Antologia de um currículo: notas esquizoanalíticas para cartografar narrativas seriadas Gurgel, Evanilson; Maknamara, Marlécio
|
| |
| · La invisibilidad social del pueblo mapuche en la enseñanza de la historia en Chile Rodríguez, Alexis Sanhueza; Blanch, Joan Pagès; González-Monfort, Neus; González-Valencia, Gustavo
|
| |
| · Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidades Peres, Luise Bittencourt; Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa; Fleck, Carolina Freddo
|
| |
| · A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais Paulos, Catarina; Cavaco, Carmen
|
| |
| · Enseñanza de la comunicación oral en contexto indígena Ramírez, María Paz Vásquez; Del Pino, Miguel
|
| |
| · Estudantes universitários brasileiros na Espanha: motivações e fatores de decisão Kingeski, Luciano; Olivella Nadal, Jordi
|
| |
| · Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências? Doutor, Catarina; Alves, Natália
|
| |
| · A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016) Barichello, Leonardo; Guimarães, Rita Santos; Figueiredo Filho, Dalson Britto
|
| |
| · Bibliotecas escolares e salas de leitura importam para o aprendizado dos estudantes? Miranda, Cecília Coutinho de; Braga, Daniel Santos; Cavalcanti, Ana Paula Campos
|
| |
| · Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produto Rodrigues, Eduardo Alves; Agustini, Cármen L. H.
|
| |
| · O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em história: um estudo sobre Brasil/Portugal Noda, Marisa; Solé, Maria Glória Parra Santos; Cainelli, Marlene
|
| |
| · Normalidad, rendimiento y subjetividad en el contexto escolar chileno: análisis desde la gubernamentalidad Yuing-Alfaro, Tuillang; Santis, Marcela Apablaza
|
| |
| · Educação matemática e a formação do homo oeconomicus Souza, Jéssica Ignácio de; Flores, Cláudia Regina
|
| |
| · Racismo: um desafio para a educação bilíngue em Madrid Doherty, David Patrick; Acero, Juana María Anguita; Pérez, Francisco Javier Sánchez-Verdejo
|
| |
| · Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua Cerdas, Luciene
|
| |
| · Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas Luppi, Mônica Aparecida Rodrigues; Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz
|
| |
| · Aprender a ser reinadeiro no cotidiano do Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis Assis, Sônia Cristina de; Debortoli, José Alfredo Oliveira; Sousa, Genesco Alves De
|
| |
| · Ensino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia Gersão Fontes, Susana; Coelho, Sónia
|
| |
| · Escolas, territórios e afirmação cultural em periferias urbanas no Sul do Brasil Silva, Rodrigo Manoel Dias da
|
| |
| · O lugar do conceito de mundo da vida de Edmund Husserl na pedagogia libertadora de Paulo Freire Campos, Gabriela Ribeiro de; Mesquida, Peri; Kira, Luci Frare
|
| |
| · Egressas(os) do curso de pedagogia (2002 a 2012) na Faculdade de Educação da USP: impressões sobre a experiência formativa Neira, Marcos Garcia; Braga, Elizabeth dos Santos; Gallego, Rita de Cassia
|
| |
| · Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil Caregnato, Célia Elizabete; Miorando, Bernardo Sfredo; Leite, Denise
|
| |
| · Elementos da sociologia compreensiva de Max Weber: aplicação categorial para a pesquisa em educação Menezes, Edmilson; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
|
| |
| · As práticas pedagógicas e a autonomia de professores no contexto de ensino bilíngue de elite Mayer, Luana Francine; Koerner, Rosana Mara
|
| |
| · ¿PISA desde la cuna? El Estudio Internacional de Aprendizaje Temprano e implicancias para América Latina Urban, Mathias; Guevara, Jennifer; Moss, Peter
|
| |
| · Plano Nacional de Cultura: análise jurídica da concepção, tramitação e potencialidades Cunha Filho, Francisco Humberto
|
| |
| · Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura Meyer, Cristina; Losano, Leticia; Fiorentini, Dario
|
| |
| · Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa Thé, Raul da Fonseca Silva
|
| |
| · Relação com o saber e táticas de territorialização de jovens bolsistas do ensino médio na escola privada Moreno, Andrea Cecilia; Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
|
| |
| · Representações das classes secundárias experimentais construídas por Gildásio Amado (1958-1973) Vieira, Fernanda Gomes; Dallabrida, Norberto
|
| |
| · O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental Freitas, Raquel A. Marra da Madeira; Libâneo, José Carlos
|
| |
| · Pelo fio do nome: relações transnacionais no processo de provimento material do Ginásio Paranaense (1892-1906) Garcia, Gecia Aline; Souza, Gizele de
|
| |
| · Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores Delgado, Paulo; Diogo, Vera; Carvalho, João M. S.; Martins, Pedro
|
| |
| · Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica Viegas, Moacir Fernando
|
| |
| · A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica Schmitz, Heike; Tejada, Julian; Silva, Danilo
|
| |
| · Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão Melo, Maria Julia Carvalho de; Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de; Leite, Carlinda
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA - No artigo, Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres
|
| |
Colaboradores |
| |
| · Relação de pareceristas ad hoc (2021-2022)
|
| |