Editorial |
| |
| · Editorial
|
| |
Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita |
| |
| · Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita Hermida, Jorge Fernando; Orso, Paulino José
|
| |
| · Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência Saviani, Dermeval
|
| |
| · Quando fundamentalismo religioso e mercado se encontram: as bases históricas, econômicas e políticas da escola sem partido Hermida, Jorge Fernando; Lira, Jailton de Souza
|
| |
| · A educação sabotada e outros paradoxos da esquerda no Uruguai: para uma mudança de governo? Marrero, Adriana
|
| |
| · As lógicas da construção da hegemonia desenvolvidas pelos governos petista e kirchnerista Balsa, Javier
|
| |
| · Persistência do trabalho infantil ou da exploração do trabalho infantil Conde, Soraya Franzoni; Silva, Mauricio
|
| |
| · Da família na escola à escola no lar: notas sobre uma polêmica em curso Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
|
| |
| · A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil Duarte, Adriana Maria Cancella; Reis, Juliana Batista dos; Correa, Licinia Maria; Sales, Shirlei Rezende
|
| |
| · As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli; Horn, Geraldo Balduíno; Rezende, Edson Teixeira de
|
| |
| · Elitização da universidade brasileira em perspectiva histórica Orso, Paulino José
|
| |
| · Políticas universitárias na Argentina: sistema nacional de pesquisadores de professores universitários em la mira Naidorf, Judith; Perrotta, Daniela; Riccono, Guido; Napoli, Mariángela
|
| |
| · Redes de política de educação integral da Paraíba: fluxos e influências neoconservadoras e neoliberais Rodrigues, Ana Cláudia Silva; Honorato, Rafael Ferreira de Souza
|
| |
| · Resenha da nova edição brasileira da obra de Nicos Poulantzas, Poder político e classes sociais Boito Júnior, Armando
|
| |
Seção temática: Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica |
| |
| · Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em Educação Histórica Germinari, Geyso Dongley; Urban, Ana Claudia
|
| |
| · Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa Germinari, Geyso Dongley; Urban, Ana Claudia
|
| |
| · Estilos de ensino: ponto de partida da identidade e desenvolvimento do professor profissional Alfageme-González, María Begoña; Díaz-Serrano, José
|
| |
| · Aprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação entre a prática e a investigação em educação histórica Solé, Glória
|
| |
| · A aula-oficina na caminhada de aprender a ser professor de História Gago, Marília
|
| |
| · Pressupostos da pesquisa e da formação continuada de historiadores docentes: uma contribuição da Educação Histórica Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
|
| |
| · Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente Pina, Maria Cristina Dantas; Aguiar, Edinalva Padre; Lima, Iracema Oliveira
|
| |
| · O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial Cavalcanti, Erinaldo
|
| |
| · A aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História Crema, Everton Carlos
|
| |
| · O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública Fernandes, Ana Carla Sabino
|
| |
| · Educação histórica e sua influência na formação de professores e em documentos curriculares em Portugal Nascimento, Solange Maria; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
|
| |
Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo |
| |
| · A gestão da rede estadual de ensino da Paraíba por organizações sociais: tensões e desafios Araújo, Ana Cláudia Cavalcanti de; Lima, Felipe Baunilha Tomé de; Junior, Luiz Sousa
|
| |
| · Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: a participação da comunidade no (con)texto político Amaral, Daniela Patti; Castro, Marcela Moraes de
|
| |
| · Na contramão da gestão democrática: políticas educacionais no Brasil a partir de 2016 Morgan, Karine Vichiett; Najjar, Jorge Nassim Vieira
|
| |
| · Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional Alcântara, Alzira Batalha; Matos, Luciane; Costa, Roseli
|
| |
| · Impressões de viagem: olhares sobre a gestão escolar em três instituições de ensino portuguesas Mandelert, Diana; Lino, Lucília Augusta; Mocarzel, Marcelo
|
| |
| · A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica Dantas, Lúcio Gomes; Oliveira, Maria Regina Carvalho Teixeira de
|
| |
| · Os efeitos da comercialização do ensino superior sobre trajetórias de trabalho dos professores universitários colombianos Salazar, Omar Cabrales; Pérez, Vianney Díaz
|
| |
| · Da empiria ao campo de pesquisa: uma década de pesquisas do GESQ/PUC-Rio Gino, João Carlos de Souza Anhaia
|
| |
Artigos de Demanda Contínua |
| |
| · O Pisa como indicador de aprendizagem de Ciências Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalves; Mendonça, Samuel
|
| |
| · A obrigatoriedade de matrícula para a Educação Infantil: possíveis retrocessos Lira, Aliandra Cristina Mesomo; Drewinski, Jane Maria de Abreu
|
| |
| · O Programa Horizonte 2020 da União Europeia e a perspectiva universidade de classe mundial: aproximações e tendências Thiengo, Lara Carlette; Bianchetti, Lucídio
|
| |
| · Formação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica Almeida, Cristiane de; Boff, Eva Teresinha de Oliveira; Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
|
| |
| · Docência em classes multisseriadas na roça: modos de formar-se e compreender as diferenças Mota, Charles Maycon de Almeida; Silva, Fabrício Oliveira da
|
| |
| · Trajetória histórica da gestão das escolas públicas estaduais de Santa Catarina: pontos e contrapontos Palú, Janete; Petry, Oto João
|
| |
| · Pesquisas em Tecnologias Educacionais em um Programa de Pós-graduação em Educação Vinholi Júnior, Airton José; Mello, Dante Alighieri Alves de; Gobara, Shirley Takeco
|
| |
| · Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionais Nascimento, Karla Angélica Silva do; Castro Filho, José Aires de
|
| |
| · Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas Prado, Rosemeiry de Castro; Gonzales, Kátia Guerchi
|
| |
| · Juventudes, tecnologias e educação: contextos emergentes Habowski, Adilson Cristiano; Conte, Elaine
|
| |
| · O profissional de apoio e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial Ziliotto, Denise Macedo; Burchert, Amanda
|
| |
| · Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias Junqueira, Mariana Lopes; Souza, Marco Aurelio da Cruz; Carvalho, Carla
|
| |
| · Políticas de ampliação da jornada escolar: fundamentos e proposições Parente, Cláudia da Mota Darós
|
| |
| · Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense - 1940 Martins, Cintia Gonçalves; Rabelo, Giani
|
| |
| · Fontes sociais do conhecimento físico: uma investigação com professores graduados em ciências biológicas Silva, Alexandre Leite dos Santos; Lopes, Suzana Gomes; Takahashi, Eduardo Kojy
|
| |
| · Programa Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educação Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; Possamai, Tamiris
|
| |
| · A educação nas letras do Eduardo Mallea e seu método kierkergaardiano Aveiro, Martín Omar
|
| |
| · Formação docente e educação profissional: análise a partir de Shulman e Fleck Vieira, Marilandi Maria Mascarello; Araújo, Maria Cristina Pansera de; Slongo, Ione Ines Pinsson
|
| |
| · Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará Fialho, Lia Machado Fiuza; Sousa, Francisca Genifer Andrade de; Nascimento, Lorena Brenda Santos
|
| |
| · As parcerias público-privadas: reflexões sobre o conceito de hegemonia no contexto das políticas educacionais municipais Sakata, Kelly Letícia da Silva; Lima, Michelle Fernandes
|
| |
| · Diretores da rede municipal de Fortaleza: achados sobre gestão escolar Sousa, Esmeraldina Januário de; Vidal, Eloisa Maia
|
| |
| · Igualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares Vasques, Rosane Fátima; Silva, Roberto Rafael Dias da
|
| |
| · Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical Kaczan, Marcelo; Rogério, Pedro; Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa
|
| |
| · Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramento Arruda, Leticia; Grosch, Maria Selma
|
| |
| · A pedagogia crítica e emancipatória/libertadora de inspiração freireana Akkari, Abdeljalil; Mesquida, Peri
|
| |
| · Por um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana Tedeschi, Sirley Lizott; Tedeschi, Losandro Antônio
|
| |
Resenha |
| |
| · Modelos internacionais de educação superior: Estados Unidos, França e Alemanha Tischer, Wellington
|
| |
| · Desenvolvendo o pensamento histórico: abordagens conceituais e estratégias didáticas Sukow, Nikita Mary
|
| |
Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita |
| |
| · A educação e o avanço da nova (ou extrema?) direita no Brasil: entrevista com Gaudêncio Frigotto Hermida, Jorge Fernando; Lira, Jailton
|
| |
Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo |
| |
| · Gestão educacional: novas contribuições ao campo Menegat, Jardelino; Mocarzel, Marcelo
|
| |
| · Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas Sarmento, Dirléia Fanfa; Menegat, Jardelino
|
| |