SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.21 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876

 

Sumário
e-Curriculum vol.22  São Paulo  2024

 Editorial
  
 ·  Edição v. 22, 2024
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Uchôa, Márcia Maria Rodrigues

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate
  
 ·  A BNC-Formação no Cenário de Reabertura do Debate Político no Brasil: Apresentação do Dossiê Temático
Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da; Feldmann, Marina Graziela; Oliveira, Meyre Ester Barbosa de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação de professores e políticas educacionais
Imbernón, Francisco

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Processos de hibridização curricular e pedagógica na Ibero-América
Garduño, José María García; Honorato, Rafael Ferreira de Souza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A secundarização da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Castro, Dannyel Teles de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Simbiose entre militância e produção do conhecimento como forma de resistência à BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 2/2019)
Militão, Andréia Nunes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação Inicial de Professores e a Resolução 02/2019: a arquitetura de retrocessos de um projeto curricular neoliberal
Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu; Mariano, André Luiz Sena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação inicial de professores: uma análise comparativa dos projetos de formação instituídos pelas Resoluções CNE/CP n.º 2/2015 e n.º 2/2019
Noffs, Neide de Aquino; Duarte, Cássia Ávila

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “É preciso estar atento e forte”: contradições, retrocessos e ameaças à docência em Química no texto e contexto da BNC-Formação
Silva, Wanderson Diogo Andrade da; Gomes, Suzana dos Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Licenciaturas em Ciências Naturais: configurando alinhamentos e “novas” tensões entre matrizes na formação de professores em tempos de BNC-Formação
Venancio, Bruno; Selles, Sandra Escovedo; Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; Azevedo, Maicon

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica: implicações para o curso de Pedagogia
Fonseca, Marylia Gabriela Ortis da; Lima, Michelle Fernandes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BNC-Formação e o desenvolvimento da autonomia e participação docente
Souza, Mara Rubia Santos; Asnis, Valéria Peres; Silva, Marcelo Soares Pereira da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BNC-Formação e BNCC: como os documentos normativos influenciam na formação inicial do professor?
Cruz, Andreia; Moura, Aline; Barbosa, Jade

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Retomada das Competências no Currículo Conforme a Proposta da BNC-Formação Docente no Brasil: mais do mesmo?
Silva, Daniela Glicea Oliveira da; Silva, Sirneto Vicente da; Rabelo, Josefa Jackline; Segundo, Maria das Dores Mendes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil: o que expressam a BNCC e a BNC-FP?
Medeiros, Marinalva Veras; Abreu, Waldir Ferreira de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pedagogia para quê? Gestão escolar para onde?
Lopes, Rosana de Sousa Pereira; Salerno, Soraia Kfouri

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Produção de sentidos na BNCC e BNC-Formação: tentativas de controle via competências
Figueiredo, Marize Peixoto da Silva; Medeiros, Cíntia Aparecida Oliveira de; Resende, Andressa Aguiar de Souza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BNC-formação inicial e continuada de professores: noção e dimensões da profissionalização docente
Sandri, Simone; Gonçalves, Amanda Melchiotti; Deitos, Roberto Antonio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Políticas antidocência e a docência curriculante como reexistência formacional
Guerra, Denise Moura de Jesus; Macedo, Roberto Sidnei

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Perspectivas Freireanas no Currículo de Ciências: a Alfabetização Didático-Científica do Professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Araújo, Luiz Carlos Marinho de; Justina, Lourdes Aparecida Della; Carvalho, Marco Antonio Batista

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação do Campo, ensino de matemática e pandemia: desafios educacionais para estudantes do Ensino Fundamental
Assunção, Carlos Alberto Gaia; Lima, Veracy dos Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Nexos entre Educação e Tecnologia no Ensino Remoto Emergencial: contradições em evidência
Silveira, Bianca Stela Luiz e; Ripa, Roselaine

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Comunidades de jogos digitais: formas de habitar e aprender
Brito, Cláudia Regina de; Ramos, Daniela Karine

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Novos Ha(bit)ares Pedagógicos: uma Perspectiva de Educação Híbrida Ligada à Vida
Santos, Aline Patrícia Sobral dos; Vieira, Fabia Magali Santos; Mattar Neto, João Augusto; Lacerda, Marcelo de Miranda

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise das Legislações Curriculares de Formação Inicial de Professores na Perspectiva do TPACK
Pessoa, Francisco Nunes; Fürkotter, Monica; Sousa, Sidinei de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses
Ribeiro, Claudiane Figueiredo; Silva, Francisco Xavier da; Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva; Menezes, Crediné Silva de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ser e tornar-se professor em contexto de indução: relações entre ensino, pesquisa e extensão
Cruz, Giseli Barreto da; Souza, Letícia Oliveira; Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa; Rodrigues, Roberta Pereira de Paula

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde
Lima, Maria José de; Guenther, Mariana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Educação do Campo como Direito Humano: reflexões sobre políticas, princípios e concepções em uma visão marxista
Silva, Gilberto Sousa; Barbosa, Eriosvaldo Lima

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista
Santos, Marcos Oliveira; Mororó, Leila Pio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensino de Gastronomia e Territórios Híbridos: construindo caminhos para uma Formação Popular, Agroecológica e em Rede
Farah, Estella Marina Klein; Cordeiro, Juliana Dias Rovari; Ribeiro, Kennedy Ramires Mangerot; Hermenegildo, Michael Baldi Maller

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio: implicações sobre a Formação das Juventudes e o Trabalho Docente
Martini, Tatiane Aparecida; Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Currículo Base do Território Catarinense: implantação, desafios e limitações do Novo Ensino Médio
Martins Junior, Luiz; Onofr, Kelly Cristina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Currículo: Práticas de Leitura e Escrita no Novo Ensino Médio
Pottmeier, Sandra; Caetano, Marta Helena Cúrio de; Ferri, Cássia; Fischer, Adriana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Educação Escolar Quilombola na Amazônia
Pereira, Laura Belém; Simas, Hellen Cristina Picanço

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Professores/as Negros/as na Educação: a importância de reconhecerem-se no Currículo
Oliveira, Rosângela Pereira de; Souza, Shirley

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Interseccionalidade e as Mulheres Negras: Narrativas e Atravessamentos na Pós-Graduação
Neves, Janaize Batalha; Porto, Liana Barcelos; Soares, Francisco Muenzer; Vital, Rodrigo da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Currículo de formação inicial de professores do campo: uma revisão da literatura para não “reinventar a roda”
Machado, Tânia Rezende

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Práxis na Construção de um Projeto Político Pedagógico Freireano: um olhar sobre a Educação em Ciências
Lima, Josenilda Assunção; Santos, Jefferson da Silva; Solino, Ana Paula; Gehlen, Simoni Tormohlen

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Algumas Reflexões sobre os Desafios do Proeja na Perspectiva da Educação Inclusiva a partir de um Projeto Pedagógico de Curso
Miron, Kerén Talita Silva; Schardosim, Chris Royes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A relação entre Educação Física escolar e Inclusão: uma Revisão Integrativa
Jucá, Luan Gonçalves; Maldonado, Daniel Teixeira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Plano de Convivência Escolar: Movimentos Curriculares com Adolescentes em uma Escola Municipal de Belo Horizonte/MG
Alves, Cláudio Eduardo Resende; Sousa, Maria do Carmo; Souza, Magner Miranda de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Base Nacional Comum Curricular e currículo por áreas do conhecimento: motivações e implicações para o ensino
Brunieri, Hermes Talles dos Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Discurso da Adaptação ao “Novo Espírito do Neoliberalismo” na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio
Faria, Clara Chaves Marques; Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea
Valle, Paulo Roberto Dalla; Marcom, Jacinta Lucia Rizzi; Port, Ana Paula Teixeira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito
Maria, Vanessa Andriani; Porto, Cristiane de Magalhães

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aprendizagem em fóruns da internet: imbricamento entre práticas sociais em rede e a expansão de conhecimentos
Junqueira, Eduardo S.; Barros, Diego Linhares Cruz Tabosa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede
Almeida, Wallace Carriço de; Santos, Rosemary dos; Amaral, Mirian

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento: um Cenário ainda Recorrente
Garcia, Jardel Lucas; Nobre, Ana Maria de Jesus Ferreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tecnologias digitais e currículo nas escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina
Poli, Odilon Luiz; Tedesco, Anderson Luiz; Cecchett, Edson; Batistello, Kariane

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação no Bacharelado Público em Gastronomia perante a Ameaça à Soberania Alimentar e o Agravamento da Insegurança Alimentar no Brasil
Sugizaki, Barbara Cassetari; Brandão, Beatriz Helena Peixoto; Oliveira, Maria Rita Marques de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ler, escrever e conversar: quando a partilha do sensível permeia a formação docente
Nicolaiewsky, Clarissa de Arruda

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estágio com Pesquisa: obstáculos e convergências apontadas por duas modalidades de investigação
Lopes, Jordana Maria; Freire, Leila Inês Follmann

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Psicólogas/os para atender demandas: a formação para o SUS em projetos pedagógicos de instituições privadas de Pernambuco
Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e; Galindo, Wedna Cristina Marinho

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Para além dos silêncios curriculares da colonialidade: o ressoar de currículos decoloniais
Pavan, Ruth; Tedeschi, Sirley Lizott

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação Matemática “de” Indígenas: diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social
Vieira, Lygianne Batista; Moreira, Geraldo Eustáquio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação contextualizada: desafios e possibilidades pela óptica de docentes de uma escola pública municipal de Jucás, Ceará
Fernandes, Mirian Raquel do Nascimento; Oliveira, Joaquim Branco de; Xavier, Antônio Roberto

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Políticas educacionais na realidade brasileira pós-BNCC: um enfoque na eficiência e eficácia educacional ou na formação?
Miesse, Maria Carolina; Queiroz, Leonardo Cordeiro de; Romero, Francielli Ferreira da Rocha; Souza, Vânia de Fátima Matias de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação Corporativa: uma nova forma de educar no Serviço Público Baiano
Novaes, Cristina Santos; Fonseca, Josefa Sônia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Experiências curriculares na educação de jovens e adultos: inéditos viáveis encontros
Campesato, Maria Alice Gouvêa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Criações curriculares com narrativas em podcast nas pesquisas com os cotidianos
Cerdeira, Maristela Petry; Teixeira, Roberta Gumarães; Rodrigues, Maria do Carmo de Morais Mata; Brandão, Rebeca

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão
Marques, Gleicy Corrêa Nunes; Stallivieri, Luciane

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news
Oliveira, Bruna Santana de; Lucena, Simone

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line
Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior: discursos, trajetórias e traçados
Dias, Vivian Ferreira; Moreira, Laura Ceretta

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia
Mendonça, João Guilherme Rodrigues; Santos, Livia Catarina Matoso dos; Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes; Rodrigues, Marlene

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Concepções avaliativas e formação de professores de educação física: análise de disciplinas em cinco países da América do Sul
Stieg, Ronildo; Sarni, Mariana; Santos, Wagner dos

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Utilização da Comunicação Não Verbal Gestual nos Currículos de Licenciatura em Ciências e Matemática: uma proposta de Currículo
Donadello, Savana dos Anjos Freitas; Andrade Neto, Agostinho Serrano de; Groenwald, Claudia Lisete Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise da concepção de território proposta ao Ensino de Geografia da Educação Básica
Sousa Filho, Hudson Nascimento; Lobato, Mateus Monteiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Um estudo das relações da tecnologia na pesquisa em currículo: uma abordagem de redes para as conexões e colaborações
Fontes, Daniel Trugillo Martins; Viggiano, Esdras; Rodrigues, André Machado; Mattos, Cristiano

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  A Inserção do Pensamento Computacional nos Currículos do Novo Ensino Médio no Brasil
Araújo, Kennedy Ferreira; Silva, Tatiana da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Contribuições do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza
Medeiros, Claudia Escalante; Bervian, Paula Vanessa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Currículo, Tecnologias Digitais e Ensino (de Línguas): o que podemos esperar da Formação Inicial de Professores?
Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves; Vetromille-Castro, Rafael

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aprendizagem Baseada em Problemas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: explorando a aplicação e as possibilidades
Borges, Vanessa dos Anjos; Sousa, Sidinei de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK) de professores de educação básica e implicações para a formação docente
Kurtz, Fabiana Diniz; Silva, Denilson Rodrigues da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os MOOCs como Oportunidade de Internacionalização da Educação Superior em Casa: o Estado do Conhecimento
Machado, Karen Graziela Weber; Kohls-Santos, Pricila

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação profissional técnica de nível médio: revisão bibliográfica com foco no currículo
Almeida, Alexandre Marchiori de; Passone, Eric Ferdinando

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Concepções sobre tecnologias digitais nos currículos dos cursos de formação inicial de professores
Riedner, Daiani Damm Tonetto; Pischetola, Magda

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Formação de Professores de Ciências Sociais para Uso Pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação
Costa, Renata Luiza da; Araújo, Cláudia Helena dos Santos; Costa, Lorenna Silva Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Programas de formação docente em saúde de instituições públicas de ensino superior
Moraes, Bibiana Arantes; Costa, Nilce Maria da Silva Campos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação integral e direito à educação: um estudo político-pedagógico na escola do campo Bem Viver Caúna de Três de Maio/RS
Fuhr, Caroline Luisa Ludwig; Mol, Jaqueline

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma incursão acerca das culturas referendadas/pertencentes aos processos de ensino e aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá
Araújo, Raiane Cordeiro de; Amorim, Ivonete Barreto de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento da Competência Intercultural mediante a literatura no contexto da internacionalização curricular
Schaefer, Rodrigo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As pedagogias de gênero no cotidiano escolar como crítica às tentativas de silenciamento da agenda conservadora
Bido, Eloísa; Furlin, Neiva; Graupe, Mareli Eliane

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mapeamento de recursos digitais utilizados com a linguagem musical no ensino fundamental: uma revisão integrativa no contexto internacional
Carvalho, Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira; David, Priscila Barros; Barros Filho, Edgar Marçal de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Em tempos sombrios, diálogos ousados: a busca do pensamento freiriano na teoria da interdisciplinaridade
Silva, Genilda Maria da; Carvalho, Odair França de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Autorregulação da aprendizagem: construção do projeto de vida e escolha profissional de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental
Pranke, Amanda; Boruchovitch, Evely

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Movimento maker na educação escolar: reflexões sobre uma formação docente na perspectiva ético-crítica no contexto do projeto Educamaker
Mannrich, João Paulo; Pinheiro, Eduarda Boing; Brick, Elizandro Maurício

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação intercultural em Portugal e o silenciamento racial
Silva, Mariana Martha de Cerqueira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Transversalidade ou dependência com a disciplinaridade? Possibilidades de formação em gênero e sexualidades em um curso de Pedagogia
Silva, Matheus Estevão Ferreira da; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Letramentos crítico e visual de Línguas Portuguesa e Inglesa na educação de surdos
Coelho, Jubileia Mendes de Matos; Jesus, Danie Marcelo de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Jogando com a linguagem para a formação crítica e criativa: o RPG como trilha de aprendizagem mediada
Raminho, Edney Gomes; Moreira, Eliane Silva; Kohls-Santos, Pricila

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Representações de professores universitários sobre o Ensino Remoto Emergencial na Amazônia Bragantina, estado do Pará-Brasil
Sousa, Miguel Pereira de; Maciel, Rogerio Andrade

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Imperialismo e reformas curriculares: análise da Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC-Formação) e da resistência contra sua implementação na Unir
Souza, Marilsa Miranda de; Roman, Heitor Graton

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação de professores no Brasil: as diretrizes curriculares nacionais e suas implicações
Abreu, Roberta; Andrade, Dídima Maria de Mello; Jesus, Edson Carlos Andrade de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Diversidade de gênero, produção de subjetividades e os desafios ao currículo do curso de Engenharia
Almeida, Edileuza de Sarges; Costa, Gilcilene Dias da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Internacionalização do campo do currículo e transferência educacional
Regis, Herman Wagner de Freitas; Efken, Karl Heinz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “O mundo não é dos extremos, ele é de todos”: concepções de professores sobre disciplinas e práticas interdisciplinares na escola
Lamego, Caio Roberto Siqueira; Santos, Maria Cristina Ferreira dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Deficiência intelectual e inclusão escolar: concepções, lócus e práticas de escolarização
Haas, Clarissa; Rodrigues, Eduarda Andréia Pedron

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Cinema e educação: a experiência estética por meio da produção cinematográfica na escola
Silva, Julya Gonçalves da; Silva, Analigia Miranda da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Podcasts Sociocientíficos: articulando cultura científica e cultura digital no Ensino Fundamental
Sineiro, Sylvia Coelho Alves; Struchiner, Miriam; Ciannella, Diana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As Tecnologias Digitais na Educação: uma análise da legislação brasileira
Mendes, Joelma de Fátima; Bastos, Ana Maria De Matos Ferreira; Lopes, Natália Moura

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação inicial docente para o uso pedagógico das tecnologias digitais: um estudo com licenciandos(as) de ciências da natureza
Rodrigues, Irene Raquel Santana; Rodrigues, Alessandra

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Impactos da pandemia nas práticas educativas: currículo e tecnologias digitais numa perspectiva sócio-histórica
Voigt, Jane Mery Richter; Pesce, Marly Krüger de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As mídias audiovisuais e a atuação docente
Abreu, Andrea Vicente Toledo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensino de literatura brasileira da educação básica: um olhar sobre a cultura afro-brasileira e o multiculturalismo nos documentos curriculares
Cunha, Adrielle Soares; Duvernoy, Doriele Silva de Andrade Costa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ancestralidade feminina negra e apontos de partida para futuros possíveis na matemática
Rocha, Helena do Socorro Campos da; Vaz, Cristina Lúcia Dias; Mendes, Iran Abreu

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação Ambiental crítica e conflitos ambientais: reflexões à luz da América Latina
Costa, César Augusto; Loureiro, Carlos Frederico

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Traduções do discurso curricular oficial para o contexto da prática
Neira, Marcos Garcia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  "É só aplicar a fórmula: Δ = b 2 - 4ac". A indução à docência em Matemática mediada pela colaboração
Ciríaco, Klinger Teodoro; Morelatti, Maria Raquel Miotto; Ponte, João Pedro da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Práticas curriculares no ensino médio e a questão política do conhecimento
Villagran, Carla

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  As 200 crianças do Dr. Korczak: o cinema como ferramenta pedagógica para educação em direitos humanos no ensino superior
Stoeberl, Cristiane Aparecida; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Currículo, neurociência e a formação de professores
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Oliveira, Eliane Silvestre; Fonseca, Renata Gadoni Porto

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Teorias Curriculares na Formação Inicial de Professores em Ciências e Matemática nos Institutos Federais de Educação: um estado do conhecimento (2009-2022)
Carvalho, Rodolfo; Monteiro, Eneida Aparecida Machado; Echeverría, Agustina Rosa; Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A favor de quem a BNCC trabalha? A política do conhecimento oficial à luz das teorias críticas e sociológicas do currículo
Silva, Vergas Vitória Andrade da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O currículo da educação infantil na Base Nacional Comum Curricular em tempos de reformas educacionais e de empresariamento da educação pública brasileira
Lavoura, Tiago Nicola; Gomes, Vívian Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Acessibilidade curricular para a educação inclusiva: estratégias pedagógicas no Ensino Fundamental
Guimarães, Jucimara Teixeira da Luz; Sardagna, Helena Venites

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Satisfação dos Alunos de Graduação com os seus Cursos de Formação na Universidade Católica de Moçambique (UCM)
Oliveira, Jeny Jacob de; Chichava, Edson Ângelo; Miguel, Lucas Lavo António Jimo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A permanente construção da adesão à Pedagogia Crítico-Libertadora: trajetórias de educadoras freireanas em foco
Voltas, Fernanda Quatorze; Nogueira Júnior, Sérgio Pereira; Saul, Alexandre

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Professores iniciantes no ensino superior: reflexões sobre a indução profissional no campo da psicologia
Bezerra, Gabrielle Selleri; Carvalho Filho, Josué José de; Zanelato, Eliéte

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensino de História e Cultura Indígena no Currículo: estudo de caso nas escolas da cidade de São Paulo
Braga, Adriana de Carvalho Alves; Cardoso, Fernanda Borsatto

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Projeto de Vida na educação: problematizando a relação com o futuro
César, Janaína Mariano; Ramos, Débora de Souza Ferreira; Mendonça, Rafael Leite; Fim, Matheus Magno dos Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  20 anos de produção científica (2001-2021) sobre avaliação na formação inicial em Educação Física: desafios para Região Norte
Freitas, Nayane Moia de; Santos, Wagner dos; Lano, Marciel Barcelos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Curricularização da extensão universitária: ensaiar (e produzir) um curso de extensão na pandemia
Fresquet, Adriana Mabel; Moreira, Leonardo Cesar Alves; Fazolo, Marlon Silva Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré-SP
Nascimento, Adriano Fiuza do; Marcon, Karina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mulheres negras periféricas da EJA: demarcadores interseccionais de violação de direitos humanos
Carvalho, Maria Naira de; Silva, Maria do Socorro Borges da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação de Jovens e Adultos: políticas, currículo e prática docente em escola pública da cidade de São Paulo
Silveira, Nadia Dumara Ruiz; Silva, Tânia Regina da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desafios e possibilidades na rede municipal de educação de Diadema na gestão 2021-2024 a partir da prática curricular da Justiça Curricular
Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Ponce, Branca Jurema; Sanches, Ana Lúcia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ambientalização curricular na formação do arquiteto e urbanista visando a responsabilidade socioambiental
Correia, Elizabeth de Fátima; Frenedozo, Rita de Cássia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Enunciações Políticas na Disputa Curricular de Formação Inicial no Brasil: transversalidades discursivas pragmáticas da docência
Albino, Ângela Cristina Alves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenhas
  
 ·  Uma (outra) narrativa sobre o currículo
Moreira, Ana Isabel

        · texto em Português     · Português ( pdf )