Editorial |
| |
| · Edição v. 22, 2024 Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Uchôa, Márcia Maria Rodrigues
|
| |
Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate |
| |
| · A BNC-Formação no Cenário de Reabertura do Debate Político no Brasil: Apresentação do Dossiê Temático Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da; Feldmann, Marina Graziela; Oliveira, Meyre Ester Barbosa de
|
| |
| · Formação de professores e políticas educacionais Imbernón, Francisco
|
| |
| · Processos de hibridização curricular e pedagógica na Ibero-América Garduño, José María García; Honorato, Rafael Ferreira de Souza
|
| |
| · A secundarização da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Castro, Dannyel Teles de
|
| |
| · Simbiose entre militância e produção do conhecimento como forma de resistência à BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 2/2019) Militão, Andréia Nunes
|
| |
| · Formação Inicial de Professores e a Resolução 02/2019: a arquitetura de retrocessos de um projeto curricular neoliberal Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu; Mariano, André Luiz Sena
|
| |
| · Formação inicial de professores: uma análise comparativa dos projetos de formação instituídos pelas Resoluções CNE/CP n.º 2/2015 e n.º 2/2019 Noffs, Neide de Aquino; Duarte, Cássia Ávila
|
| |
| · “É preciso estar atento e forte”: contradições, retrocessos e ameaças à docência em Química no texto e contexto da BNC-Formação Silva, Wanderson Diogo Andrade da; Gomes, Suzana dos Santos
|
| |
| · Licenciaturas em Ciências Naturais: configurando alinhamentos e “novas” tensões entre matrizes na formação de professores em tempos de BNC-Formação Venancio, Bruno; Selles, Sandra Escovedo; Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; Azevedo, Maicon
|
| |
| · Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica: implicações para o curso de Pedagogia Fonseca, Marylia Gabriela Ortis da; Lima, Michelle Fernandes
|
| |
| · BNC-Formação e o desenvolvimento da autonomia e participação docente Souza, Mara Rubia Santos; Asnis, Valéria Peres; Silva, Marcelo Soares Pereira da
|
| |
| · BNC-Formação e BNCC: como os documentos normativos influenciam na formação inicial do professor? Cruz, Andreia; Moura, Aline; Barbosa, Jade
|
| |
| · A Retomada das Competências no Currículo Conforme a Proposta da BNC-Formação Docente no Brasil: mais do mesmo? Silva, Daniela Glicea Oliveira da; Silva, Sirneto Vicente da; Rabelo, Josefa Jackline; Segundo, Maria das Dores Mendes
|
| |
| · A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil: o que expressam a BNCC e a BNC-FP? Medeiros, Marinalva Veras; Abreu, Waldir Ferreira de
|
| |
| · Pedagogia para quê? Gestão escolar para onde? Lopes, Rosana de Sousa Pereira; Salerno, Soraia Kfouri
|
| |
| · Produção de sentidos na BNCC e BNC-Formação: tentativas de controle via competências Figueiredo, Marize Peixoto da Silva; Medeiros, Cíntia Aparecida Oliveira de; Resende, Andressa Aguiar de Souza
|
| |
| · BNC-formação inicial e continuada de professores: noção e dimensões da profissionalização docente Sandri, Simone; Gonçalves, Amanda Melchiotti; Deitos, Roberto Antonio
|
| |
| · Políticas antidocência e a docência curriculante como reexistência formacional Guerra, Denise Moura de Jesus; Macedo, Roberto Sidnei
|
| |
Artigos |
| |
| · Perspectivas Freireanas no Currículo de Ciências: a Alfabetização Didático-Científica do Professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Iniciais Araújo, Luiz Carlos Marinho de; Justina, Lourdes Aparecida Della; Carvalho, Marco Antonio Batista
|
| |
| · Educação do Campo, ensino de matemática e pandemia: desafios educacionais para estudantes do Ensino Fundamental Assunção, Carlos Alberto Gaia; Lima, Veracy dos Santos
|
| |
| · Nexos entre Educação e Tecnologia no Ensino Remoto Emergencial: contradições em evidência Silveira, Bianca Stela Luiz e; Ripa, Roselaine
|
| |
| · Comunidades de jogos digitais: formas de habitar e aprender Brito, Cláudia Regina de; Ramos, Daniela Karine
|
| |
| · Novos Ha(bit)ares Pedagógicos: uma Perspectiva de Educação Híbrida Ligada à Vida Santos, Aline Patrícia Sobral dos; Vieira, Fabia Magali Santos; Mattar Neto, João Augusto; Lacerda, Marcelo de Miranda
|
| |
| · Análise das Legislações Curriculares de Formação Inicial de Professores na Perspectiva do TPACK Pessoa, Francisco Nunes; Fürkotter, Monica; Sousa, Sidinei de Oliveira
|
| |
| · O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses Ribeiro, Claudiane Figueiredo; Silva, Francisco Xavier da; Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva; Menezes, Crediné Silva de
|
| |
| · Ser e tornar-se professor em contexto de indução: relações entre ensino, pesquisa e extensão Cruz, Giseli Barreto da; Souza, Letícia Oliveira; Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa; Rodrigues, Roberta Pereira de Paula
|
| |
| · A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde Lima, Maria José de; Guenther, Mariana
|
| |
| · A Educação do Campo como Direito Humano: reflexões sobre políticas, princípios e concepções em uma visão marxista Silva, Gilberto Sousa; Barbosa, Eriosvaldo Lima
|
| |
| · A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista Santos, Marcos Oliveira; Mororó, Leila Pio
|
| |
| · Ensino de Gastronomia e Territórios Híbridos: construindo caminhos para uma Formação Popular, Agroecológica e em Rede Farah, Estella Marina Klein; Cordeiro, Juliana Dias Rovari; Ribeiro, Kennedy Ramires Mangerot; Hermenegildo, Michael Baldi Maller
|
| |
| · Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio: implicações sobre a Formação das Juventudes e o Trabalho Docente Martini, Tatiane Aparecida; Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
|
| |
| · O Currículo Base do Território Catarinense: implantação, desafios e limitações do Novo Ensino Médio Martins Junior, Luiz; Onofr, Kelly Cristina
|
| |
| · Currículo: Práticas de Leitura e Escrita no Novo Ensino Médio Pottmeier, Sandra; Caetano, Marta Helena Cúrio de; Ferri, Cássia; Fischer, Adriana
|
| |
| · A Educação Escolar Quilombola na Amazônia Pereira, Laura Belém; Simas, Hellen Cristina Picanço
|
| |
| · Professores/as Negros/as na Educação: a importância de reconhecerem-se no Currículo Oliveira, Rosângela Pereira de; Souza, Shirley
|
| |
| · Interseccionalidade e as Mulheres Negras: Narrativas e Atravessamentos na Pós-Graduação Neves, Janaize Batalha; Porto, Liana Barcelos; Soares, Francisco Muenzer; Vital, Rodrigo da Silva
|
| |
| · Currículo de formação inicial de professores do campo: uma revisão da literatura para não “reinventar a roda” Machado, Tânia Rezende
|
| |
| · A Práxis na Construção de um Projeto Político Pedagógico Freireano: um olhar sobre a Educação em Ciências Lima, Josenilda Assunção; Santos, Jefferson da Silva; Solino, Ana Paula; Gehlen, Simoni Tormohlen
|
| |
| · Algumas Reflexões sobre os Desafios do Proeja na Perspectiva da Educação Inclusiva a partir de um Projeto Pedagógico de Curso Miron, Kerén Talita Silva; Schardosim, Chris Royes
|
| |
| · A relação entre Educação Física escolar e Inclusão: uma Revisão Integrativa Jucá, Luan Gonçalves; Maldonado, Daniel Teixeira
|
| |
| · Plano de Convivência Escolar: Movimentos Curriculares com Adolescentes em uma Escola Municipal de Belo Horizonte/MG Alves, Cláudio Eduardo Resende; Sousa, Maria do Carmo; Souza, Magner Miranda de
|
| |
| · Base Nacional Comum Curricular e currículo por áreas do conhecimento: motivações e implicações para o ensino Brunieri, Hermes Talles dos Santos
|
| |
| · O Discurso da Adaptação ao “Novo Espírito do Neoliberalismo” na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio Faria, Clara Chaves Marques; Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
|
| |
| · Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea Valle, Paulo Roberto Dalla; Marcom, Jacinta Lucia Rizzi; Port, Ana Paula Teixeira
|
| |
| · Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito Maria, Vanessa Andriani; Porto, Cristiane de Magalhães
|
| |
| · Aprendizagem em fóruns da internet: imbricamento entre práticas sociais em rede e a expansão de conhecimentos Junqueira, Eduardo S.; Barros, Diego Linhares Cruz Tabosa
|
| |
| · Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede Almeida, Wallace Carriço de; Santos, Rosemary dos; Amaral, Mirian
|
| |
| · Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento: um Cenário ainda Recorrente Garcia, Jardel Lucas; Nobre, Ana Maria de Jesus Ferreira
|
| |
| · Tecnologias digitais e currículo nas escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina Poli, Odilon Luiz; Tedesco, Anderson Luiz; Cecchett, Edson; Batistello, Kariane
|
| |
| · Formação no Bacharelado Público em Gastronomia perante a Ameaça à Soberania Alimentar e o Agravamento da Insegurança Alimentar no Brasil Sugizaki, Barbara Cassetari; Brandão, Beatriz Helena Peixoto; Oliveira, Maria Rita Marques de
|
| |
| · Ler, escrever e conversar: quando a partilha do sensível permeia a formação docente Nicolaiewsky, Clarissa de Arruda
|
| |
| · Estágio com Pesquisa: obstáculos e convergências apontadas por duas modalidades de investigação Lopes, Jordana Maria; Freire, Leila Inês Follmann
|
| |
| · Psicólogas/os para atender demandas: a formação para o SUS em projetos pedagógicos de instituições privadas de Pernambuco Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e; Galindo, Wedna Cristina Marinho
|
| |
| · Para além dos silêncios curriculares da colonialidade: o ressoar de currículos decoloniais Pavan, Ruth; Tedeschi, Sirley Lizott
|
| |
| · Educação Matemática “de” Indígenas: diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social Vieira, Lygianne Batista; Moreira, Geraldo Eustáquio
|
| |
| · Educação contextualizada: desafios e possibilidades pela óptica de docentes de uma escola pública municipal de Jucás, Ceará Fernandes, Mirian Raquel do Nascimento; Oliveira, Joaquim Branco de; Xavier, Antônio Roberto
|
| |
| · Políticas educacionais na realidade brasileira pós-BNCC: um enfoque na eficiência e eficácia educacional ou na formação? Miesse, Maria Carolina; Queiroz, Leonardo Cordeiro de; Romero, Francielli Ferreira da Rocha; Souza, Vânia de Fátima Matias de
|
| |
| · Educação Corporativa: uma nova forma de educar no Serviço Público Baiano Novaes, Cristina Santos; Fonseca, Josefa Sônia
|
| |
| · Experiências curriculares na educação de jovens e adultos: inéditos viáveis encontros Campesato, Maria Alice Gouvêa
|
| |
| · Criações curriculares com narrativas em podcast nas pesquisas com os cotidianos Cerdeira, Maristela Petry; Teixeira, Roberta Gumarães; Rodrigues, Maria do Carmo de Morais Mata; Brandão, Rebeca
|
| |
| · Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão Marques, Gleicy Corrêa Nunes; Stallivieri, Luciane
|
| |
| · Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news Oliveira, Bruna Santana de; Lucena, Simone
|
| |
| · Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz
|
| |
| · Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior: discursos, trajetórias e traçados Dias, Vivian Ferreira; Moreira, Laura Ceretta
|
| |
| · Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia Mendonça, João Guilherme Rodrigues; Santos, Livia Catarina Matoso dos; Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes; Rodrigues, Marlene
|
| |
| · Concepções avaliativas e formação de professores de educação física: análise de disciplinas em cinco países da América do Sul Stieg, Ronildo; Sarni, Mariana; Santos, Wagner dos
|
| |
| · Utilização da Comunicação Não Verbal Gestual nos Currículos de Licenciatura em Ciências e Matemática: uma proposta de Currículo Donadello, Savana dos Anjos Freitas; Andrade Neto, Agostinho Serrano de; Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
|
| |
| · Análise da concepção de território proposta ao Ensino de Geografia da Educação Básica Sousa Filho, Hudson Nascimento; Lobato, Mateus Monteiro
|
| |
| · Um estudo das relações da tecnologia na pesquisa em currículo: uma abordagem de redes para as conexões e colaborações Fontes, Daniel Trugillo Martins; Viggiano, Esdras; Rodrigues, André Machado; Mattos, Cristiano
|
| |
| · A Inserção do Pensamento Computacional nos Currículos do Novo Ensino Médio no Brasil Araújo, Kennedy Ferreira; Silva, Tatiana da
|
| |
| · Contribuições do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza Medeiros, Claudia Escalante; Bervian, Paula Vanessa
|
| |
| · Currículo, Tecnologias Digitais e Ensino (de Línguas): o que podemos esperar da Formação Inicial de Professores? Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves; Vetromille-Castro, Rafael
|
| |
| · Aprendizagem Baseada em Problemas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: explorando a aplicação e as possibilidades Borges, Vanessa dos Anjos; Sousa, Sidinei de Oliveira
|
| |
| · Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK) de professores de educação básica e implicações para a formação docente Kurtz, Fabiana Diniz; Silva, Denilson Rodrigues da
|
| |
| · Os MOOCs como Oportunidade de Internacionalização da Educação Superior em Casa: o Estado do Conhecimento Machado, Karen Graziela Weber; Kohls-Santos, Pricila
|
| |
| · Educação profissional técnica de nível médio: revisão bibliográfica com foco no currículo Almeida, Alexandre Marchiori de; Passone, Eric Ferdinando
|
| |
| · Concepções sobre tecnologias digitais nos currículos dos cursos de formação inicial de professores Riedner, Daiani Damm Tonetto; Pischetola, Magda
|
| |
| · A Formação de Professores de Ciências Sociais para Uso Pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação Costa, Renata Luiza da; Araújo, Cláudia Helena dos Santos; Costa, Lorenna Silva Oliveira
|
| |
| · Programas de formação docente em saúde de instituições públicas de ensino superior Moraes, Bibiana Arantes; Costa, Nilce Maria da Silva Campos
|
| |
| · Educação integral e direito à educação: um estudo político-pedagógico na escola do campo Bem Viver Caúna de Três de Maio/RS Fuhr, Caroline Luisa Ludwig; Mol, Jaqueline
|
| |
| · Uma incursão acerca das culturas referendadas/pertencentes aos processos de ensino e aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá Araújo, Raiane Cordeiro de; Amorim, Ivonete Barreto de
|
| |
| · Uma proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento da Competência Intercultural mediante a literatura no contexto da internacionalização curricular Schaefer, Rodrigo
|
| |
| · As pedagogias de gênero no cotidiano escolar como crítica às tentativas de silenciamento da agenda conservadora Bido, Eloísa; Furlin, Neiva; Graupe, Mareli Eliane
|
| |
| · Mapeamento de recursos digitais utilizados com a linguagem musical no ensino fundamental: uma revisão integrativa no contexto internacional Carvalho, Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira; David, Priscila Barros; Barros Filho, Edgar Marçal de
|
| |
| · Em tempos sombrios, diálogos ousados: a busca do pensamento freiriano na teoria da interdisciplinaridade Silva, Genilda Maria da; Carvalho, Odair França de
|
| |
| · Autorregulação da aprendizagem: construção do projeto de vida e escolha profissional de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Pranke, Amanda; Boruchovitch, Evely
|
| |
| · Movimento maker na educação escolar: reflexões sobre uma formação docente na perspectiva ético-crítica no contexto do projeto Educamaker Mannrich, João Paulo; Pinheiro, Eduarda Boing; Brick, Elizandro Maurício
|
| |
| · Educação intercultural em Portugal e o silenciamento racial Silva, Mariana Martha de Cerqueira
|
| |
| · Transversalidade ou dependência com a disciplinaridade? Possibilidades de formação em gênero e sexualidades em um curso de Pedagogia Silva, Matheus Estevão Ferreira da; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
|
| |
| · Letramentos crítico e visual de Línguas Portuguesa e Inglesa na educação de surdos Coelho, Jubileia Mendes de Matos; Jesus, Danie Marcelo de
|
| |
| · Jogando com a linguagem para a formação crítica e criativa: o RPG como trilha de aprendizagem mediada Raminho, Edney Gomes; Moreira, Eliane Silva; Kohls-Santos, Pricila
|
| |
| · Representações de professores universitários sobre o Ensino Remoto Emergencial na Amazônia Bragantina, estado do Pará-Brasil Sousa, Miguel Pereira de; Maciel, Rogerio Andrade
|
| |
| · Imperialismo e reformas curriculares: análise da Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC-Formação) e da resistência contra sua implementação na Unir Souza, Marilsa Miranda de; Roman, Heitor Graton
|
| |
| · Formação de professores no Brasil: as diretrizes curriculares nacionais e suas implicações Abreu, Roberta; Andrade, Dídima Maria de Mello; Jesus, Edson Carlos Andrade de
|
| |
| · Diversidade de gênero, produção de subjetividades e os desafios ao currículo do curso de Engenharia Almeida, Edileuza de Sarges; Costa, Gilcilene Dias da
|
| |
| · Internacionalização do campo do currículo e transferência educacional Regis, Herman Wagner de Freitas; Efken, Karl Heinz
|
| |
| · “O mundo não é dos extremos, ele é de todos”: concepções de professores sobre disciplinas e práticas interdisciplinares na escola Lamego, Caio Roberto Siqueira; Santos, Maria Cristina Ferreira dos
|
| |
| · Deficiência intelectual e inclusão escolar: concepções, lócus e práticas de escolarização Haas, Clarissa; Rodrigues, Eduarda Andréia Pedron
|
| |
| · Cinema e educação: a experiência estética por meio da produção cinematográfica na escola Silva, Julya Gonçalves da; Silva, Analigia Miranda da
|
| |
| · Podcasts Sociocientíficos: articulando cultura científica e cultura digital no Ensino Fundamental Sineiro, Sylvia Coelho Alves; Struchiner, Miriam; Ciannella, Diana
|
| |
| · As Tecnologias Digitais na Educação: uma análise da legislação brasileira Mendes, Joelma de Fátima; Bastos, Ana Maria De Matos Ferreira; Lopes, Natália Moura
|
| |
| · Formação inicial docente para o uso pedagógico das tecnologias digitais: um estudo com licenciandos(as) de ciências da natureza Rodrigues, Irene Raquel Santana; Rodrigues, Alessandra
|
| |
| · Impactos da pandemia nas práticas educativas: currículo e tecnologias digitais numa perspectiva sócio-histórica Voigt, Jane Mery Richter; Pesce, Marly Krüger de
|
| |
| · As mídias audiovisuais e a atuação docente Abreu, Andrea Vicente Toledo
|
| |
| · Ensino de literatura brasileira da educação básica: um olhar sobre a cultura afro-brasileira e o multiculturalismo nos documentos curriculares Cunha, Adrielle Soares; Duvernoy, Doriele Silva de Andrade Costa
|
| |
| · Ancestralidade feminina negra e apontos de partida para futuros possíveis na matemática Rocha, Helena do Socorro Campos da; Vaz, Cristina Lúcia Dias; Mendes, Iran Abreu
|
| |
| · Educação Ambiental crítica e conflitos ambientais: reflexões à luz da América Latina Costa, César Augusto; Loureiro, Carlos Frederico
|
| |
| · Traduções do discurso curricular oficial para o contexto da prática Neira, Marcos Garcia
|
| |
| · "É só aplicar a fórmula: Δ = b 2 - 4ac". A indução à docência em Matemática mediada pela colaboração Ciríaco, Klinger Teodoro; Morelatti, Maria Raquel Miotto; Ponte, João Pedro da
|
| |
| · Práticas curriculares no ensino médio e a questão política do conhecimento Villagran, Carla
|
| |
| · As 200 crianças do Dr. Korczak: o cinema como ferramenta pedagógica para educação em direitos humanos no ensino superior Stoeberl, Cristiane Aparecida; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
|
| |
| · Currículo, neurociência e a formação de professores Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Oliveira, Eliane Silvestre; Fonseca, Renata Gadoni Porto
|
| |
| · Teorias Curriculares na Formação Inicial de Professores em Ciências e Matemática nos Institutos Federais de Educação: um estado do conhecimento (2009-2022) Carvalho, Rodolfo; Monteiro, Eneida Aparecida Machado; Echeverría, Agustina Rosa; Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
|
| |
| · A favor de quem a BNCC trabalha? A política do conhecimento oficial à luz das teorias críticas e sociológicas do currículo Silva, Vergas Vitória Andrade da
|
| |
| · O currículo da educação infantil na Base Nacional Comum Curricular em tempos de reformas educacionais e de empresariamento da educação pública brasileira Lavoura, Tiago Nicola; Gomes, Vívian Santos
|
| |
| · Acessibilidade curricular para a educação inclusiva: estratégias pedagógicas no Ensino Fundamental Guimarães, Jucimara Teixeira da Luz; Sardagna, Helena Venites
|
| |
| · Satisfação dos Alunos de Graduação com os seus Cursos de Formação na Universidade Católica de Moçambique (UCM) Oliveira, Jeny Jacob de; Chichava, Edson Ângelo; Miguel, Lucas Lavo António Jimo
|
| |
| · A permanente construção da adesão à Pedagogia Crítico-Libertadora: trajetórias de educadoras freireanas em foco Voltas, Fernanda Quatorze; Nogueira Júnior, Sérgio Pereira; Saul, Alexandre
|
| |
| · Professores iniciantes no ensino superior: reflexões sobre a indução profissional no campo da psicologia Bezerra, Gabrielle Selleri; Carvalho Filho, Josué José de; Zanelato, Eliéte
|
| |
| · Ensino de História e Cultura Indígena no Currículo: estudo de caso nas escolas da cidade de São Paulo Braga, Adriana de Carvalho Alves; Cardoso, Fernanda Borsatto
|
| |
| · Projeto de Vida na educação: problematizando a relação com o futuro César, Janaína Mariano; Ramos, Débora de Souza Ferreira; Mendonça, Rafael Leite; Fim, Matheus Magno dos Santos
|
| |
| · 20 anos de produção científica (2001-2021) sobre avaliação na formação inicial em Educação Física: desafios para Região Norte Freitas, Nayane Moia de; Santos, Wagner dos; Lano, Marciel Barcelos
|
| |
| · Curricularização da extensão universitária: ensaiar (e produzir) um curso de extensão na pandemia Fresquet, Adriana Mabel; Moreira, Leonardo Cesar Alves; Fazolo, Marlon Silva Oliveira
|
| |
| · Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré-SP Nascimento, Adriano Fiuza do; Marcon, Karina
|
| |
| · Mulheres negras periféricas da EJA: demarcadores interseccionais de violação de direitos humanos Carvalho, Maria Naira de; Silva, Maria do Socorro Borges da
|
| |
| · Educação de Jovens e Adultos: políticas, currículo e prática docente em escola pública da cidade de São Paulo Silveira, Nadia Dumara Ruiz; Silva, Tânia Regina da
|
| |
| · Desafios e possibilidades na rede municipal de educação de Diadema na gestão 2021-2024 a partir da prática curricular da Justiça Curricular Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Ponce, Branca Jurema; Sanches, Ana Lúcia
|
| |
| · Ambientalização curricular na formação do arquiteto e urbanista visando a responsabilidade socioambiental Correia, Elizabeth de Fátima; Frenedozo, Rita de Cássia
|
| |
| · Enunciações Políticas na Disputa Curricular de Formação Inicial no Brasil: transversalidades discursivas pragmáticas da docência Albino, Ângela Cristina Alves
|
| |
Resenhas |
| |
| · Uma (outra) narrativa sobre o currículo Moreira, Ana Isabel
|
| |