Conferência |
| |
| · GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA PÚBLICA E BNCC: quais as implicações? Carvalhêdo, Josania Lima Portela
|
| |
| · O NOVO CORONAVÍRUS, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A SOCIEDADE DE CLASSES E O INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO Orso, Paulino José
|
| |
| · CRISE ESTRUTURAL, CONJUNTURA NACIONAL, CORONAVIRUS E EDUCAÇÃO – O DESMONTE DA EDUCAÇÃO NACIONAL Saviani, Dermeval
|
| |
| · A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança Cerutti-Rizatti, Mary Elizabeth
|
| |
Dossiê |
| |
| · A DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Maia, Vítor Ochoa; Freire, Sofia
|
| |
| · DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: relações que professores estabelecem com o ensino de língua portuguesa escrita para surdos Calixto, Hector Renan da Silveira; Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral; Ribeiro, Alexandre do Amaral
|
| |
| · AS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS MEDALHISTAS CEGOS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) Martins, Daner Silva; Galiazzi, Maria do Carmo; Lima, Cleiva Aguiar de
|
| |
| · A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA: avanços e desafios de uma política em ação Ribas, Geovania Fagundes; Pires, Ennia Débora Passos Braga; Araújo, Silvânia Brito
|
| |
| · O CORPO COMO CORPUS: lugares do ensino de literatura para estudantes surdos Ramos, Danielle Cristina Mendes Pereira
|
| |
| · ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS E OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: o foco nos dispositivos legais brasileiros Barbosa, Marily Oliveira
|
| |
| · DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática Neves, Frank Presley de Lima; Peixoto, Jurema Lindote Botelho
|
| |
| · CURRÍCULO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA -uma prática de exclusão? Marin, Márcia; Braun, Patrícia
|
| |
| · A PESQUISA SOBRE MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras Mafra, José Ricardo e Souza
|
| |
| · ESCOLARIZAÇÃO ABERTA COM MAPAS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM REDE: apoiando a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem Okada, Alexandra; Rosa, Luziana Quadros da; Souza, Márcio Vieira de
|
| |
| · ESCOLARIZAÇÃO ABERTA COM MAPAS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM REDE: apoiando a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem Okada, Alexandra; Rosa, Luziana Quadros da; Souza, Márcio Vieira de
|
| |
| · PRÁTICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma revisão sistemática na literatura Spanhol, Fernando José; Martín-Cuadrado, Ana María; Pereira, Natana Lopes
|
| |
| · CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICAEINCLUSÃO SOCIAL: Um estudo dos apoios fornecidos pelas redes pessoais de estudantes do Bachillerato Popular Furilofche, Argentina. Paredes, Alejandro; Aguirre, Jimena; Benito, Patricia V.; Vitaliti, José María
|
| |
| · EDUCAÇÃO E FAKE NEWS: construindo convergências Santos, Priscila Costa; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
|
| |
| · ADOLESCÊNCIA EM MEMES: análise das representações de alunos do ensino fundamental Bautista, Judith Bustamante; Ciannella, Diana; Struchiner, Miriam
|
| |
| · ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DIGITAL MOOC RRI Santos, Katia Ethiénne Esteves dos; Torres, Patrícia Lupion; Chery, Pierre Narcisse
|
| |
| · INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS COMUNIDADES DA ZONA RURAL, NO CONTEXTO DO PROJETO TECSOL – CDCR – BA Ribeiro, Silvar Ferreira; Pinto, Sonia Maria da Conceição
|
| |
Artigos |
| |
| · A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEGAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADO: um estudo de caso da CEFFA Manoel Monteiro Ferreira, Matheus Casimiro Soares; Borges Júnior, Meubles
|
| |
| · O PARFOR NA AMAZÔNIA PARAENSE: reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício Rodrigues, Evaldo Ferreira; Abreu, Waldir Ferreira de
|
| |
| · AGORA É HORA DE...: PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E REGULAÇÃO DOS TEMPOS, ROTINAS E CORPOS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Siqueira, Romilson Martins; Borges, Luana Ferreira
|
| |
| · BIOLOGIA NO PNLD 2018: o que temos de Caatinga? Nepomuceno, Izaíra Vasconcelos; Terra, Bianca de Freitas
|
| |
| · OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS: o caso dos refugiados sírios nas escolas brasileiras Silva, Vinícius Alves da; Cardozo, Poliana Fabíula
|
| |
| · INOVAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR: uma análise a partir de um caso intitulado Seminário de Diversidade “Quebrando o Tabu” Silva, José Bittencourt da; Oliveira, Raimundo Nonato Leite de
|
| |
| · “HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE”: currículo e formação de professores quilombolas Oliveira, Iris Verena
|
| |
| · DIÁLOGOS E MEMÓRIAS DE LUIZ GAMA E INTELECTUAIS NEGROS EM AÇÕES POLÍTICAS E CURRÍCULOS ESCOLARES NA CONTEMPORANEIDADE Souza, Jeferson Mundim de
|
| |
| · APRESENTANDO O ARTESANATO COMO TEMA SOCIAL PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR UMA PERSPECTIVA FREIREANA Silva, Jaime Rodrigues da; Melo, Marlene Rios; Arguelho, Maria de Lara Palmeira de Macedo
|
| |
| · AS CONTRIBUIÇÕES DAS SIMULAÇÕES FORCES AND MOTION: basics (html5) e projectile motion (html5), da plataforma phet, para o ensino da mecânica Newtoniana Cavalcante, Artur Araújo; Sales, Gilvandenys Leite
|
| |
| · OPINIÕES DE MÃES E PROFISSIONAIS SOBRE A SEXUALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Gonçalves, Josiane Peres; Barbosa, Maria Madalena Freitas
|
| |
| · IDENTIDADE DOCENTE: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa Correa, Maria Francisca Ribeiro; Abreu, Waldir Ferreira de; Oliveira, Damião Bezerra
|
| |
| · JOGO E EDUCAÇÃO: refleções a sobre história da recreação no Uruguai Píriz, Rodrigo; Caldeiro, Martín
|
| |
| · A PROFISSÃO DOCENTE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES INICIANTES DE ENSINO MÉDIO Machado, Laêda Bezerra; Silva, Mayara Corrêa da
|
| |
| · A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE OFICINEIROS EM ESCOLAS COM JORNADA AMPLIADA Rinaldi, Renata Portela; Rinaldi, José Gilberto Spasiani
|
| |
| · O BOM PROFESSOR ENFERMEIRO: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente Rampellotti, Luís Fernando; Pasqualli, Roberta
|
| |
| · A FORMAÇÃO ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE: significados, trajetórias e modelos Fontenele Macedo, Sheyla Maria; Viana Caetano, Ana Paula
|
| |
| · LICENCIATURA: escolha ou falta de opção Lima Toledo, Evelyn Jeniffer de; Coutinho, Henrique do Nascimento
|
| |
| · O ENSINO MÉDIO E O ENSINO DA LITERATURA – ANTES DA BNCC Carmo Figueira, Lauro Roberto do; Feleol Silva, Cássia Beatriz; Xavier de Aguiar, Carlos Herique
|
| |
| · A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FACEBOOK E EDUCAÇÃO NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: relatos de experiências docentes Santos, Willian Lima; Souza Ferrete, Anne Alilma Silva; Santos Alves, Manoel Messias
|
| |
| · ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: concepções e perspectivas Lucon, Juliana Stephan; Tonatto Zibetti, Marli Lúcia
|
| |
| · SENTIDOS ATRIBUÍDOS À FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO POR ESTUDANTES Amorim Junior, Jorge Washington de; Urnau, Lílian Caroline
|
| |
| · A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NOS TEXTOS E LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Santos, Marilza de Oliveira; Pereira Maciel, Francisca Izabel
|
| |
| · JOVENS DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR Matos Nascimento, Mirian Bezerra de; Marques, Tatyanne Gomes; Trindade, Domingos Rodrigues da
|
| |
| · HISTEDBR E GEPHE: uma década de história da educação da Amazônia Lima Costa, Jesus de Nazaré de; do Rosário, Maria José Aviz
|
| |
| · CONTEXTOS DA PRECARIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Castro Neta, Abília Ana de; Moura, Juliana da Silva; Costa Cardoso, Berta Leni; Nunes, Claudio Pinto
|
| |
| · FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O que se publica no Norte e Nordeste? Fiuza Fialho, Lia Machado; Andrade de Sousa, Francisca Genifer; Costa Freire, Vitória Chérida
|
| |
| · OS ESTUDOS DE GÊNERO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NN: uma revisão sistematizada Dias, Alfrancio Ferreira; da Silva, Ivanderson Pereira; Souza Rios, Pedro Paulo
|
| |
| · O PROTAGONISMO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL de Lima, Simone Estigarribia; Silva Scaff, Elisangela Alves da
|
| |
| · A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA: reflexão-ação-transformação por meio de grupo de diálogo coletivo Nichio, Elaine Rodrigues; Pacífico, Juracy Machado
|
| |
| · DEMARCAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL Silva, Adão Rogério Xavier; Carvalho, Mark Clark Assen de
|
| |
| · CURRÍCULO OCULTO E A ARTE DENTRO DE UM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: estudo de caso a partir do programa Ciência e Arte nas Férias (CAF) Mendes Caballero, Alan Isaac; Oliveira, Amanda Leal; Sousa Costa, Gabrielle Audrey de; Queiroz Assis, Ana Elisa Spaolonzi
|
| |
| · POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: análise das ações SME/GEJA-RJ, face ao PNE (2014-2018) Souza, Carla da Mota; Bastos, Jésus de Alvarenga; Almeida, Maria de Lourdes Pinto de
|
| |
| · A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: o estado da arte Ribeiro, Drielle Lucia Gomes da Silva; Castro, Regina Celi Alvarenga de Moura
|
| |
| · EDUCAÇÃO RURAL: ações pedagógicas e infâncias Barros, Josemir Almeida; Campos Ferreira, Nilce Vieira
|
| |
| · Perspectivas teóricas sobre as desigualdades sociais: contribuições para a análise de políticas compensatórias e socioeducativas na Argentina Carriquiriborde, Nicolás
|
| |
| · EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO CATEGORIA TEMÁTICA EM REVISTAS (2015-2020) Santos, Arlete Ramos dos; Soares, Jamile de Souza; Souza, Edmacy Quirina de
|
| |
| · COMO NOS TORNAMOS MULHERES? A escola como lugar de produção da diferença Santos, Aldenise Cordeiro; Feldens, Dinamara Garcia
|
| |
| · GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma Evangelista, Anderson Pereira; Gonçalves, Rafael Marques
|
| |
| · PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Santos Portela, Márcia da Silva; Oliveira, Carloney Alves de
|
| |
| · UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE AS MODELAGENS MATEMÁTICA E CIENTÍFICA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO Halberstadt, Fabrício Fernando; Santarosa, Maria Cecília Pereira; Garcia, Isabel Krey
|
| |
| · REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL Silva, Jéssica Francine Ferreira da; Souza, Ana Paula Gestoso de; Braga, Andréia Barboza
|
| |
| · OS IDEAIS PEDAGÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DO PROUCA: uma reflexão crítica Silva, Josemar Farias da; Baçal de Oliveira, Selma Suely
|
| |
| · Empreendedorismo social para o desenvolvimento comunitário no México: o caso do Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (CEDECOSU) do CREFAL em Pátzcuaro, Michoacán. Ibarra, Miguel Rodrigo González
|
| |
| · Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem Santos, Sônia Beatriz dos; Silva, Joselina da
|
| |
| · “Cabelo é como pensamento”: entrelaçando combates antirracistas pelos fios de cabelo Silva Junior, Paulo Melgaço da; Almeida, Ricardo Pinheiro de
|
| |
| · Educação das relações étnico-raciais: um estudo de caso sobre os impactos da Lei nº 10.639/03 no cotidiano escolar Silva, Nanicleison José da; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de
|
| |
| · Pedagogias africanas: da existência pós-abissal em tempos de utopias e [re]existência Santana, José Diêgo Leite; Lage, Allene Carvalho
|
| |
| · Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura Freitas, Nivaldo Alexandre de; Pinho, Camila Maria Santos de; Cantão, Jessica Silva
|
| |
| · Política de assimilação: Peça fundamental para a propagação do colonialismo, racismo e categorização de raça em Angola, a partir da análise da narrativa de Primo Narciso, de António Antunes Fonseca Cossi, Itamar
|
| |
| · Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama Santos, Sales Augusto dos; Faria, Luis Gustavo de Paiva
|
| |
| · Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento Machado, Adilbênia Freire; Petit, Sandra Haydée
|
| |
| · O Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – GEABI e a formação de professores no estado do Pará Freitas, Léia Gonçalves de; Pinho, Vilma Aparecida de
|
| |
| · Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva Lima, Reinaldo Feio; Silva, Neomar Lacerda da; Souza, Ilvanete dos Santos de
|
| |
| · Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização Mesquita, Amélia Maria Araújo; Rodrigues, José Rafael Barbosa; Castro, Kelly Paixão de
|
| |
| · O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira Cardoso, Lucélia Valda de Matos; Sales, Elielson Ribeiro
|
| |
| · O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
|
| |
| · Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial Denardi, Vanessa Goes; Conceição, Letícia Carneiro da; Limeira, Carolline Septimio
|
| |
| · Alienígenas em escolas de fronteira gêmea: práticas curriculares em questão Ourique, Maiane Liana Hatschbach; Silva, Renan Cardozo Gomes da
|
| |
| · Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo Perales, Heloisa Lima; Azevedo, Crislane Barbosa de
|
| |
| · Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental Diesel, Aline; Martins, Silvana Neumann; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
|
| |
| · Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos Vieira, André Ricardo Lucas
|
| |
| · Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais? Diniz, Camila Castro; Moraes, Lélia Cristina Silveira de
|
| |
| · Desenho universal para a aprendizagem na promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática de Souza Prais, Jacqueline Lidiane; Stein, Jorama de Quadros; Vitaliano, Célia Regina
|
| |
| · Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira Guindani, Yáscara Michele Neves Koga; Guindani, Evandro Ricardo
|
| |
| · Formação, profissionalização e identidade docente do supervisor de estágio do curso de Fisioterapia Costa, Dalianne Lobo da; França, Rosângela de Fátima Cavalcante; Bueno, José Lucas Pedreira
|
| |
| · Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva Uzêda, Sheila de Quadros; Barbosa, Regiane da Silva
|
| |
| · Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências Freitas, Renan Ferreira de; Oliveira, Endell Menezes de; Freitas, Nadia Magalhães da Silva
|
| |
| · O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual Figueiredo, Fabiane Fischer
|
| |
| · A oferta de ensino superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA em Santarém-PA/Brasil Figueiredo, Nilzilene Gomes de
|
| |
| · ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Oliveira Nóbrega, Maria Rozeleide de; Sudério, Fabrício Bonfim
|
| |
| · O CICLO POLÍTICO COMO ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROGRAMAS DE TERMINALIDADE EDUCACIONAL NA ARGENTINA: recepção e atuação do Plano FinEs Correa, Mariana
|
| |
| · “EU ESTUDO PORQUE É UMA COISA QUE ME DÁ PRAZER, SATISFAÇÃO, GOSTO”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO Cardoso, Bruna da Silva; Nakashima, Rosária Helena Ruiz
|
| |
| · MANIFESTAÇÕES INTERPRETATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) Santos, Éverton da Paz; Melo, Marlene Rios
|
| |
| · CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial Silva, Fabrício Oliveira da; Alves, Ingrid da Silva
|
| |
| · O ALINHAMENTO DO PENSAMENTO FREIREANO COM O SER HUMANO: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia Silva, José Pedro Guimarães da; Serpa e Sales, Maria Julieta Fai; Cavalcante, Maria Marina Dias
|
| |
| · A PRÁTICA EM CRÍTICA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA Peixoto, Elza Margarida de Mendonça; Barreto, Nayara Bessa
|
| |
| · INTERPELAÇÕES AO CURRÍCULO INTERCULTURAL - LEI 11.645/2008: o pajé na sala de aula Neves, Josélia Gomes
|
| |
| · INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO BÁSICO PARA ALFABETIZAÇÃO (IAR): aplicabilidade para crianças com transtorno do espectro autista Lima, Najra Danny Pereira; Hora, Cássia Leal da
|
| |
| · MÚLTIPLOS E DIVISORES: uma experiência com o uso do jogo de trilhas Caldas, Fernando da Silva; Graça, Vagner Viana da; Marques, Valéria Risuenho
|
| |
| · BIOLOGIA CELULAR, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CURRÍCULO DECOLONIAL: experiências didáticas inovadoras na formação inicial no curso de ciências biológicas da Silva (Baruty), José Antônio Novaes
|
| |
| · EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais Barros, Rogério Feitosa; França, Rosângela de Fátima Cavalcante; Faria, Wendell Fiori de
|
| |
| · O PAPEL PEDAGÓGICO DO COORDENADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CENTRADA NA ESCOLA Bruns, Juliana Pedroso; Busnardo Buemo, Eliani Aparecida; Rausch, Rita Buzzi
|
| |
| · MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático de Ramos, Raylen Pereira; Bagio, Viviane Aparecida
|
| |
| · O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA DA EJA: desafios da ação docente Macário, Rosely de Oliveira; Gomes Senna, Luiz Antônio
|
| |
| · HISTÓRIA E MEMÓRIA: a doutrina de segurança nacional e a cultura escolar da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985) Lima, Aline Cristina da Silva; Medeiros Neta, Olívia Morais de
|
| |
| · MILITARIZAÇÃO E ESCOLA SEM PARTIDO: repercussões no projeto político-pedagógico das escolas Silva, Edileuza Fernandes; Veiga, Ilma Passos Alencastro; Fernandes, Rosana César de Arruda
|
| |
| · A ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA Farias, Elioenai Santos de Santana; Vieira, Emilia Peixoto
|
| |
| · ESCRITAS DOS PROFESSORES-CURSISTAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação Silva, Ângela Aparecida de Souto
|
| |
| · O BIOMA PAMPA NOS ANOS INICIAIS: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD Pinto, Luiza Frigo; Baccin, Bruna Ambros; Pessano, Edward Frederico Castro
|
| |
| · O USO DO DESIGN THINKING FOR EDUCATORS NA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA IDOSOS NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE Koerich, Guilherme Henrique; Oliveira, Geovana Samuel; Varnier, Thiago
|
| |
| · O USO DE INFOGRÁFICOS DE GENÉTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO Fernandes, Larissa; Ziroldo, Bruno Duarte
|
| |
| · APARATO EDUCACIONAL PROMOVIDO PELO ESTADO EM PROL DA EMPREGABILIDADE Souza Tano, Cleide Francisca de; Santos, Adriana Cristina Omena dos; Lucena, Carlos; Lucena, Carlos; França, Robson Luiz de
|
| |
Resenha |
| |
| · FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS: resenha do livro “professional capital: transforming teaching in every school Rufino, Luiz Gustavo Bonatto; Souza Neto, Samuel de
|
| |
| · POR QUE SE APRENDE TÃO POUCO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? Souza, Rita de Cássia de
|
| |
| · A NEÓFITA GRIOT CONTADORA DE HISTÓRIAS CALU Freitas, Régia Mabel da Silva
|
| |
| · DESVELANDO A INDÚSTRIA GLOBAL DA EDUCAÇÃO Bryan, Newton Antonio Paciulli
|
| |
| · Inclusão e subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas Soares, Caroline dos Reis; Enzweiler, Deise Andreia
|
| |